TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Teoria da comunicação

Por:   •  19/5/2020  •  Resenha  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Aluno: Mateus Soares Pereira

Disciplina: Teoria da comunicação

   Ao abordar o tema empírico-experimental, o autor do texto deixa claro, que a abordagem dessa teoria conduz ao abandono da teoria hipodérmica. A teoria dos meios de comunicações experimentais são basicamente processos de estímulo e resposta. As mensagens possuem características especificas de acordo com cada grupo de público que receberá a mensagem passada.

   Essa teoria foi dividida em duas coordenadas, a primeira que representava os estudos sobre as características do destinatário, e a segunda que era representada por organizações das mensagens com finalidades persuasivas.

   O tema empírico-experimental era responsável pelo estudo principalmente em situações de campanha.

   Ela era dividia em dois tópicos gerais, esses são os fatores relativos a audiência, que explica como o interesse em obter informação, exposição seletiva, percepção seletiva e memorização seletiva influenciam na eficiência da mensagem passada. E os fatores ligados a mensagem, que explica como a credibilidade do comunicador, a ordem da argumentação, a integralidade das argumentações e a explicitação das conclusões também exercem uma grande influência no objetivo final da mensagem.

   Já a Teoria funcionalista uma teoria mais complexa do que as apresentadas anteriormente, já não trata mais dos efeitos, e sim das funções e disfunções exercidas na sociedade pelas comunicações de massa. Ela representa um momento de transição entre as teorias que visavam estudar os efeitos a curto prazo, e as hipóteses que viriam em seguidas que visavam estudar os efeitos a longo prazo.

   A lógica dessa teoria é constituída pela busca da solução de quatro problemas sociais que todo sistema deve enfrentar, este são, A manutenção do modelo e o controle das tensões, a adaptação ao ambiente, a perseguição do objetivo e a integração.

   As funções ou disfunções podem ser manifestas ou latentes, ou seja, podem ser desejadas e reconhecidas, ou podem não ser.

   Um dos objetivos dessa teoria, era que a sociedade fosse vista como um sistema complexo, que tendesse para a manutenção do equilíbrio geral, que busca resolver os problemas citados acima.

   As funções se relacionam com quatro tipos de fenômenos comunicativos diferentes, estes são: A existência do sistema global de comunicação de massa na sociedade, os tipos de modelos diferentes de comunicação ligadas a cada meio de comunicação particular, a ordem institucional e organizativa que os mass media operam e as consequências da principal atividade de comunicação se desenvolver através da comunicação de massa. E dentro desses tópicos se desenvolvem várias funções e disfunções, tais como possibilidade de alertar os cidadãos perante algum perigo, o reforço das normas sociais e etc.

   Já as disfunções do mass media se resumem a problemas que podem causar as comunicações em massa. Pelo fluxo informativo que circula livremente, essas comunicações podem afetar a estrutura fundamental da própria sociedade. Quando atinge o indivíduo, a divulgação de notícias alarmantes, pode gerar desespero, em vez de deixar o indivíduo mais atento. Mas a mais impactante disfunção, é pelo excesso de informações, o indivíduo começar a ignorar os meios de comunicação e se fechar num mundo particular, em que não dá tanta importância as comunicações de massa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com