TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário Hitler - Uma Carreira

Por:   •  13/5/2019  •  Resenha  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  2.903 Visualizações

Página 1 de 5

Hitler - Uma carreira

Esse documentário mostra a evolução da imagem pública de Adolf Hitler e o seu talento de manipular e vender sua imagem.

O documentário apresenta a caminhada percorrida por Adolf Hitler e suas estratégias de publicidade para alcançar os seus objetivos, um talento desigual de vender sua imagem e manipular a população a favor de seus ideias.

Hitler era um homem frio e muito calculista, em tempo real aproveitava as oportunidades para chamar a atenção do povo para si a qualquer custo. Por várias vezes fracassou, mas manteve o gosto pelo risco. A população estava derrotada e aceitavam qualquer homem que os prometia o que eles mais precisavam: Lei e Ordem. Adolf Hitler surgiu em meio a milhões de homens como alguém capaz de oferecer tudo isso, a sua energia e determinação tornava os discursos convincentes. Ele prometia o que a população buscava, se erguer em meio ao trabalho árduo e conquistar novamente a dignidade. Em seu discursos ele dizia: “Alemanha não foi lhes dada, ela foi criada”. A população então enxergava Hitler como um salvador.

Visto que suas ações não estavam dando certo, principalmente por conta do golpe que foi um fracasso, ele passou a evitar violência aberta e passou a ser um bom moço, melhorando o seu papel e comportamento. A vida das pessoas nada eram para ele, mas em público mostrava-se preocupado pelas dificuldades do povo e isso fez com que as classes começassem a depositar nele sua esperança.

“Hitler pela Alemanha”, este era o seu slogan. Preparado para desenvolver um papel que planejava por muito tempo, não queria a imagem de político, mas sim, ser um messias para a Alemanha e que tudo seria diferente.

Aos poucos, as pessoas ficavam curiosas para ver quem era o líder do grupo que atraia cada vez mais pessoas e iam até seus discursos. Os Nacionais Socialistas combateram a tristeza da depressão com imagens de otimismo e alegria. Lhes ofereciam diversão, ao invés de luta de classes, mostravam imagens de integração e cooperação, atraindo mais simpatizantes ao grupo, principalmente os jovens que possuíam o mesmo ideal.

O objetivo do Ministério era garantir que a mensagem nazista fosse transmitida com sucesso à todo o público sem exceção através da arte, da música, do teatro, de filmes, livros, estações de rádio, materiais escolares e imprensa. Os alemães eram constantemente bombardeados sobre seus ideais, costumava-se fazer até 10 discursos por dia, estava sempre próximo ao seu povo exclamando que faremos, faremos, faremos a diferença até a morte!

Hitler estava sempre cercado por câmeras cinematográficas e suas imagens mostravam como uma figura monumental, sempre estudando e melhorando o seu impacto sobre a audiência e estudava suas fotos tiradas por seu fotógrafo Heinrich Hoffman usava as para aperfeiçoar suas poses e gestos. Deixava a população esperando por horas para criar propositalmente uma tensão, o mesmo fogo que veio para sua eleição, veio também para a destruição da população.

"A propaganda política busca imbuir o povo, como um todo, com uma doutrina. A propaganda para o público em geral funciona a partir do ponto de vista de uma idéia, e o prepara para quando da vitória daquela opinião", disse Adolf Hitler em seu livro Mein Kampf.

O cinema, em particular, teve um papel importante na disseminação das idéias do anti-semitismo racial, da superioridade do poder militar alemão e da essência malévola de seus inimigos, como eram definidos pela ideologia nazista. Os filmes nazistas retratavam os judeus como seres "subhumanos" que se infiltraram na sociedade ariana; em 1940, por exemplo, o filme “O Eterno”, dirigido por Fritz Hippler, que retratava os judeus como parasitas culturais ambulantes, consumidos pelo sexo e pelo amor ao dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com