TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E-Commerce no Brasil

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.655 Palavras (19 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE CRUZ AZUL - FACRAZ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Alexandro de Santana de Faria

Bruno Heitor Esteves Gimenes

Douglas Davisom P. Nascimento

Filipe Ortiz A. S. Andrade

O E-COMMERCE NO BRASIL:

UMA OPORTUNIDADE OU AMEAÇA PARA AS PEQUENAS EMPRESAS

SÃO PAULO

2015

Introdução

Neste trabalho será abordado o e-commerce como oportunidade de crescimento para empresas de pequeno porte, pois com o desenvolvimento da internet e propagação da mesma o mercado online tem conquistado cada vez mais espaço entre os brasileiros, com isso pode-se considerar que esse mercado está em grande ascensão.

Com os efeitos da globalização e economia os fatores de compras e vendas passaram por uma grande evolução junto a tecnologia e tendência do mercado, elevando os patamares de entendimento de uma simples compra e clientes com um nível maior de informação e exigências para compra de um produto, vamos estudar o comportamento do cliente e retratar as mudanças de forma de compra, transformando este assunto em uma fator primordial para sobrevivência de uma empresa.

Verifica-se uma tendência clara de evolução constante e nível de informação cada vez maior, o e-commerce se tornou uma ferramenta de uso estratégico tanto para aperfeiçoar atividades e formas de apresentar neste caso pesquisado os produtos, as organizações passaram a agir frente às necessidades dos clientes e compreenderam a importância de ouvir e atender os anseios dos clientes.

Será demonstrado através de pesquisas em uma pequena empresa, como se podem aproveitar as oportunidades do e-commerce de forma eficiente e utilizar os seus benefícios para o crescimento da empresa, compreende que dependendo do produto a ser explorado ou também dependendo do tipo de negócio, o e-commerce pode não ser uma eficaz ferramenta de crescimento para a empresa no cenário atual de mercado no Brasil.

Dentro do que tange este assunto será desenvolvido os temas para maior entendimento do trabalho e incluir um estudo de caso sobre a empresa Lapesca Gourmet, a qual é especializada na comercialização de peixes e frutos do mar e que utilizou o e-commerce como uma importante ferramenta para iniciar suas atividades no mercado interno brasileiro, mais especificamente dentro do estado de São Paulo.

Este trabalho tem por objetivo demonstrar que o e-commerce pode sim ser uma oportunidade de crescimento para uma empresa de pequeno porte, desde que ele seja implementado e administrado de forma correta.

1. E-commerce e sua importância

1.1 E-business e seu campo de atuação

O e-business é um sistema de informação que auxilia os processos de negócio, ajudando as empresas a expandir seu mercado de atuação, ganhando agilidade em trocar informações e estreitando seus relacionamentos, sejam com clientes ou até mesmo fornecedores.

“O e-business pode ser visto sob diversas ópticas. Podemos vê-lo por suas áreas de atuação, por seus diferentes tipos de relacionamento externos, por sua integração processual interna e por seus diferentes componentes e fundamentos”.

(Carlos F. Franco Jr. 2006, p. 22)

Verifica-se como o e-business compreende uma combinação de informações realizadas de forma eletrônica, ele oferece um auxílio tanto para a organização, quanto para os investidores que são os interessados pela empresa dentro do que tange os processos de negócios.

A IBM foi a primeira organização a definir o e-business e a utilizar o termo “e-business” em 1997.

“uma forma segura, flexível e integrada de fornecer um valor diferenciado na gestão administrativa pela combinação de sistemas e processos para a administração e funcionamento de operações centrais, de forma simples e eficiente, alavancada pela aplicação de tecnologia da internet”.

Ela utilizou esta ferramenta inteligente para poder divulgar os seus serviços e agregar valor para o comércio, compreendendo soluções para os seus fornecedores, aliando tecnologia nos processos das organizações, integrando as informações das organizações, melhorando potencialmente os processos internos dos negócios e redesenhando modelos de negócios para um resultado mais eficiente facilitando a troca de informações.

Dentro do e-business existem processos e unidades, ele abrange módulos como o marketing, pesquisas internas, desenvolvimento e logística da organização, funcionando como um processo-chave para a atividade fim do negócio, trabalhando junto ao e-commerce que faz parte de um subconjunto do processo auxiliando nas transações de compra e venda dos produtos e na troca de informações com fornecedores.

Com isso o e-business é um grande desafio para a área de administração e para as empresas que aceitam o desafio para uma concorrência global, onde precisa agregar vantagens competitivas o tempo todo para serem percebidas.

Dave Chaffey define e-business da seguinte forma:

“Todas as trocas de informação mediadas eletronicamente, tanto dentro da organização como com os que nela tenham algum interesse, dando suporte a gama de processos de negócio.”

Ainda segundo Chaffey:

“O e-business tem como objetivo melhorar a competitividade de uma organização por meio de implementação de tecnologias inovadoras de informação e comunicações por toda a organização e através de conexões com parceiros e clientes. Para ser bem sucedido no gerenciamento do e-business. É preciso ter um amplo conhecimento dos diferentes processos e atividades do negócio por toda a cadeia de valores, como marketing e vendas, até o desenvolvimento de novos produtos, manufatura e logística de entrada e saída. As organizações também precisam gerenciar as mudanças exigidas pelos novos processos e tecnologias por meio do que, tradicionalmente, tem sido as atividades de suporte, como o gerenciamento de recursos humanos.”.

Portanto, o e-business dentro do comércio eletrônico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com