TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICAS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE PROBABILIDADE PODEM ASSISTIR ÀS EMPRESAS PARA PREPARAR ESCRITOS NO PLANEAMENTO?

Trabalho acadêmico: ESTATÍSTICAS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE PROBABILIDADE PODEM ASSISTIR ÀS EMPRESAS PARA PREPARAR ESCRITOS NO PLANEAMENTO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ATIVIDADE 1 4

2.1.1 ATIVIDADE 2 4

2.1.1.1 ATIVIDADE 3 5

2.1.1.1.1 ATIVIDADE 4 6

2.1.1.1.1.1 ATIVIDADE 5 6

2.1.1.1.1.1.1 ATIVIDADE 6 7

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

APÊNDICES 11

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 11

ANEXOS 12

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos das disciplinas do terceiro semestre, o qual trás com proposta analisar ambientes empresariais no âmbito organizacional.

O mesmo tem um caráter interdisciplinar, pois é fato que proporcionou uma dialética entre as disciplinas o qual apresenta situação que propõe o individuo colocar em práticas conhecimentos administrativos.

O trabalho contempla ainda em seu conteúdo como estatística por meio de analise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos, a função e definição da estatística vista de modo geral.

A importância de saber como são estruturadas as organizações e como analisá-las, com auxilia o administrado a tomar decisões que possibilitam grandes retornos financeiros e crescimento à empresa. Com estes conhecimentos, eles podem ainda identificar e descobrir a política financeira dos concorrentes, e adotar critérios que poderão superá-los.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ATIVIDADE 1– A ESTATÍSTICA POR MEIO DA ANÁLISE DE PROBABILIDADES PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM CENÁRIOS EM SEUS PLANEJAMENTOS?

Pode sim. No planejamento estratégico para aplicações de caixa da sociedade, e, que estas aplicações se resumam em investimentos na Bovespa, teríamos a visão dos cenários financeiros, onde o Bradesco divulgou seus lucros, logo atrás vem os do Itaú, e, após a divulgação dos lucros do b.brasil. Esta visão pode resultar em previsão de que nos próximos 15 dias, a Bovespa tenha um cenário estável.

A ajuda financeira do governo federal ao grupo OGX (Eike Batista), pela simples divulgação, resultou em alavancagem das receitas, com tendência a súbita elevação e valorização destes papéis.

A combinação estatística da alta da selic com os lucros divulgados pelos bancos, seguramente irão fazer crescer a busca por papéis destes três bancos. A série estatística demonstrada nestes fatos pode ser excelente ferramenta de decisão para a aplicação em ações destes bancos.

2.1.1 ATIVIDADE 2 – O USO DA ESTATISTICA SERIA RESTRITO AOS PROFISSIONAIS DA AREA DE MATEMATICA E ESTATISTICA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

A função da própria definição de estatística vista de modo geral, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que tiver envolvida a coleta de dados sejam eles para observação ou para experimentos.

Vejamos alguns exemplos que comprovam que o uso da estatística não é restrito para os profissionais de matemática. Nas ciências exatas e tecnologia na metodologia estatística tem seu papel importante, nesse sentido deve se destacar as aplicações nas áreas de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.) nas ciências humanas que tiveram enorme importância no desenvolvimento nos métodos estatísticos.

2.1.1.1 ATIVIDADE 3 – DE QUE FORMA A ESTATISTICA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISOES DOS GESTORES DENTRO DE UMA ORGANIZAÇAO?

A estatística encontra aplicações em quase todos os campos da atividade humana.

Além do meio acadêmico, a estatística tem aplicação fundamental no mundo corporativo, principalmente com o aumento do tamanho das empresas e dos mercados. Praticamente todas as empresas necessitam de informações estatísticas para tomarem decisões importantes.

Dentre os conjuntos de técnicas capazes de oferecer ferramentas eficazes para esses tratamentos, destacam-se os estatísticos, geralmente muito bem fundamentados e testados empiricamente. Esses métodos são desenvolvidos e testados no ambiente acadêmico e de pesquisas de diversas áreas tais como economia, contabilidade, e principalmente nas áreas de ciência biológicas, e em especial pela utilização das técnicas que permitem o estudo de causa e efeito das doenças.

Aplicação estatística na empresa Segundo Fernandes (1999) A estatística tem como objetivo fornecer informações (conhecimento) utilizando quantidades numéricas. Seguindo esse raciocínio de forma resumida, pode-se dizer que ela se divide o estudo e a analise dos dados dos fatos numéricos em três fazes

• Obtenção de dados;

• Descrição, classificação e apresentação de dados;

• Conclusão a tirar dos dados;

2.1.1.1.1 ATIVIDADE 4 – PORQUE AS ORGANIZAÇOES DEVEM VALORIZAR E SE PREOCUPAR COM O COMPORTAMENTO DOS INDIVIDUOS NO CONTEXTO LABORAL?

O desenvolvimento do campo do comportamento organizacional no Brasil não poderia se privar da analise do comportamento no contexto laboral.

Logo esse estudo pode auxiliar os gestores, a partir do alcance de uma melhor compreensão do fenômeno da política, a desenvolver práticas de gestão que, de um lado suavize seus efeitos negativos e do outro, utilize-a em prol da eficácia organizacional.

Um contexto que vem sendo de grandes transformações dentro das empresas é o investimento em tecnologia, buscando descobrir ideias para melhoria nos processos organizacionais e valorizando o trabalho de mão de obra dos funcionários no contexto laboral.

As organizações tem funcionalidade de maneira considerável na vida do ser humano, pois modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes tipos organizações, ou até mesmo em grupos organizacionais, incentivarem a produtividade, assim como respostas rápidas as estratégias administrativas nas mais variadas formas.

2.1.1.1.1.1 ATIVIDADE 5 – OS ASPECTOS CULTURAIS INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO HUMANO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

São de grande influencia, pois tratam de um conjunto de valores, suas relações e hierarquias, definindo padrões éticos de comportamento e atitudes importantes da administração.

A cultura organizacional são hábitos, crenças, costumes e valores dentro da organização, cada empresa possui sua cultura organizacional onde a mesma manifesta através do modo como a organização trata seus clientes, seus funcionários e realiza suas transações comerciais, ou seja, são as normas informais que ocorrem diariamente na empresa.

A cultura apresenta um forte e crescente impacto no desempenho da organização, sendo sua personalidade, seu comportamento e sua mentalidade, ou seja, sua cultura organizacional um fator de reconhecimento das empresas. (CHIAVENATO 2010a).

Segundo CHIAVENATO (2003) a teoria comportamental baseia–se no comportamento das pessoas, tornando – se necessário o estudo da motivação humano sendo um poderoso meio para melhorar a qualidade de vida da organização.

Segundo Luz (2006, p. 14): A cultura organizacional influencia o comportamento de todos os indivíduos e grupos dentro da organização. Ela impacta o cotidiano da organização: suas decisões, as atribuições de seus funcionários, as formas de recompensas e punições, as formas de relacionamento com seus parceiros comerciais, seu mobiliário, o estilo de liderança adotado, o processo de comunicação, a forma como seus funcionários se vestem e se portam no ambiente de trabalho, seu padrão arquitetônico, sua propaganda, e assim por diante.

2.1.1.1.1.1.1 ATIVIDADE 6 – O FATOR DE PRODUÇÃO TRABALHO É REPRESENTADO PELO CAPITAL HUMANO DAS ORGANIZAÇÕES. PROCURE PESQUISAR E ENCONTRAR DADOS QUE DEMONSTREM A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR PARA PROMOVER O CRESCIMENTO ECONÔMICO?

E importante observar que o conceito de crescimento econômico é diferente do desenvolvimento econômico. De acordo com Sandroni (1999), crescimento econômico é o aumento da capacidade produtiva da economia e, da produção de bens e serviços.

Segundo a secretaria de assuntos estratégicos, o Brasil vivenciou entre os anos 2003 e 2008, um ciclo de crescimento com inclusão social inédito em sua historia, resultado das políticas de distribuição de renda e valorização do salário mínimo, e incorporação da população no mercado de trabalho.

O ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, revelou, na manhã desta segunda-feira, 29 de abril, números que mostram a expansão e a sustentabilidade da nova classe média. Para ele, o grande símbolo desse segmento social é o trabalho. Entre os destaques, Neri apresentou o fato de que o lucro dos pequenos negócios, no Brasil, cresceu 35% em dez anos. O ganho passou de R$ 1.710 para R$ 2.172 mensais. “Entre 2003 e 2013 observamos um forte aumento no lucro dos pequenos negócios, acompanhado de uma maior qualificação. Se medirmos pela educação, verá que subiu a qualidade dos empreendimentos e também a capacidade dos empreendedores. O tempo de estudo entre os pequenos empreendedores subiu de 6,48 anos completos em 2000, para 7,73 em 2010”, disse o ministro interino da SAE, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com Marcelo Neri, o estudo apontou uma queda relativa do empreendedorismo em razão do fato de que muitos empreendedores trocaram negócios de subsistência por empregos com carteira assinada ou por iniciativas com maior potencial de crescimento. Esse movimento representa uma dupla melhora: de um lado, uma parcela maior da população passou a gozar dos benefícios trabalhistas; de outro, a redução da concorrência predatória melhorou as perspectivas para os negócios remanescentes. “Está diminuindo a quantidade de empreendedores, mas a qualidade está aumentando. As pessoas estão optando por empregos formais ou melhores. Houve um aumento na geração de postos de trabalho, que contribuiu para o combate à pobreza e para a redução das desigualdades entre os empregadores e seus empregados”.

3 CONCLUSÃO

De acordo com o conteúdo apresentado, conclui-se que o estudo é fundamental para o crescimento profissional. O tema estudado é de suma importância para a compreensão das disciplinas.

Os conteúdos apresentados neste trabalho garantem ao administrador uma visão clara e fundamentada em situações de uma determinada empresa. Com analises empresariais é possível fornecer suporte aos administradores das organizações para tomada de decisões com mais segurança e aproveitamento de diversos recursos.

No mesmo foi possível estudos dos principais aspectos relacionado a estatística aplicada. Destacando a importância dos profissionais estarem utilizando em seu favor no desenvolvimento das atividades e em seu beneficio o uso de uma ferramenta tão útil para os profissionais de administração.

REFERÊNCIAS

CASTRO, Lauro Sodré Viveiro. Pontos de estatística. Rio de Janeiro: Científica, 1967.

GARCIA, Regis – Estatística: administração III / Regis Garcia ,-- São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7 ed rev. e atual - Rio de Janeiro: Elsevier,2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso nas organizações. 2 ed rev. e atual - Rio de Janeiro: Elsevier,2010.

LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006. 14 p.

DONAIRE, Denis, MARTINS, Gilberto de Andrade. Princípios de Estatística. 4ª Ed, São Paulo: Editora Atlas. 1979

MARTINS, Gilberto de Andrade. Estatística Geral e Aplicada. 3ª edição. São Paulo: Atlas – 2008

TOLEDO, Luciano Geraldo, OVALLE, Ivo Izidoro. Estatística Básica. 2ª ed., São Paulo: Atlas, 2008.

APÊNDICES

APÊNDICE A –Livros e internet

ANEXOS

ANEXO A – Título do anexo

...

Baixar como  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »