TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESA WEG

Artigo: EMPRESA WEG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM GRUPO – TG

JOÃO BATISTA DA SILVA - RA 1311728

POLO APARECIDA DE GOIÂNIA

2014

JOÃO BATISTA DA SILVA

TRABALHO EM GRUPO (TG)

Trabalho em grupo do curso de Administração, 2º bimestre do 3º semestre, apresentado à Universidade Paulista – UNIP Interativa, para disciplina Estudos Disciplinares II.

Orientador: Prof. Dr. Flávio Celso Muller Martin

APARECIDA DE GOIÂNIA

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

3. CONCLUSÃO 6

4. REFERÊNCIAS 7

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda sobre a empresa WEG, frequentemente citada como exemplo de internacionalização. Diante dos textos apresentados, foi levantado a seguinte questão: “A WEG está claramente focada em negócio B2B, ou business-to-business, onde comercializa produtos e serviços voltados para o mercado empresarial/industrial. Ou seja, os clientes da WEG são empresas, e não pessoas físicas. Produtos e serviços voltados para pessoas físicas são negócios B2C, ou business-to-consumer, como chocolates, absorventes higiênicos femininos e consoles de videogames. Entretanto, o texto sobre investimento na China cita “linha branca” e “lavadoras de roupa”. Como seria possível afirmar que esses investimentos na China significam uma mudança de estratégia passando atingir também negócios B2C?”

Visamos assim, através de dados adicionais e os textos apresentados, responder a este questionamento.

2. DESENVOLVIMENTO

No sentido de conhecimento, vale a pena explanarmos primeiramente um pouco sobre o conceito de cada um dos negócios citados na questão.

O B2B ou Business-to-Business é conhecido como um negócio onde uma empresa, seja ela indústria, distribuidora, importadora ou revendedora faz operações de compra e venda de seus produtos, normalmente através da internet ou de redes privadas partilhadas, entre empresas. No B2B o mercado é pequeno e seleto, pois está focado principalmente em empresas que possuem uma racionalidade ao efetuar uma compra.

Ainda, podemos dizer que o marketing no B2B pretende ser estratégico, uma vez que as empresas devem trabalhar e focar no relacionamento com clientes e fornecedores, em modelos de gestão apropriados e ter a estratégia competitiva como uma de suas bases. Em geral não se utilizam meio massivos, mas sim há a preferência pelo marketing de relacionamento, pela presença em eventos do setor e principalmente o contato personalizado entre os responsáveis comerciais de ambas as partes.

Podemos citar como exemplo de B2B as agências de publicidade, web hosting e serviços de design gráfico, e, como citado nos textos, a WEG ao comercializar produtos e serviços voltados para o mercado empresarial/industrial.

Enquanto que, no B2C ou Business to Commerce as operações comerciais são efetuadas diretamente entre a empresa (indústria, distribuidora ou revendedora) e o consumidor final, geralmente através da internet. Ou seja, é composto por um mercado de consumo massivo ou de consumidores finais, que tendem a comprar por impulso, uma vez que já estão direcionados para os produtos que desejam.

No caso do B2C, podemos citar empresas que comercializam produtos e marcas que estão presentes na nossa vida cotidiana, por exemplo, Amazon, Bradesco, Nestlé, Havaianas, entre outras. São, em geral, as companhias dedicadas à comercialização de artigos de consumo para a casa, eletrônicos e de informática, cujo tamanho do mercado é geralmente grande, numeroso e muito disperso geograficamente.

As estratégias de marketing do B2C são a partir das características do produto e do mercado objetivo, estando inteiramente ligada ao uso de publicidades em meios massivos tradicionais (TV, Rádio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com