TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão Do Trabalho

Artigo: Divisão Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2014  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 3

7.4.1 DIVISÃO DE TRABALHO:

FOI FORMALIZADO PELO ECONOMISTA ADAM SMITH EM 1746.

Já começa a acontecer quando a operação já é grande o bastante que necessite o emprego de mais de uma pessoa, com somente uma pessoa não existe divisão de trabalho. A ideia é dividir o total de tarefas em pequenas partes, cada uma das quais desempenha uma função. Ex: a linha de montagem é considerada um pico da divisão do trabalho.

VANTAGENS DA DIVISÃO DO TRABALHO:

 Proporciona o aprendizado rápido: a ideia é que se a pessoa só tem que aprender uma função, mais rápido ela vai aprender;

 A automação torna-se mais fácil: é substituir o trabalho humano nas pequenas tarefas pela tecnologia

 Trabalho não produtivo reduzido: este é provavelmente o mais importante beneficio da divisão do trabalho. Em tarefas grandes e complexas pode ser que cerca da metade do tempo de uma pessoa seja gasto com tarefas como alcançar, posicionar, encontrar, buscar uma peça, que são chamados os elementos não produtivos (o tempo que se perde para essas atividades no processo produtivo ao invés de realmente estar fazendo o produto e tais melhoramentos na eficiência do trabalho são ou podem ser muito significativos nos custos da produção).

DESVANTAGENS DA DIVISÃO DO TRABALHO:

 MONOTONIA: quanto menor a tarefa, mais frequentemente os operadores precisarão repetir a tarefa.

 DANO FÍSICO: a repetição continuada de movimentos, além de monótono, em casos extremos leva a danos físicos, resulta em dores e em redução na capacidade física, podendo ocasionar lesões para o resta da vida que é chamada de lesão por esforço repetitivo (LER)

 BAIXA FLEXIBILIDADE: a divisão de uma tarefa em muitas pequenas partes dá uma rigidez que é difícil de alterar no ambiente de trabalho.

 BAIXA ROBUSTEZ: trabalhos altamente dividos implicam diversos materiais, pessoas e informações tecnológicas. Se ocorrer falha devido a algum equipamento defeituoso ou, problema nas comunicações, o todo da produção é afetado, a linha toda ficara parada até o problema ser solucionado.

ADMINSTRAÇÃO CIENTIFICA:

Foi desenvolvida pelo engenheiro mecânico FREDERICK WINSLOW TAYLOR, nascido da Filadélfia em 1856, que em 1911 publicou o livro: “Princípios da Administração Científica” (esse projeto é conhecido como TAYLORISMO). Nesse trabalho identificou a doutrina básica da administração cientifica.

• Taylor trazia a ideia de satisfação do funcionário, aliada ao aumento da produtividade, com menos esforço físico, afirmava que o trabalhador deixaria de fazer movimentos desnecessários e passaria a fazer movimentos mais eficientes.

7.4.3 CRITICAS A ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

Mas logo no inicio houve criticas nessa forma de abordagem da administração cientifica descrita como:

• O operário é tratado apenas como uma engrenagem do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com