TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Teoria da comunicação

Por:   •  19/5/2020  •  Resenha  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Aluno: Mateus Soares Pereira

Disciplina: Teoria da comunicação

   Ao abordar o tema empírico-experimental, o autor do texto deixa claro, que a abordagem dessa teoria conduz ao abandono da teoria hipodérmica. A teoria dos meios de comunicações experimentais são basicamente processos de estímulo e resposta. As mensagens possuem características especificas de acordo com cada grupo de público que receberá a mensagem passada.

   Essa teoria foi dividida em duas coordenadas, a primeira que representava os estudos sobre as características do destinatário, e a segunda que era representada por organizações das mensagens com finalidades persuasivas.

   O tema empírico-experimental era responsável pelo estudo principalmente em situações de campanha.

   Ela era dividia em dois tópicos gerais, esses são os fatores relativos a audiência, que explica como o interesse em obter informação, exposição seletiva, percepção seletiva e memorização seletiva influenciam na eficiência da mensagem passada. E os fatores ligados a mensagem, que explica como a credibilidade do comunicador, a ordem da argumentação, a integralidade das argumentações e a explicitação das conclusões também exercem uma grande influência no objetivo final da mensagem.

   Já a Teoria funcionalista uma teoria mais complexa do que as apresentadas anteriormente, já não trata mais dos efeitos, e sim das funções e disfunções exercidas na sociedade pelas comunicações de massa. Ela representa um momento de transição entre as teorias que visavam estudar os efeitos a curto prazo, e as hipóteses que viriam em seguidas que visavam estudar os efeitos a longo prazo.

   A lógica dessa teoria é constituída pela busca da solução de quatro problemas sociais que todo sistema deve enfrentar, este são, A manutenção do modelo e o controle das tensões, a adaptação ao ambiente, a perseguição do objetivo e a integração.

   As funções ou disfunções podem ser manifestas ou latentes, ou seja, podem ser desejadas e reconhecidas, ou podem não ser.

   Um dos objetivos dessa teoria, era que a sociedade fosse vista como um sistema complexo, que tendesse para a manutenção do equilíbrio geral, que busca resolver os problemas citados acima.

   As funções se relacionam com quatro tipos de fenômenos comunicativos diferentes, estes são: A existência do sistema global de comunicação de massa na sociedade, os tipos de modelos diferentes de comunicação ligadas a cada meio de comunicação particular, a ordem institucional e organizativa que os mass media operam e as consequências da principal atividade de comunicação se desenvolver através da comunicação de massa. E dentro desses tópicos se desenvolvem várias funções e disfunções, tais como possibilidade de alertar os cidadãos perante algum perigo, o reforço das normas sociais e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com