TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ÁGUA, FONTE DE ENERGIA, VIDA E SAÚDE

Por:   •  8/4/2017  •  Artigo  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA ESTADUAL DOUTOR JOSÉ MENDONÇA

PROJETO

ÁGUA,

FONTE DE ENERGIA,

 VIDA E SAÚDE.

PROJETO

ÁGUA, FONTE DE ENERGIA, VIDA E SAÚDE.

PLANEJAMENTO DA AÇÃO

Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação a cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos , sua importância para a vida e para a história dos povos.

O trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui deverá apresentar para os alunos uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação a falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam  ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente e assumir de forma  independente e autônoma  atitudes e valores voltados a sua proteção e conservação.

METAS

Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais  dos problemas que o Brasil vem enfrentando  com a poluição e a falta de água ,onde possam:

Perceber as  interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza,a partir de sua realidade social;

Reconhecer q a qualidade de vida esta ligada as condições de higiene e saneamento básico, a qualidade do ar e do espaço;

Adotar, por meio de atitude cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura critica;

Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.

O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com os seus interesses e de seus alunos, com conceitos, procedimentos e atitudes.

RESULTADOS E AVALIAÇÃO

Através das experiências já vividas pelos alunos e nosso meio familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, prontos e preparados para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso é necessário que mais do que informações e conceitos serão mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia a dia, no meio social.

DESENVOLVIMENTO DO PLANO

  • Conversar com os alunos sobre a importância da água para nosso organismo e meio ambiente em que vivemos. (alimentação, pirâmide alimentar, higiene pessoal, )
  • Pesquisa em sala de aula sobre o tema (ou sala de informática), de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa e análise dos mesmos (conta de água).
  • Cada aluno ou turma poderá confeccionar  folhetos com informações e orientações, além de figuras sobra a água.
  • Montagem de um painel para exposição de todo material produzido pelos alunos e expor na escola.
  • Ensaio e coreografia de uma música sobre a água.
  • Trabalhar, a música Terra planeta água, de Guilherme Arantes, explorar o conteúdo da música.
  • Vídeos (materiais de pesquisa na internet) sobre como funciona a estação de tratamento de água.
  • Rios, poluição, realidade da nossa cidade e Rio que abastece a cidade.
  • Trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações.
  • Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios, fotos, textos, de cada atividade realizada,  discussões do grupo, atitudes diante o desenvolvimento do projeto e envolvimento satisfatório dos alunos e professores quanto ao Projeto da Água. Trabalhando assim de forma clara e com metas direcionadas visando objetivos positivos quanto a sustentabilidade do planeta.

  • Orientar a comunidade com a ajuda dos alunos sobre a importância da preservação da água, através de panfletos explicativos.
  • Espera se que ao término do projeto os alunos estejam conscientes da importância da água no nosso planeta na nossa vida, no nosso dia a dia. Utilizando o aprendizado no seu meio social, familiar, escolar, pois o elemento fundamental para sobrevivermos é a água, segundo Guilherme Arantes,

“Águas que banham aldeias

E matam a sede da população...”

Terra planeta água

Terra planeta água

Terra planeta água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com