TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Mc Donalds

Dissertações: Estudo De Caso Mc Donalds. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 2

1. A teoria da administração científica pode ser utilizada para analisar o caso do McDonald’s, pelo fato de esta teoria ter como características:

- tem um foco de análise a organização como um todo;

- considera a administração como uma profissão capaz de ser treinada e desenvolvida, incentivando o treinamento e o estudo dos funcionários, podendo ser promovido até o topo da gerência;

- os pressupostos motivacionais são de natureza material, como o ‘Destaque do mês’ que homenageia um profissional de alto desempenho, com um bônus de 25% do seu salário.

A teoria da burocracia também possui características que são compatíveis com algumas características do caso do McDonald’s, como:

- concepção de uma forma racional e eficiente de organização sob as condições de existência de atividades rotineiras.

2. Princípios da escola clássica da administração que se manifesta na administração do McDonald’s:

- Especializar funções e separar poderes de forma a obter o máximo proveito do indivíduo e da coletividade em uma organização;

- Estabelecer responsabilidades via recompensa ou sanção;

- Premiar e recompensar os serviços prestados por meio de prêmios (o ‘Destaque do mês’);

- Incentivar o espírito de equipe e harmonia do pessoal como fontes de vitalidade para a empresa.

3. O McDonal’s utiliza a força de trabalho pouco qualificada da mesma maneira que é especificada no movimento de administração científica, em que existe o ‘homem comum, que, por meio de um treinamento adequado, poderia executar a tarefa especificada, em que tem uma padronização de como deve ser feito, alem do tempo exato concebido para a execução. Estes tipos de trabalhos, pode ser desempenhados por trabalhadores pouco qualificados, que são passíveis de serem treinados rapidamente e a baixo custo.

4. Nesse caso, o McDonald’s usa o ‘Destaque do mês’ como motivação dos funcionários, em que se homenageia um profissional de alta performance, eleito por seus colegas, é homenageado com uma foto num quadro de destaque, alem de receber um bônus de 25% sobre o salário médio de sua função. A adoção dessa prática garante um ambiente de trabalho especial.

5. A teoria dos sistemas diz que a organização é um sistema aberto em contínua interação com o ambiente onde se insere, para recolher os insumos e contribuir com produtos e serviços.

No caso do McDonald’s, tem-se o reflexo desta teoria, pois esta organização não produz nenhum dos ingredientes que utiliza em seus produtos, ou seja, depende dos insumos do contexto onde se insere.

Para otimizar os processos com a redução do tempo e do custo de transporte entre fornecedor e o distribuidor dos insumos, criou-se o Food Town no Brasil, em que reúne fornecedor e distribuidor lado a lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com