TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso - Mc Donalds

Monografias: Estudo De Caso - Mc Donalds. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  3.277 Visualizações

Página 1 de 3

1. As teorias da administração apresentadas na estrutura do Mc Donald’s são:

Teoria Científica – é bem clara a Teoria Cinetífica no processo administrativo da Mc Donald’s devido ao processo de composição do produto, sendo dividida cada etapa em especialidades onde o trabalhador desqualificado por meio de um pequeno treinamento pode realizar a atividade e o controle de cada parte do processo de execução.

Teoria Burocrática – a burocracia se caracteriza pela definição do processo de produção encontrada na Mc Donald’s com uma padronização em cada filial.

Teoria da Administração –

2. A teoria da burocracia  foi formalizada por Max Weber que, partindo da premissa de que o traço mais relevante da sociedade ocidental, no século XX, era o agrupamento social em organizações, estudou essas entidades. 

Segundo Weber, a burocracia tem os seguintes princípios fundamentais:

* Formalização: existem regras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito.

* Divisão do trabalho 

* Hierarquia. 

* Impessoalidade. 

* Meritocracia. 

* Separação entre propriedade e administração. 

* Profissionalização dos funcionários. 

* Completa previsibilidade do funcionamento.

A mais famosa e bem-sucedida empresa de “fast-food” (Mc Donald´s) é dirigida de forma altamente burocrática. Enquanto a Google é conhecida por sua forma não burocrática de administraçaõ. Dois exemplos de sucesso, que se contrapõe frente ao modelo burocrático.

O modelo burocrático pode ser muito eficiente na administração, entretanto não é o mais eficiente sempre. Por exemplo, quem vai a uma loja do Mc Donald´s ( seja em Paris ou em Jacarei) espera encontrar o mesmo sanduiche, preparado exatamente da mesma forma e com o mesmo sabor. Isto só é possível com a completa previsibilidade de funcionamento (veja caracerística acima), apesar de deixar de lado o bem estar profissional e tornar o profissional e não dá autonomia para que ele proponha novas idéias para a empresa, o funcionário é contratado para fazer determinada função e somente aquela função.

3. A Mc Donald’s possui uma força de trabalho pouco qualificada e barata. A empresa treina os trabalhadores para, assim, alcançar consideráveis ganhos de produtividade. De acordo com os mesmos princípios que o movimento da administração científica defende, a Mc Donald’s procura otimizar a divisão do trabalho, eliminando todo o esforço desnecessário e buscando uma sequência certa de atividades e tarefas de modo que o trabalho se torne mais rápido e eficiênte.

4. Práticas motivacionais da Mc Donald’s:

A escala de trabalhoé frequentemente revezada, à medida que um funcionário se destaca em suas atividades. Este pode ser promovido a treinador, coordenador de equipe, trainee de gerente, segundo assistente, primeiro assistente e gerente operador;

O “Destaque do Mês” homenageia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com