TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Escolar: ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Como referencia no mercado de bebidas alcoólicas, a industria Pira, produtora de cachaça e conhaque, passa por uma crise de gestão após a decisão do Diretor geral, Sr. João Barroso de se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran, que exercem funções gerenciais em várias áreas da empresa. O principal problema encontrado foi a falta de planejamento para que ocorresse a sucessão do Drº João e a falta de sucessores habilitados para assumir a direção da indústria.

Um dos desafios que iremos averiguar será checar e indicar quem está apto ou capaz de assumir esse cargo e procurar a melhor solução para que essa empresa continue em crescimento e permanecer estavél no mercado.

Para darmos início a avaliação, elaboramos uma tabela onde identificamos as deficiências, competências e habilidades dos filhos do Dr João, Paulo e Iran. Veja a seguir:

2. PERFIL DE PAULO E IRAN

Vejamos algumas das características que os filhos do Dr. João possuem.

X = atende aos requisitos

--- = tem dificuldade

Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran

Responsabilidades e assumir erros --- x

Liderança x x

Capacidade de Gerenciar --- x

Criar novos projetos e objetivos x ---

Habilidades Técnicas x x

Pensamento estrategico x ---

Comprometimento com a Empresa x x

Capacidade de tomar decisões x x

3. ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE PAULO E IRAN

PAULO - Começaremos analisando os pontos fortes e os fracos de Paulo.

Paulo tem um pensamento estrategico maior do que a de Iran, consegue enxergar mais longe em termos de empreendedorismo e averiguar erros realizados, habilidade de formular novos projetos e objetivos claros,.consegue liderar e fazer assim que os empregados o vejam como o lider que é, tem habilidades tecnicas satisfatorias para o cumprimento do dever e comprometimento com a empresa, sabe das dificuldades que o pai teve para crescer como empresario e pretende continuar o legado, consegue tomar decisões importantes sem deixar ser influenciado.

Porém, Paulo não é tão responsável como o irmão, não tem o mesmo comprometimento com horários, não esta sempre presente em reuniões e não tem um horário pré-definido, ficando dificil para os funcionários o encontrarem quando precisam tomar algumas atitudes.inesperadas. Como não se deixa influenciar em suas decisões, quando o erro é reconhecido, Paulo sempre tenta justificar de alguma outra maneira, nunca se responsabiliza por erros cometidos por ele, a capacidade de gerenciar não é um de seus pontos fortes, fica perdido com relação a horários de funcionários, folha de pagamento, tudo isso por ser desorganizado e ausente.

IRAN – Analisando os pontos forte e fracos de Iran.

Iran possui uma grande força de liderança tão presente como a de seu irmao, esta sempre envolvido nos planos da empresa, sempre juntos aos funcionarios e é bem mais receptivo que seu irmao Paulo, tornando-o assim uma pessoa de mais facil aproximação.Tem uma capacidade de gerenciar mais desenvolvida, pois esta sempre participando de reuniões, conhece os horarios de todos e nunca se atrasa no trabalho, tornando-o assim mais responsável e confiavél, as habilidades técnicas de Iran são suficientes para realizar todas as tarefas da empresa. Tem um compromentimento enorme com a empresa do pai e é capaz de tomar decisões importantes, diferente de seu irmão, sempre consulta outros antes de tomar suas decisões e consegue assumir os erros quando estes ocorrem.

Iran não possui um pensamento estratégico tão aguçado como Paulo, ao invés de ficar criando moldes para o futuro ou pensando na empresa de amanha, Iran se foca mais nos problemas diarios e esta sempre envolvido com os problemas dos funcionarios,tornando dificil ter uma visão além dos problemas do dia-a-dia, como pensa muito no hoje, Iran possui dificuldade para criar novos projetos onde resultados só irão se consolidar no futuro, não é tão inovador como o irmão, tem suas raizes fundadas nos pensamentos do pai que pode ser ruim para o futuro tecnológico da empresa.

4. ESCOLHA DO NOVO GESTOR DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

Entre os fatos citados, existem pontos positivos e negativos em ambos os lados, porém em alguns casos o determinante será a falta ou excesso de algum desses itens. O ideal para determinar qual melhor entre os irmãos para assumir os controles da empresa, seria um equilibrio entre os fatores, tomando sempre uma atitude pró-ativa diante dos obstáculos, comprometimento com o trabalho e assumindo riscos. O profissional destacado para o cargo administrativo tem que mostrar iniciativa, ser motivador, colocar sempre em primeiríssimo lugar a excelência no atendimento ao cliente, ter foco nos processos de negócio, monitorando e controlando todos os resultados.

Iran se encontra mais apto para ser o sucessor futuramente, tem mais conhecimento sobre o dia-a-dia da empresa, é familiarizado com todos os funcionários e continuará sendo uma pessoa aberta a novas idéias e inovações, sempre esta participando de reuniões, é mais responsável que seu irmão e possui a humildade de assumir seus erros, e consegue gerenciar a empresa facilmente, pois conhece todos os setores da empresa, ficando dificil que a empresa saia de controle ou perca foco nos objetivos pré-definidos.

5. NOVA FUNÇÃO DE PAULO

Paulo ficou definido como assistente do diretor Iran, obedecendos as regras e procedimentos da empresa, Paulo também sera o responsável pelo departamente de inovações, pois possui uma visão maior em termos de novos projetos e modernização da empresa, será ele o responsável para levar a Iran propostas que a empresa deverá tomar para se manter como referencia no mercado futuro, a compra e implantação de maquinas mais modernas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com