TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO Do Livro "Economia Política; Uma Introdução Crítica, De José Paulo Netto E Marcelo Braz.

Dissertações: ESTUDO DIRIGIDO Do Livro "Economia Política; Uma Introdução Crítica, De José Paulo Netto E Marcelo Braz.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  1.950 Visualizações

Página 1 de 5

1. Faça uma discussão sobre a Economia Política Clássica (contexto em que surge, principais autores e significado dessa teoria, seus principais conceitos)

A origem da expressão economia política encontra-se na Grécia e em 1615 aparece pela primeira vez na obra de Antoine Montchrétien, porém é somente com a ascensão do capitalismo que ela se constituí como uma ciência econômica autônoma. Como principais pensadores podemos citar Adam Smith e David Ricardo.

A economia política clássica foi um importante instrumento a serviço da transformação da sociedade, contribuindo para a derrocada da sociedade feudal. Com a revolução burguesa que e ligada a revolução cientifica e ao método cientifico, substitui-se o trabalho servil pelo trabalho assalariado, O capitalista então se torna dono dos meios de produção. A revolução industrial traz consigo o processo coletivo de produção, a divisão interna do trabalho, o aumento da produtividade e a multiplicação da produção efetiva dos bens. O processo econômico ganha autonomia até do poder político. É nesse ambiente que verdadeiramente a economia política tem origem. A economia política clássica foi, conscientemente, um instrumento ao serviço da transformação da realidade social, porém fica evidente que a economia política nasceu subordinada a nova ideologia burguesa.

Com a consolidação do capitalismo, surgiu também a política antagônica a esse sistema: o socialismo. Um dos teóricos críticos do capitalismo é Marx que entendeu o capitalismo como uma fase passageira e que o socialismo é o sistema do futuro, com a conciliação entre proletariado e empresários. O socialismo vai ganhar força com a tomada de consciência pelo proletariado do seu papel reduzido e mal-remunerado pela exploração da burguesia, inicia-se, pois, uma guerra entre a burguesia e o proletariado, cada classe apoiada por uma ideologia própria. Dessa forma, desenvolveram-se conceitos da economia política e críticas aos diversos sistemas econômicos. Segundo Marx visto que a economia política burguesa transformou-se em ideologia, é o momento de a classe operária e os intelectuais a ela ligados efetuarem o desenvolvimento científico da economia política, transformando-a em ciência do proletariado e propiciando a classe operária a compreensão de sua condição de classe explorada e a compreensão do seu papel de classe transformadora da sociedade.

2. Em que contexto se desenvolveu a crítica à Economia Política, e qual a sua importância.

A partir do momento em que se percebeu a existência de um antagonismo entre os interesses da classe operária e os da burguesia (classe dominante), esta deixou de ter interesse no desenvolvimento da economia política enquanto ciência orientadora para a descoberta das leis econômicas do funcionamento e da evolução da sociedade capitalista.

A economia política burguesa, então, começou a transformar-se em ideologia, ou seja, num instrumento de defesa dos interesses da classe dominante (a burguesia) na sociedade capitalista, contra a ideologia da classe operária. A economia política marxista surgiu como crítica da economia política clássica. Enquanto ciência do proletariado, a economia marxista afirma-se um instrumento científico apto à propiciar à classe operária a compreensão da sua posição de classe explorada na sociedade capitalista e do seu papel histórico de classe transformadora desta mesma sociedade. A economia marxista passa, nesse sentido, a construir um elemento essencial do socialismo científico. A Economia Política marxista caracteriza-se também pela sua orientação sociológica. Para Marx, a produção de bens materiais é a base da vida em sociedade, e toda a produção é produção social.

3. Destaque e comente as principais ideias apresentadas por Marx no Prefácio à Crítica da Economia Política.

Indivíduos que produzem em sociedade, ou seja a produção de indivíduos socialmente determinada são naturalmente o ponto de partida desta discussão. A totalidade das relações de produção constituem a estrutura econômica da sociedade. Para Marx o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com