TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuidor de Água Mineral Fonte da Vida

Projeto de pesquisa: Distribuidor de Água Mineral Fonte da Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.565 Palavras (15 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

A concorrência é um dos maiores desafios de toda empresa, se as empresas hoje em dia não se diferenciarem, ficaram para trás podendo fracassar no mercado atual e perderão grandes oportunidades de crescimento. Então para que a empresa possa se manter no mercado é necessário investir em inovações para se diferenciar da concorrência. Sendo assim o marketing se torna uma ferramenta de grande Importância nas empresas, pois sem inovações a empresa acaba limitando seu fluxo de clientes. A partir da conclusão do trabalho foi possível avaliar que para que a Fonte de Vida possa ter maior reconhecimento no mercado, aumentar sua competitividade e atrair novos clientes, é necessário de que a empresa comece a trabalhar em cima do plano de marketing, e consequentemente alcançará melhores resultados.

Apresentação do Case

Distribuidora de Água Mineral Fonte de Vida

Empresa localizada na Rua Dois Córregos no bairro da Mooca na região leste de São Paulo com mais de 2 anos de atividade, atuando no mercado de água mineral com exclusividade da marca Serra Negra.

A água está onipresente no dia-a-dia de quase 7 bilhões de pessoas que habitam o planeta. Houve-se uma transformação radical nas últimas três décadas quando a sociedade considerava a ideia de pagar mais pela água que sai da torneira inconcebível.

Com a evolução da sociedade foram surgindo demandas diferenciadas com relação ao uso da água. Através da ampliação da base econômica e o desenvolvimento, observou-se a oportunidade de criar valor de mercado para o recurso mineral.

Nos últimos anos houve crescimento significativo do mercado de águas minerais, sendo que a indústria se apresenta em expansão no mundo.

Atualmente no ranking do mercado de bebidas não alcoólicas, a água mineral engarrafada está em segundo lugar em vendas. Essa transformação se confirma através do penúltimo estudo realizado neste campo, o qual mostra o reinado absoluto da água mineral engarrafada sobre qualquer bebida não alcoólica para 10 ou 15 anos.

O mercado de água mineral no Brasil tem se mostrado promissor segundo a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais, consolidado como um dos setores econômicos que mais crescem no país.

Missão

Podemos dizer que a Missão representa a expressão da razão da existência da empresa. A Missão define-se também como a identidade que deve ser bem entendida e divulgada para todos os envolvidos na operação.

Segundo Kotler, “Uma missão bem difundida desenvolve funcionários em senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.”

Oliveira define a Missão como a direção do futuro da empresa. “A Missão é razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”.

Com base nos estudos foi estabelecida a seguinte missão para empresa Fonte de Vida:

“Oferecer produto de qualidade com conforto, segurança e rapidez no atendimento, garantindo assim a satisfação, fidelização de seus clientes, além de contribuir para a saúde e bem estar de todos”.

Visão

Tem como definição expor as ambições da empresa para onde se quer chegar. A Visão também motiva e envolve todos os colabores com o comprometimento com o futuro e sucesso. A Visão deve ser compartilhada com todos na intenção de manter o foco e direção, pois está diretamentamente relacionada com as metas e objetivos da empresa. A meta precisa ser real e estar dentro da realidade da empresa ou mais próximo possível.

A Visão estabelecida para e Fonte de Vida é a seguinte:

“Ser reconhecido como referência na distribuição de água mineral da região pela excelência dos nossos produtos e atendimento qualificado”.

Valores

Estabelecer os valores de empresa pode ser muito fácil, basta reunir palavras de impacto e agrega-la numa frase envolvente. Cumprir tudo o que está escrito é o grande desafio das organizações. Se todas cumprirem a risca o que se estabelece como valores, teríamos empresas perfeitas.

“Agregar mais valor econômico ao produto sempre respeitando a integridade de todos os públicos envolvidos e focados nos resultados, oferecendo segurança e excelência no atendimento para ter a preferência do cliente”.

GLOBALIZAÇÃO DOS MERCADOS

• Os seus clientes são globais e precisam de soluções e serviços globais para atender suas necessidades? Não, e não há necessidades globais para atendimento. O produto em questão tem como matéria prima natural a riqueza das fontes minerais nacional.

• Os produtos ou serviços que você provê são os mesmos ou bastantes similares em qualquer lugar do mundo? Sim, pois a água é um recurso natural indispensável à vida e consumida por todo o planeta.

• Você está empregando tecnologia de última geração nos seus negócios? Não, trata-se de uma micro empresa constituída e gerida com baixo capital.

• O mercado está se consolidando em torno de poucos “players” poderosos e globais? Sim, os poderosos players como Coca Cola, Danone, Nestlé com base no crescimento constante do setor de água mineral hoje já abocanha uma boa fatia do mercado.

• Onde estão localizados os centros de P&D do ramo de negócios onde você atua? No bairro da Mooca.

• Onde estão suas melhores fontes de materiais, informações e pessoas? Podemos dizer que este setor tem a vantagem de lidar com um produto de consumo essencial.

• O seu ramo de negócios é intensivo em capital ou em conhecimento? Sim. Há necessidade de capital porque o setor está em crescimento constante; o conhecimento deve ser acompanhado e atualizado sobre as maneiras e métodos de pesquisas e qualificação da água mineral.

NOVAS EXPECTATIVAS DA SOCIEDADE

• A empresa realiza negócios em países controlados por ditadores ou em países em desenvolvimento que pagam baixos salários? Não. Atua somente no mercado interno.

• O código de ética da empresa é difundido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com