TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDENDO E AGREGANDO VALOR PARA O BRASIL

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.521 Palavras (19 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

EMPREENDENDO E AGREGANDO VALOR PARA O BRASIL

Leila Feliciano

São Paulo

2014

Leila Feliciano

EMPREENDENDO E AGREGANDO VALOR PARA O BRASIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Nove de Julho - UNINOVE, como requisito parcial para obtenção do grau de MBA em Gestão de Negócios, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Elisa de Almeida Mariz.

RESUMO

Este artigo apresenta a arte de empreender como a criação de uma novidade para considerando as seguintes características: benefícios, dedicação, perseverança e pro-atividade. Atitudes ousadas são essenciais nesse processo para se atingir uma meta. O conceito do empreendedorismo é uma análise do empreendedor e de suas características principais, apresentadas com suas ideias inovadoras.

Para determinar como o desenvolvimento da atividade empresarial no mundo e em particular como eles foram distribuídos em todo o Brasil, promovemos questões importantes do negócio e sua relação com a economia e o desenvolvimento global.

Retrata o passo a passo que devemos seguir para o projeto de um novo desenvolvimento e salienta a importância de um plano de negócios, que será o norte desse novo negócio.

Tem o objetivo de definir detalhes, dar formar e alinhas as diferenças, e principalmente, dar foco na inovação, prevendo os riscos adiantados nesse artigo. Baseamo-nos em escritores como Peter Drucker e Idalberto Chiavenato, os líderes na bandeira do empreendedorismo, atividade de suma importância para a economia mundial.

Palavras-chaves: Empreendedorismo. Inovação. Mercado. Riscos. Desenvolvimento.

INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje para obter destaque no mercado que está cada vez mais acirrado é praticamente obrigatório apresentar um perfil que imprima no mercado um rótulo de empreendedorismo e que mude o cenário econômico trazendo diferenciais competitivos. Essa nova geração de profissionais, deve estar capacitada à inovação continua, atitude e moldes de gestão que tragam o sucesso esperado.

Nos dias de hoje, o empreendedorismo é um fenômeno mundial. Essa expectativa se dá tamanho seu desenvolvimento, principalmente na formação de colaboradores. Nosso país é considerado um dos mais criativos e produtivos do mundo e onde os empresários mais geram ideias inovadoras.

Busco através desse trabalho, analisar a ascensão e vários aspectos na história da atividade empresarial, tendo seu principio na idade média, período onde o empreendedorismo era considerado apenas a prestar serviços ao poder público e em seguida, rumando para uma atividade de industrialização, nascendo com isso, uma alteração no perfil do empreendedor e consequentemente de todo o empreendedorismo, além é claro de questionamentos envolvendo a questão financeira, ou seja, capital para colocarem em prática suas idealizações.

Segue apresentando mudanças de cenário e conceitos que ocorreram nos séculos XIX e XX, desenvolvendo então, uma perspectiva economicista do espírito empreendedor, associado a ânsia de obtenção de lucro pessoal, ao operar um empreendimento e assumir os riscos e prejuízos, com a intenção final de obter o lucro gerado pelo negócio.

Com as mudanças ao longo dos anos, surge a necessidade de adaptar os processos antigos e criar novos para atender a nova estrutura econômica e de mercado para o empresário, que é apresentado como um desejo de se adaptar constantemente à mudança demandas dos consumidores e para a economia, portanto, o conceito de empreendedorismo é subsidiado ao ato de inovação. Esta inovação é conceituada não como uma única parte do negócio, mas como um item indispensável para o crescimento do empreendedorismo. Inovação distingue das invenções simples, que mostra as etapas e critérios para inovar, buscando atender as necessidades do mercado e gerando receita para a empresa se manter desenvolver.

A arte de inovar é considerada uma criação ou recriação de uma coisa que já existe, a partir de pesquisas, observações e determinação em busca de soluções simples, para que possam ser compreendidas rapidamente e aceitas pelos consumidores. Também mostra que o empreendedorismo não é exclusivo para os investidores com menor capital que desejam iniciar um negócio, mas empresas grandes sempre podem ser consideradas inovadoras e empreendedoras no segmento que atuam.

O gerenciamento da inovação pode ser considerado como o principal item para se destacar e manter os processos inovadores dentro das boas práticas do mercado. O seu objetivo é reforçar os pontos essenciais para o empreendedor, individual, familiar, ou grandes corporações.

Impõe tipos e níveis de inovações, fornecidos pelo estudo e prática da gestão, market e história. Na linha dessas imposições inicia-se o empreendedorismo no Brasil, reforçando a importância de orgãos como SEBRAE nesse desenvolvimento.

A liberalização da política e econômia no início da década de 90, teve papel fundamental no desenvolvimento de pequenas empresas no país. Problemas como a dificuldade em obter informações técnicas e apoio, prejudicou o desenvolvimento de atividades econômicas naquela época. Em paralelo, o surgimento de instituições e programas de incentivo, desenvolvimento e acompanhamento das pequenas empresas tornou o Brasil um país de grande fomento ao desenvolvimento do empreendedorismo.

Ainda no conceito de empreendedorismo, não podemos deixar de lado as Start Ups, um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Os textos desse artigo foram baseados na literatura de profissionais renomados internacionalmente, que estiveram envolvidos em todos os processos citados. Chiavenato (2007), Drucker (1987) e Dornelas (2005), que são tidos como mestres da administração moderna, e conhecedores de uma imensa gama de assuntos relacionados ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com