TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Politica Jose Paulo Netto

Exames: Economia Politica Jose Paulo Netto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento

Segundo Comte, o POSITIVISMO consiste na observação dos fenômenos, subordinados da imaginação à observação. Comte tentou elaborar um sistema de valores adaptados com a realidade que o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a harmonia universal, portanto, positivismo se designa uma teoria que exclui toda e qualquer negação e contradição, em um sentido mais estrito, é o significado da Escola Fundada por Comte e também compreende uma concepção da história.

No século XIX, a sociedade francesa estava passando por profundos processos revolucionários, tais como a Revolução Francesa de 1789 (Era Napoleônica) e a Revolta de Paris em 1839, dentre outras. Com isso a teoria de Comte era contrarrevolucionária e ultraconservadora, tendo o desejo de resgatar da civilização católico-feudal a unidade espiritual, para retomar a organicidade perdidas na sociedade.

Os três estados de Comte são os estados teológico/fictício, o estado metafísico/abstrato e o estado científico/positivo. No estado TEOLÓGICO/FICTÍCIO os fatos são explicados pelo sobrenatural, o estado METAFÍSICO/ABSTRATO passa a pesquisar diretamente a realidade, mais ainda existe a presença do sobrenatural, de modo que a metafísica é uma transição entre a teologia e a positividade, o estado CIÊNTÍFICO/POSITIVO é a etapa final e definitiva, não busca mais os porquês das coisas, mas sim como, através da descoberta e do estudo das leis naturais.

O positivismo defende ainda a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro, desconsiderando todas as outras formas do conhecimento humano, que não possam ser comprovadas cientificamente, classificando-as em TEOLÓGICO ou METAFÍSICO, caracterizado pelas vãs superstições. Para os positivistas o progresso da humanidade depende unicamente dos avanços científicos, único meio de transformar a sociedade.

Para Comte, a sociologia completa a hierarquia das diversas ciências, utilizando todos os métodos das ciências como a observação, a experimentação, a classificação, a comparação, acrescentando também os métodos históricos, de filiação histórica, se observa a herança cultural das diversas gerações humanas, ele diz que a sociologia era uma física social, com as leis universais e que há forças que opera sobre a sociedade.

Comte também achava que a estática tem como preocupação a harmonia que prevalece entre as diversas condições da existência, estudadas as leis de harmonia social, as suas hierarquias manifestadas na coexistência e ordenação das classes, dos indivíduos, é a estática social que fala da família e vista como a escola da vida social. A dinâmica social privilegia o desenvolvimento ordenado da sociedade de acordo com as leis sociais naturais, a sociedade em movimento trata-se do progresso, caracterizado como um desenvolvimento orgânico em direção a um maior aperfeiçoamento, uma evolução dos órgãos particulares. A ordem e o progresso é a concepção de que há um desenvolvimento histórico da sociedade, um progresso na evolução humana, sem ordem não há progresso, que não é senão desenvolvimento da própria ordem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com