TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Trabalho Universitário: ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  3.098 Palavras (13 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Polo Brigadeiro

ADMINISTRAÇÃO

ATPS

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

ELIDA PATRICIA DE LIMA LEITE RA 3333544877

GILBERTO ALVES DOS SANTOS RA 3305507756

MARCELO LIMA DE ALMEIDA RA 2322401057

NATHALYA SOUSA RA 6785394906

ODAIR BOARO RA 3305505583

PROFESSOR EAD GLENDA DE ALMEIDA SOPRANE

SÃO PAULO

ABRIL/2013

INTRODUÇÃO

A análise das demonstrações financeiras apresenta-se como uma importante ferramenta de apoio para a tomada de decisão, pois a sua principal função é transformar uma diversidade de dados financeiros em informações de natureza gerencial. Percebe-se que a administração financeira tornou-se essencialmente importante para gestão das organizações, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Há determinados relatórios contábeis que trazem em seu bojo os elementos fundamentais para a análise financeira das empresas e que também contribuem na tomada de decisão dos proprietários e gestores. São as demonstrações contábeis que proporcionam a fundamentação para que esta análise seja construída, e serão dissecadas aqui as principais demonstrações que fornecem esta fundamentação. A seguir será analisada a gestão do Capital de Giro, que está relacionada diretamente com a gestão do Ativo e do Passivo Circulante, e com as relações internas entre esses grupos patrimoniais.

Observa-se que o Capital de Giro nada mais é que a “vaga” ou espaço financeiro da organização, ou seja, é o Capital Circulante Líquido. Ressalte-se que, para se ter uma eficiente administração deste Capital Circulante Líquido, deve-se observar as principais contas do Ativo Circulante, que são as disponibilidades de caixa, administração dos valores a receber e administração dos estoques. Além disso, destaca-se outro aspecto relevante e que se torna de fundamental importância para fornecer subsídios ao administrador em sua análise financeira, que são as análises dos ciclos e dos índices financeiros, e que também serão evidenciados durante este estudo.

Tendo em vista a importância da análise das demonstrações financeiras a partir dos índices econômicos financeiros para avaliação de performance, este estudo tem como problemática a observação de como a análise financeira dá suporte aos administradores em suas decisões. Com isso, o principal objetivo do estudo é identificar as contribuições que as duas análises financeiras proporcionam aos administradores, gestores e proprietários. Para contribuir na elaboração deste trabalho foi utilizado o estudo de caso em uma empresa do ramo metalúrgico, estabelecida no município de Santa Bárbara d’Oeste, no estado de São Paulo.

Com base nas demonstrações apresentadas e nos índices apurados, passaremos a analisar comparativamente o desempenho da organização entre os exercícios fiscais de 2007 e 2008.

A) VENDAS:

A análise horizontal mostra um crescimento das vendas totais da ordem de 9,92%, índice este que se enquadra na média do setor de atuação da empresa. Este crescimento acompanha o desempenho positivo da atividade industrial no Brasil nos primeiros três trimestres de 2008.

Comparando-se o desempenho das vendas no mercado interno com as exportações, observa-se que, enquanto as vendas internas cresceram 7,25%, as exportações aumentaram 32,00%, indicando, muito provavelmente, o aumento da competitividade da empresa no mercado global.

O desempenho superior das vendas externas também fica patente ao observarmos os índices apurados na análise vertical: enquanto as vendas internas recuaram 2,17% em relação às vendas totais de 2007 para 2008, as externas experimentaram um crescimento de 2,17% nesta mesma relação.

B) CUSTOS DOS PRODUTOS VENDIDOS:

O crescimento de 15,74% dos custos da produção, que superam significativamente os 9,92% das vendas totais, podem indicar a ocorrência de acentuados reajustes no custo da mão-de-obra aplicada ou nos aumentos de preços da matéria prima e dos insumos. Ou ambos concomitantemente.

C) MARGEM BRUTA:

As análises indicam ligeira queda da margem bruta de 2008 em relação ao exercício anterior: 40,16% contra 43,05% de 2007. Este recuo da margem bruta está diretamente ligado aos fatos sugeridos no comentário anterior, ou seja, aumento considerável dos custos operacionais.

D) DESPESAS OPERACIONAIS:

De todas as despesas operacionais relacionadas nas Demonstrações de Resultados dos Exercícios de 2007 e 2008, as Despesas Gerais e Administrativas foram as que apresentaram crescimento mais significativo, da ordem de 40,44% . Pode-se deduzir que, dentre outros, um provável fator que tenha contribuído para este aumento seja o de reajustes extraordinários de folha de pagamento não operacional, acompanhando os aumentos dos custos da mão-de-obra operacional, ventilados no comentário da análise de Custos dos Produtos Vendidos.

Convém destacar, também, o interessante declínio das Despesas Tributárias apresentado em 2008, na casa dos 56,79%. Este dado extremamente positivo indica que importantes medidas de elisão fiscal (planejamento tributário) foram tomadas pela companhia.

E) CONTAS PATRIMONIAIS:

O Ativo Circulante apresentou um aumento de 12,71% em 2008, provocado principalmente pelo acentuado crescimento dos estoques, atingindo o patamar de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com