TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO MC DONALDS

Exames: ESTUDO DE CASO MC DONALDS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES

1. De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos da Petrobras?

Internos: Estado brasileiro e os demais acionistas.

Externos são: consumidores de petróleo, gás e derivados.

2. O fato de o governo brasileiro ser o principal acionista da empresa afeta sua posição de stakeholder? Justifique.

Sim. Porque o presidente da republica é quem indica o presidente e os principais diretores da empresa, afetando assim, os projetos de longo prazo, crescimento e produtividade. Além disso, o ainda governo utiliza a empresa através da publicidade para suas propagandas políticas.

3. Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um stakeholder da organização? Como isso afetou o crescimento organizacional? Explique.

A Petrobras possuía o monopólio natural do petróleo no Brasil, portanto, a empresa não possuía concorrentes internos, consequentemente, obteve crescimento contínuo e lucratividade.

4. Como a influência governamental afeta apolítica de preços da empresa?

Devido aos altos impostos no Brasil e sua presença em quase todos os setores produtivos, afeta a economia brasileira. O governo utiliza o preço da gasolina como instrumento de politica monetária para combate a inflação.

5. Por que, desde 2001, o número de acionistas estrangeiros cresceu muito? O que esse fato representa para a empresa? Por que ele pode prejudicar a opinião pública sobre a empresa?

Devido às ações da empresa, que passaram a ser negociadas na Bolsa de Valores. Consequentemente, representando um enorme crescimento e tornando-a visada no cenário mundial. O que prejudica, é que, a Petrobrás é vista como patrimônio dos brasileiros, mas com este crescimento, acham que querem privatizá-la e vendê-la.

6. Por que a estabilidade geopolítica é importante para empresas como a Petrobras?

Porque o petróleo é um produto de importância estratégica para a sociedade, assim, controlando as reservas petrolíferas, controla-se um mercado específico, detendo um grande poder e influência.

7. Como a instabilidade política na Bolívia afetou os negócios da Petrobras naquele país?

Pois a Petrobrás já havia investido um bilhão de reais e pretendia investir mais, até a nacionalização feita pelo presidente da Bolívia, desrespeitando os princípios mais essenciais na diplomacia internacional. Desta forma, a empresa teve que rever suas politicas de investimento e priorizou a produção nacional.

8. Como o acidente na Baía de Guanabara afetou a Petrobras e o que ela vem realizando para evitar casos como este?

Prejudicou a imagem da companhia, pois trouxe grande impacto ambiental, assim, a empresa foi obrigada a indenizar a comunidade de pescadores e a limpar o óleo, além de ter sofrido outras penalizações, representando um prejuízo de 110 milhões de reais. Desde então a empresa vem investindo cada vez mais em tecnologia para evitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com