TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia De São Paulo

Exames: Economia De São Paulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro , corporativo e mercantil da América do sul.

O município possui o 10º maior PIB do mundo, sendo o 3º maior PIB per capita da Federação e um dos maiores pólos econômicos da América Latina do Sul, com um orçamento anual de R$ 15 bilhões e arrecadação de mais de R$ 90 bilhões, o Produto Interno Bruto (PIB), da capital paulista é gigantesco, em 2005 foi de 102,4 bilhões de dólares segundo o Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, São Paulo se consolida como uma das maiores e mais ricas cidades do mundo. Com a globalizaçação da economia, com início na década de 1990, a capital torna-se sede de centenas de corporações multinacionais e financeiras no Brasil e da América Latina.

Mas isto não significa que os paulistanos tenham logrado êxito na tarefa de dividir igualitariamente os frutos do desenvolvimento. Por entre estatísticas macroeconômicas se escondem as diferentes matizes da cidade, existindo assim no mesmo tempo e espaço, a São Paulo da riqueza e do progresso, e a São Paulo da pobreza e da miséria.

A cidade é também a sede da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado.

O interior de São Paulo é fortemente industrializado e caracteriza-se por sua economia de grande porte e bastante diversificada, sendo uma das regiões mais ricas da América Latina, destaca-se por apresentar uma boa infraestrutura, tornando-se um pólo de atração de investimentos.

Essa região tem atraído muitas empresas principalmente para o espaço produtivo formado por municípios das regiões de Campinas, Piracicaba, Jundiaí, Taubaté, São José dos Campos, Sorocaba, Itu e Ribeirão Preto, que se concentram num raio de 150 a 250 km quilômetros, com foco na região metroplitana. Além das regiões próximas à grande São Paulo, outras partes do interior paulista também são focos de investimentos como as regiões de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Catanduva, Franca, Presidente Prudente, São Carlos, Marília e São José do Rio Preto.

Segundo o IFDM 2010 – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, o interior de São Paulo lidera o ranking dos municípios cm maior desenvolvimento do Brasil, através de três vertentes básicas primordiais analisadas como Emprego & Renda, Educação e Saúde.

População:

São Paulo é a sexta cidade mais populosa do mundo com 11.821.876(2013), em 2010 esses números eram de 11.253.503, sendo 5.328.632 homens e 5.924.871mulheres.

Particularidades da economia local:

A cidade São Paulo é o principal centro financeiro do país, por isso apresenta o maior e mais completo parque industrial, isso significa que atua em diferentes tipos de produção, onde localiza-se as grandes montadoras de veículos, indústria química e de autopeças.

A indústria na grande São Paulo, já se faz presente no interior. Cidades médias, pequenas possuem suas próprias indústrias, o que tem dado um grande dinamismo do interior paulista.

São Paulo, não deixa de ser porém, o pólo econômico de maior potencial do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com