TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO NA ALIMENTAÇÃO

Projeto de pesquisa: EMPREENDEDORISMO NA ALIMENTAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA – INTA

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

EMPREENDEDORISMO NA ENFERMAGEM.

Equipe: Beatriz Gomes de Alcântara

Francisco Igor do Vale

Juliana Veras Pelúcio Chagas

Regielle Simplício de Paiva

Romualdo de Paiva Bendor Junior

SOBRAL – CE

2014

Beatriz Gomes de Alcântara

Francisco Igor do Vale

Juliana Veras Pelúcio Chagas

Regielle Simplício de Paiva

Romualdo de Paiva Bendor Junior

EMPREENDEDORISMO NA ENFERMAGEM.

Projeto submetido à Faculdade INTA, como requisito parcial para a avaliação da disciplina de Administração em Enfermagem, do curso de Bacharelado em Enfermagem.

Orientador: Prof. Paciolo Montini de Oliveira.

SOBRAL – CE

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 OBJETIVOS...................................................................................................06

2.1 Objetivo Geral..............................................................................................06

2.2 Objetivos Específicos...................................................................................06

3 METODOLOGIA.............................................................................................07

4 REFERENCIAL TEÓRICO............................................................................14 4.1 Definição de empreendedor.........................................................................08

4.2 Empreendedorismo no Brasil.......................................................................08

4.3 Empreendedorismo social no contexto da enfermagem..............................10

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................12

6 REFERÊNCIAS..............................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

O conceito de empreendedorismo social passou a socializar-se, mais especificamente na última década, como uma tendência organizacional e relacional capaz de expandir redes/sistemas/arranjos de compromisso social, como alternativa para abordar questões sociais complexas e aparentemente inatingíveis quando tratadas isoladamente (DANTAS M, et al., 1999) .

Para os autores de referência internacional, o empreendedorismo social é um paradigma emergente de um novo modelo de desenvolvimento em redes e parcerias, com foco na dimensão humana e social. Pode ser entendido, também, como um fator indutor e gerador de auto-organização do sistema social, que contribui para o desenvolvimento integrado e sustentável, bem como no enfrentamento das expressões da questão social. Nesse sentido, o empreendedorismo social gera transformação social, emancipação social e empoderamento dos cidadãos, contribuindo para a sustentabilidade e justiça social (OLIVEIRA, et al., 2004).

No campo da enfermagem, as discussões sobre o empreendedorismo social são ainda bastante incipientes, tanto nacional como internacionalmente. Alguns estudos de âmbito internacional evidenciaram que vários enfermeiros buscaram novas alternativas de trabalho para se libertarem da burocracia e limites impostos pelas instituições tradicionais de cuidados em saúde. Para exemplificar, menciona-se a Clínica Norte-americana - Clinical Nurse Specialist Entrepreneurship - que optou por sair do espaço hospitalar para criar o seu próprio negócio e, dessa forma, valorizar o potencial inovador e desenvolver o seu ideal com independência e autonomia (.DAYHOFF NE, et al., 2002).

A enfermagem tem várias razões e oportunidades para ter o seu próprio empreendimento. Primeiro, por ser uma profissão que tem uma compreensão ampla da realidade, isto é, uma compreensão das necessidades do ser humano como um todo. Segundo, porque a enfermagem tem potencial e oportunidades para explorar novos campos sociais, não necessitando submeter-se aos espaços tradicionais de cuidados onde, na maioria dos casos, prevalece a noção de doença. (.KEMMER, et al., 2007).

Compreendemos, desse modo, que iniciativas integradas ao empreendedorismo da enfermagem agora são uma realidade, mesmo que o enfoque ainda esteja relacionado à compreensão de negócio. Uma das razões para isso é que o "empreendedorismo social tem recebido pouca atenção", e as iniciativas de âmbito social não provocam um impacto imediato (Bornstein D, 2007).

No campo do empreendedorismo ainda há muito a ser discutido, principalmente ao associá-lo à prática social do cuidado em enfermagem/saúde. É preciso que se multipliquem as iniciativas e que haja o suporte ao cuidado empreendedor da enfermagem, o qual gera, ainda, muitas controvérsias e dúvidas, a começar pelo debate do tema e a construção de referenciais específicos para a área.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

É importante que o enfermeiro conheça experiências bem sucedidas, o que poderá acarretar em estímulos para possíveis projetos. É nesse contexto que se faz necessário entender as questões relativas ao empreendedorismo em enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com