TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS: INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE; MATEMÁTICA; INTRODUÇÃO A ECONOMIA. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II; SEMINÁRIO I.

Pesquisas Acadêmicas: DISCIPLINAS: INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE; MATEMÁTICA; INTRODUÇÃO A ECONOMIA. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II; SEMINÁRIO I.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  2.296 Palavras (10 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................Erro! Indicador não definido.

1. RELATÓRIOS FINANCEIROS........................................................................5

2. TEORIA DA INFORMAÇÃO.......................................................................6

3. MATEMÁTICA APLICADA: RAZÃO E PROPORÇÃO..................................7

4. INDICADORES DA ECONOMIA BRASILEIRA 2013.................................7

CONCLUSÃO..............................................................................................10

REFERÊNCIAS............................................................................................11

INTRODUÇÃO

O assunto a ser abordado se situa no campo da teoria da informação como elemento importante dos processos decisórios de uma empresa, por isso, administradores devem ter claro a importância dos canais e sistemas de informação.

O trabalho será organizado em quatro tópicos de discussão, todos eles de modo relacionado de interdisciplinar.

O primeiro tópico versa sobre os relatórios financeiros, desde os resultados da pesquisa de Barbosa (1997), mostrando as fontes de informação que são utilizadas pela empresa para manter seus canais de comunicação e gestão.

O segundo tópico trata de modo peculiar a teoria da informação e suas implicações na administração de empresas, sobretudo quando o assunto é processo decisório e atualização dos sistemas de informação.

O terceiro tópico é uma referência da importância da matemática aplicada no trabalho diário do administrador de empresas e os conceitos de razão e proporção.

O quarto tópico faz uma referencia sobre os indicadores econômicos brasileiros, estes que apontam um crescimento pequeno da economia, suas taxas de juros e câmbios.

1. RELATÓRIOS FINANCEIROS

Os relatórios financeiros são importantes fontes de informação no interior das empresas. As pesquisa de Barbosa (1997), evidencia que a maior parte dos relatórios são de transacoes de nível operacional. Assim,

Esses dados revelam, ainda, a predominância de relatórios e mensagens escritas para se veicular informações relativas a transações de nível operacional, ou seja, aquelas referentes à produção/operações (51,7%), vendas (50,6%) e finanças/contabilidade (45,9%). Esses meios são também os mais relevantes para transmitir informações sobre normas e regulamentos. Embora com freqüência menor, os relatórios internos constituem o veículo mais importante para a comunicação nas áreas de marketing (38,6%) e jurídica (34,8%). (BARBOSA, 1997, p.23).

As informações sobre recursos humanos são veiculadas em sua maior parte por canais formais,

As informações sobre pessoal são transmitidas essencialmente de duas maneiras, sendo que o meio mais importante são os contatos formais (44,3%). No entanto, os relatórios internos também constituem veículos importantes para informações nessa área, tendo sido assinalados por 35,2% dos profissionais.Não obstante a existência de canais formais, as informações nas áreas de recursos humanos, pessoal e jurídica são difundidas, predominantemente, por intermédio de contatos informais (47,8%, 44,3% e 35,9%, respectivamente). Esse dado revela, provavelmente, a inexistência desistemas de informação apropriados nessas áreas. (BARBOSA, 1997, p.23)

Outro canal importante de informação além dos relatórios, são as reuniões, pois os dados tratados podem ser melhor explicados e com maior abrangência de comunicação, por isso,

Um outro aspecto interessante é a grande porcentagem dos profissionais (34,1%) que indicaram as reuniões planejadas como meio predominante para se veicular dados referentes ao planejamento estratégico das empresas. Esse dado sugere que tratam-se de informações de caráter reservado, impróprias de serem divulgadas por meios escritos mas que, no entanto, são transmitidas por meios pessoais e formais. Isto é coerente com a idéia de que tais informações, por sua natureza, precisam ser discutidas em grupo para que assim sejamdevidamente analisadas e interpretadas. . (BARBOSA, 1997, p.23)

2. TEORIA DA INFORMAÇÃO

O texto de Barbosa (1997), destaca a importância da gestão de informação no trabalho da administração de empresas. A busca de informações atualizadas de mercado, produção e comportamento dos consumidores torna-se fundamental na tomada de decisões administrativas.

Barbosa destaca algumas abordagem em termos de teoria da informação, desde os aportes teóricos de Dervin & Nilan (1986). Primeiro é citada a abordagem do valor para o usuário, em que os sitemas de informação são percebidos pelos usuários quanto seu valor e utilidade. Segundo é citado a abordagem da produção de sentido, em que são analisa a forma como as pessoas atribuem sentido ao mundo ao seu redor. Terceiro a abordagem dos conhecimentos anômalos em que mostra os processos em que as pessoas buscam informação quando seu conhecimento é limitado ou imcompleto.

A teoria da informação em geral está relacionada aos processos decisórios da empresa, por isso, administradores devem ter claro como buscar as informaçoes externas e gerir com critério as informações internas. Por isso,

Toda teoria de informação está vinculada ao processo decisório, reservando-se ao cientista da informação um papel estratégico no sistema, especialmente o sistema-empresa. Este artigo é o primeiro de uma série que discute a teoria e aplicações do sistema de informação. (VASARHELYI, 1974, p.4).

O conhecimento externo (mercado) e o interno (empresa) no que diz respeito à informação, mostra que administradores precisam atualizar suas informações para gerir a empresa, assim, os sistemas de informação desde a década de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com