TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO

Artigo: EMPREENDEDORISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  5.734 Palavras (23 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 23

1 INTRODUÇÃO

O empreendedorismo nos mostra a importância de criar e desenvolver habilidades que satisfaçam organizações do mundo, inovando para com que os resultados sejam além das expectativas de quem contrata o empreendedor. A sociedade exige cada vez mais dos habitantes, porque está em constante evolução e precisa que o mercado cresça junto com ela, e o empreendedor entra nesse contexto, além de estar constantemente atualizado ele precisa empregar o conhecimento que tem em suas funções.

No empreendedorismo existem dois tipos importantes de empreendedores: o interno e o externo. O empreendedor interno nada mais é do que o empreendedor que exerce suas funções dentro de uma empresa, ou seja, uma organização comandada por terceiros, tendo como objetivo o sucesso de tal organização. Já o empreendedor externo é aquele que exerce suas funções dentro de sua própria organização, onde ele visa seu próprio sucesso.

Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação, e é motivado pela auto realização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre ideias criativas, seguidas de ação.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

O objetivo geral do presente trabalho é relatar sobre o empreendedorismo e as características do empreendedor. O trabalho traz algumas informações de como o empreendedorismo afeta uma grande parte da sociedade que habitamos e como é exercido suas funções dentro das organizações sejam elas de terceiros ou próprias.

2.2 Objetivo Específico

A) Como objetivo específico o presente trabalho traz informações da definição do termo “empreendedorismo”, como o termo surgiu e qual a importância dele para a sociedade atual.

B) Também relata como age o empreendedor dentro dessa sociedade, como ele exerce suas funções sejam elas externamente ou internamente e quais são os resultados conquistados.

C) Concluindo o trabalho apresentado ainda traz as características desse empreendedor, dicas para como se alcançar o sucesso sendo um empreendedor que busca alternativas para problemas que aparentam não ter solução.

3 EMPREENDEDORISMO

A sociedade se torna cada vez mais complexa, sendo assim as suas exigências crescem de acordo com a demanda exigida pelos seus habitantes. Com tanta restrição, um bom emprego já não é a tarefa mais fácil de ser conquistada. As corporações procuram por profissionais que acrescentem valores as suas tarefas, permitindo que a partir de suas ações obtenham ótimos resultados para ambas as partes. Essas corporações desenvolvem uma relação de troca com seus colaboradores, dando-lhes a oportunidade de crescerem profissionalmente e aprimorar seus conhecimentos, visando o alcance de seus objetivos e o crescimento de sua organização. Essa ação que decorre entre a corporação e o seu colaborador é denominada empreendedorismo.

Ontem, as corporações visavam a produção em massa, o mercado era amplo demais e a concorrência era fraca e de fácil negociação. A visão se estabilizava no maior volume que se conseguia e a repassada dos custos e preços com acesso á qualquer classe social, sem qualquer valor de otimização, agindo somente em benefício ao consumidor. A economia crescia, mas não evoluía. As preocupações vinham somente em se dar bem com os clientes, o bem estar da equipe e a solução dos problemas rotineiros dentro da corporação.

Hoje, a globalização tomou conta do mundo e fez com que as corporações começassem a competir entre si pelo consumidor exigente. As organizações agora desenvolvem uma visão e uma postura empreendedora em seus colaboradores para que sejam capazes de correrem riscos e inovarem, focando sempre o sucesso das corporações em que exercem funções.

O empreendedorismo ganha destaque em 1984 quando a disciplina “Criação de Empresas” se desenvolveu no curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). A disciplina viabilizava a ideia dos alunos terem sua própria empresa em um futuro indeterminado, sendo que esses alunos não tinham onde buscar conhecimento em relação ao assunto – de maneira academicamente organizada - com essa inciativa poderia abrir seu próprio negócio com uma idealização do termo empreendedorismo.

A palavra empreendedor vem do verbo francês entrepreneur que constitui em “incentivo a briga”, “aquele que está entre o intermediário”. O empreendedor é arrojado, ativo, inovador, otimista, perseverante, alguém que tenta executar as tarefas difíceis do negócio. Ser empreendedor é buscar novas alternativas, novas possibilidades para o alcance de resultados eficazes.

O empreendedorismo nos posiciona diante da importância de criar e desenvolver habilidades que consigam satisfazer a corporação contratadora além das expectativas. O empreendedor e a empresa que o empreende precisam de um alto grau de criatividade, domínio das tendências ditadas pelo mercado e a incorporação do olhar da sociedade para se obter êxito em suas funções. A ousadia é uma marca dessa atitude.

3.1 Razões do Empreendedorismo

O empreendedorismo busca a auto realização, estimular o desenvolvimento como um todo e o desenvolvimento local, apoiando as pequenas, médias e grandes empresas, criar empregos, ampliando a base tecnológica.

Características Gerente Empreendedor Intra-empreendedor

Motivação Poder Liberdade de ação, Auto motivação.

Liberdade de ação e recompensa Organizacional

Atividades Delega a sua autoridade Arregaça as mangas, Colabora com os outros. Delega mas colabora.

Competência Administração, Política Negócios, Gerência e Política. Empreendedor com mais habilidade Política.

Interesses Acontecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com