TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA: QUESTÕES INICIAIS

Ensaios: ECONOMIA: QUESTÕES INICIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  379 Visualizações

Primeiramente, é preciso destacar para que serve uma definição. Podemos dizer que ela nos direciona para entender o significado de algo. A definição da palavraeconomia é antiga, surgiu na Grécia, da junção de duas outras:

- a palavra oikos que significa casa, fortuna e riqueza e,

- a palavra nomos que significa lei, regra e administração.

Hoje atinge dimensões maiores se referindo desde administração das pequenas unidades de produção, incluindo as grandes e chegando à administração de um país, e é definida como:

Uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004, p. 2).

Deste conceito podemos destacar algumas palavras-chave. Comecemos por ciência, que em linhas gerais é um termo utilizado para definir todas as áreas do conhecimento que tem método de estudo. As análises econômicas tem por base um método de estudo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com