TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CONCEITOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO

Projeto de pesquisa: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CONCEITOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.861 Palavras (36 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 36

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

CONCEITOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO

Prezado aluno,

Antes de mais nada, receba nossos parabéns por ter escolhido o curso de Administração!

Se você tomou essa decisão sem muita informação ou conhecimento do que trata o curso, poderíamos dizer que você fez uma escolha muito oportuna e proveitosa para sua própria vida: sua intuição funcionou bem.

Se você decidiu com convicção, melhor ainda!

Conforme você terá oportunidade de ver, o saber administrar é fundamental para qualquer profissional de qualquer área de atividade humana.

O administrador competente, sendo um profissional específico para essa tarefa, leva uma grande vantagem sobre os demais profissionais, pois é um elemento indispensável à qualquer organização no mundo de hoje, pois nenhuma empresa consegue sobreviver sem o seu trabalho.

Sua decisão em fazer este curso, portanto, não deixará sua vida passar em branco!

Num curso de graduação em Administração, esta nossa disciplina “Evolução do Pensamento Administrativo” ocupa um lugar de destaque.

A razão é simples: toda e qualquer ação resultante do esforço do administrador, também chamado de gerente ou gestor, é a aplicação, direta ou indireta, de algum conceito ou da combinação de mais de um deles, os quais foram intuídos, observados, pesquisados, estabelecidos, desenvolvidos e testados ao longo da existência dessa ciência magnífica, complexa, encantadora e ao mesmo tempo indispensável que é a Administração, pois nenhuma organização pode existir sem ela.

Portanto, conhecer o que compõe a disciplina é “tomar um banho” histórico de conhecimentos, que se devidamente entendidos, internalizados e colocados em funcionamento poderão ser o diferencial que destacará você, como um administrador de sucesso, dos demais profissionais dessa área de atuação.

Uma das coisas interessantes desse arcabouço de conhecimentos é que todos eles, mesmo sofrendo críticas e restrições, deste ou daquele estudioso, podem ser colocados em ação, pois não existe uma receita única para se conseguir uma boa gestão. Como dizia HENRI FAYOL, o pai dos teóricos clássicos, (citado por HAMPTON, 1992; 3) “não existe nada rígido ou absoluto quando se trata de problemas de administração: tudo é uma questão de proporção.”

Embora essa afirmação tenha sido proposta no início do século passado, nunca esteve tão atual. Isso é ratificado pela própria teoria da administração, na Abordagem Contingencial, última corrente teórica registrada, que defende a posição de que tudo em Administração “depende” de circunstâncias que na maioria das vezes estão fora do controle do profissional administrativo. O que só demonstra a genialidade de FAYOL.

Do mesmo modo, outros tantos teóricos propuseram seus

conceitos que têm repercussão e utilidade similares. Eles podem ser considerados, também, geniais em suas colocações.

Creio que você já entendeu a importância da disciplina, não?

Ela pretende apresentar a você o que é a Administração e como ela evoluiu, desde os seus primórdios até ao dias atuais.

É uma tarefa e tanto!

Montar uma “apostila” que apresente isso é um grande exercício de escolha, pois já há muita coisa escrita a esse respeito.

O nosso objetivo ao preparar este material não foi o de criar nenhuma teoria: isso não é necessário nem importante, agora.

Muitos outros estudiosos investiram suas vidas fazendo isso: pesquisando e propondo diferentes abordagens para a ciência administrativa.

De algum tempo para cá, qualquer estudante de Administração tem à sua disposição inúmeras obras de autores internacionais (principalmente norte-americanos) e, também, de brasileiros, as quais trazem não apenas esse acervo conceitual de que falamos acima, mas também a inclusão de casos recentes que explicam e validam a utilização desses conhecimentos.

Nosso objetivo, aqui, foi o de montar um pequeno painel, citando alguns desses autores (os principais), de forma que você possa ter uma visão de parte do já se publicou sobre o assunto.

Não pretendemos mostrar tudo o que já foi escrito na área, pelo simples fato de que isso seria um trabalho hercúleo e sem sentido dentro de nosso curso: você terá toda a sua vida profissional pela frente para ir descobrindo, conhecendo, aplicando e reaplicando essas informações.

Por enquanto, você poderá perceber nas referências bibliográficas um volume interessante de títulos que podem ser explorados.

Fica difícil escolher “um livro texto” para a disciplina. Porém, para facilitar o estudo dos alunos, a “linha mestra” desta apostila considerou uma bibliografia básica, destacada logo no início das referências bibliográficas. Essa escolha se deu, principalmente, em função de sua disponibilidade nas bibliotecas de nossa Universidade.

Com a ajuda dessa bibliografia básica, a estrutura desta “apostila” foi assim concebida:

1. uma primeira parte, apresentando os conceitos gerais da administração, seus antecedentes históricos e os paradigmas que nortearam a evolução do pensamento administrativo e a relação das suas diferentes abordagens;

2. a seguir, uma parte com os tópicos descritivos das abordagens administrativas chamadas de prescritivas e normativas, que ocorreram historicamente.

3. na terceira parte, outro bloco com as abordagens explicativas e descritivas, complementadas por outras contribuições emergentes, aqui denominadas como novas abordagens para a administração que, embora não sendo consideradas teorias propriamente ditas, constituem em novas aplicações de conceitos já anteriormente formulados; e finalizando,

4. uma parte que enfoca o processo administrativo, que é a essência do que faz o administrador.

Alertamos que esta apostila

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com