TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertativa Empreendedorismo

Artigos Científicos: Dissertativa Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

1. Como podemos notar no case apresentado “Sabedoria Mineira” cresce o número de instituições de ensino direcionando os seus investimentos em inovação. Além deste aspecto, notamos alguns pontos que julgamos importantes quando pensamos em termos de empreendedorismo, pois, em vários casos mencionados no material de aula, percebe-se a íntima relação entre espírito empreendedor e inovação. Pensamos, ao menos nesta questão, exclusivamente em termos de empreendedorismo, destacamos algumas características que um empreendedor deve ter, ou como mencionamos, o perfil do empreendedor no qual apresentamos: visionário, decisor competente, determinado e dinâmico, dedicado, otimista e entusiasta, independente, líder e formador de equipes, bem relacionado, organizado, curioso, criativo, arrojado, persistente, exigente, autoconfiante, influenciador, bom ouvinte e informado. Com base no texto, responda:

 

a) O que é empreendedorismo? Use exemplos do texto para justificar a sua resposta.

b) Explique a importância destas habilidade, e cite, explique e justifique três características, das apresentadas na pergunta, que podemos notar no texto que contemple o perfil de um empreendedor.

O empreendedorismo é significa empreender, resolver uma situação complicada, termo usado no âmbito empresarial e na maioria das vezes está ligado com a criação de empresas ou de produtos novos, no texto “Sabedoria mineira” a UFMG, visualizou por iniciativa de alguns cientistas empreendedores, moldar a criatividade e a capacidade de inovação, com isso se tornou um centro referência em empreendedorismo e de excelência em pesquisas, buscando forças em empresas fortes no mercado com contratos como a Petrobras, Boeing e Embraer.

O artigo “Sabedoria Mineira”, identifica claramente um exemplo de determinação, persistência e crença no potencial dos negócios desenvolvidos por Rochel Lago, ele percebeu que a criatividade junto com facilidade para gerar uma grande quantidade de ideias originais respondia aos problemas e a encontrar as necessidade do mercado criando soluções e projetos inovadores, então precisa estudar para planejar e aprender sobre gestão de negócios, análises de risco do mercado, criar uma estratégia para valorizar suas inovações, apresentando projetos e produtos ao mercado de forma rápida e consistente, despertando interesse em investidores conseguindo recursos financeiros e materiais. Como consequência cresceu e desenvolveu uma empresa com estratégia de inovação, através do grande número de patentes registradas e com o desenvolvimento de trabalho e pesquisa sobressaiu na área tecnológica.

Acredito que um exemplo seria manter o nível de competitividade entre os alunos e as universidades do país e do mundo com as inovações tecnológicas evidenciado pela constante referência ao ranking das maiores e melhores no setor no Brasil, sendo que UFMG está em segundo lugar no pais apenas atrás da USP. Ou seja, a UFMG está consagrada no que se diz na inovação entre os principais institutos do país, tendo uma intervenção fortemente da globalização nesse caso, devido a criação do projeto de intercâmbio internacionalizando professores e alunos, e com a visão da reitoria em se destacar entre as 100 melhores do mundo em um período de 20 anos, mantendo convênio com empresas internacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com