TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia - Unidade 4

Dissertações: Economia - Unidade 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  1.447 Visualizações

Página 1 de 7

Unidade 4

• Pergunta 1

0,25 em 0,25 pontos

Os mercados possuem agentes econômicos (ofertantes e demandantes) com interesses conflitantes. Afinal os consumidores desejam pagar preços sempre menores enquanto que os produtores (portanto vendedores) desejam cobrar preços sempre maiores. O fato é que os mercados com quantidade reduzida de produtores/ofertantes têm quantidade reduzida de concorrentes e, nesses casos tendem a elevar preços sem, necessariamente, perder vendas dos seus produtos/serviços. Essas diferenças na composição dos mercados é o que caracteriza as diferentes estruturas de mercado existentes na economia. Diante dessa conjuntura analise as afirmativas abaixo identificando qual/quais está/estão correta(s).I. A concorrência perfeita é a estrutura de mercado que apresenta as seguintes características: grande número de compradores e vendedores; homogeneidade de produtos e transparência;

II. O monopólio é a estrutura em que existe apenas uma empresa atuando no mercado (a firma é o próprio setor), não há substitutos próximos para este bem e existem barreiras à entrada de novas firmas no mercado. Desse modo, a oferta da empresa é a oferta de mercado e a demanda da firma é a própria demanda do mercado.

III. O oligopólio é a estrutura de mercado que apresenta as seguintes características: Poucas empresas são responsáveis pela maior parte ou pela totalidade da produção do mercado. O posicionamento das empresas nessa estrutura tem a seguinte classificação: Concentrado e Competitivo.

IV. Há apenas 3 estrutura de mercado sendo praticadas na economia. O posicionamento de mercado denominado concorrência monopolística não pode ser considerado uma estrutura de mercado uma vez que não apresenta todas as condições impostas pelo conceito.

Resposta Selecionada: d.

Apenas a afirmativa IV está incorreta.

Resposta Correta: d.

Apenas a afirmativa IV está incorreta.

Feedback da resposta: As estruturas de mercado clássicas são: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística e oligopólio. As demais afirmativas estão corretas conforme definições sobre estruturas de mercado.

• Pergunta 2

0,25 em 0,25 pontos

A crise econômica de 2008 influenciou a atividade econômica em todos os setores, mas para o setor automobilístico que produz em larga escala um produto que ocupa espaço no estoque e perde valor com o passar do tempo a crise foi consideravelmente mais impactante. Supondo que um empresário do setor automobilístico ao analisar queda contínua nas vendas de automóveis decida que é mais econômico vender automóveis para as locadoras com prejuízo do que despedir funcionários. Isto porque é caro fechar e abrir fábricas, em parte porque a negociação sindical impõe às empresas pagamento da rescisão contratual dos trabalhadores. Nos estudos sobre a teoria da firma que envolve custos e produção há a distinção entre custos econômicos e custos contábeis. Portanto considerando essa distinção de custos e a decisão adotada pelo empresário do setor automobilístico identifique abaixo a alternativa que apresenta afirmação correta.

Resposta Selecionada: c.

O custo contábil considera apenas os custos explícitos enquanto o custo econômico considera os custos explícitos mais custos implícitos, portanto a venda com prejuízo impactará ambos os custos.

Resposta Correta: c.

O custo contábil considera apenas os custos explícitos enquanto o custo econômico considera os custos explícitos mais custos implícitos, portanto a venda com prejuízo impactará ambos os custos.

Feedback da resposta: O primeiro passo é distinguir os custos econômicos dos custos contábeis. Os custos contábeis (ou custos explícitos) representam os desembolsos monetários efetuados pela empresa para o pagamento pela aquisição de insumos e materiais, salários dos funcionários, energia, impostos etc., além da depreciação e dos gastos com a manutenção de instalações e equipamentos. Os custos econômicos envolvem além dos custos contábeis, os custos de oportunidade, isto é envolve os desembolsos monetários mais o custo associado às oportunidades que serão deixadas de lado, caso a empresa não empregue seus recursos da maneira mais rentável.

• Pergunta 3

0,25 em 0,25 pontos

As estruturas de mercado são definições que aproximam características básicas de mercado tais com quantidades de empresas, característica do produto, capacidade de auferir lucros entre outros. Os empresários participantes de determinados mercados buscam, constantemente, mecanismos estratégicos para vencer a concorrência o que pode ocasionar em práticas lícitas e ilícitas. Assim, estudar as estruturas de mercado é importante para entender como cada mercado produtor de bens ou de serviços executam suas atividades. Após a leitura da reportagem abaixo que adiciona à essa discussão a problemática da formação de cartéis, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que apresenta afirmação(ões) incorreta(s) quanto à estruturas de mercado.

Empresas de transporte aéreo de cargas formaram cartel, conclui SDE

A SDE (Secretaria de Direito Econômico) do Ministério da Justiça concluiu que houve formação de cartel por sete companhias de transporte aéreo de cargas. As empresas acusadas são a Air France, American Airlines, KLM, ABSA, VarigLog, Alitalia e United Airlines.

Após dois anos de investigações foi constatada a prática de cartel no repasse de adicional de combustível autorizado pelo antigo Departamento de Aviação Civil (DAC, substituído pela Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac) entre 2003 e 2005.

Segundo a secretaria, o DAC autorizou as companhias a aumentar o valor cobrado pelo frete e executivos das empresas combinaram o preço e a data para iniciar o reajuste do adicional de combustível. Quinze executivos e funcionários das sete empresas estariam envolvidos na negociação que resultou na formação do cartel.

Agora, o parecer da SDE será encaminhado ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que vai decidir se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com