TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Questoes

Ensaios: Economia Questoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  4.780 Visualizações

Página 1 de 4

Questões para revisão

1) Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da macroeconomia e microeconomia.

A diferença básica se encontra no seguinte aspecto: A Macroeconomia se dedica ao estudo da economia como um todo, ou seja, de fenômenos abrangentes como, por exemplo, nível de preços, inflação, desemprego, renda nacional, crescimento econômico de determinada região ou país, políticas monetárias e fiscais, etc... Já a Microeconomia está relacionada ao estudo da forma como o indivíduo, as famílias e as organizações tomam as decisões econômicas e de como eles interagem no mercado para determinar a quantidade e o preço dos bens a serem produzidos e dos serviços a serem oferecidos, ou seja, ela irá se preocupar em prever e explicar o comportamento econômico dos indivíduos, das famílias e das organizações.

.

2) Sintetize os objetivos de politica econômica.

O objetivo principal da política econômica é "atuar e influir sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens".

No entanto, sua aplicação e êxito dependem da visão que o governante possui do papel do Estado. Assim, de acordo com a visão governamental, podemos classificá-la em 3 tipos:

- estruturais: voltada a modificar a estrutura econômica do país, regulando o funcionamento do mercado ou criando empresas públicas;

- de estabilização conjuntural: visa a superação de desequilíbrios ocasionais, ou seja, pode ser uma ação contra uma depressão econômica e/ou um combate à inflação e/ou contra a escassez de determinados produtos;

- de expansão: tem por objetivo a manutenção ou aceleração do desenvolvimento econômico e pode se dar por meio de reformulações estruturais, medidas de combate à inflação, proteção alfandegária e política cambial mais rigorosa contra concorrência estrangeira.

Vale observar que cada uma dessas correntes vão de encontro, como dito anteriormente, com a visão do governante em relação ao papel do Estado e apoiam-se em correntes de pensamentos distintos.

3) Politicas de estabilização da inflação não são compatíveis com melhoria no grau de distribuição de renda. Você concorda? Justifique sua resposta.

Justamente o contrário. Uma inflação galopante - como a de Zimbábue, por exemplo (maior taxa do mundo) - esfarela em poucos meses o salário das pessoas mais pobres, exceto as classes altas que podem se defender via aplicações. Não existe nada pior para a questão da distribuição de renda, portanto, eu não concordo, a afirmação é totalmente incorreta, uma vez que políticas de estabilização da inflação ao reduzir as perdas dos trabalhadores (principalmente os de baixa renda) para os quais a inflação é um imposto, melhora a renda real dessa classe de renda. O ocorrido no período imediatamente posterior ao Plano Real ilustra bem esse ponto.

4) Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca de crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período do “milagre econômico”.

Já ficou claro para nós brasileiro que um não pode existir sem o outro. Delfim Neto, “o milagre econômico", dizia que era preciso deixar o bolo crescer para depois dividir com o povo, e o "milagre" acabou ficando só entre eles. Então acredito que se deve buscar o crescimento econômico, porém com distribuição de renda, pois só dessa forma haverá desenvolvimento.

5) Resuma os instrumentos de politica econômica.

Política Fiscal: Gastos Públicos e Impostos. São aqueles instrumentos que afetam o lado "real" da economia;

Política Monetária: Instrumentos ligados a quantidade de moeda e títulos públicos. Entre tantos tipos de mecanismos, os principais instrumentos da política monetária seriam: emissões,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com