TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Unidade ¨6 Anhembi

Artigo: Economia Unidade ¨6 Anhembi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  1.517 Visualizações

Página 1 de 6

Segue resposta Economia unid 6

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Durante a crise de 2008 o Brasil adotou uma serie de medidas para não permitir que a crise atingisse o país com muita intensidade. Se o Banco Central deseja baratear os empréstimos e possibilitar maior desenvolvimento empresarial, ele irá adotar uma Política Monetária Expansiva, valendo-se de medidas como a:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Redução das taxas de juros, compra de títulos públicos e diminuição do compulsório.

Resposta Correta: c.

Redução das taxas de juros, compra de títulos públicos e diminuição do compulsório.

Feedback da resposta:

Quando o Banco central deseja aumentar a liquidez do mercado, ou seja, aumentar a disponibilidade de moeda, ela “joga” dinheiro no mercado. Os três instrumentos clássicos para aumento da liquidez são a redução da taxa de juros, que possibilita o aumento do crédito, a compra de títulos públicos pelo fato de, ao comprar os títulos o governo devolve dinheiro e por fim, diminuição dos compulsórios bancários, que são os valores que os bancos deixam depositados obrigatoriamente no Banco Central, exatamente para diminuir a oferta de dinheiro no mercado.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

As Políticas Econômicas são as ações práticas desenvolvidas pelo governo com a finalidade de conduzir o sistema econômico. A política econômica é uma “estratégia”; o governo utiliza seus instrumentos para alcançar seus objetivos. Observe as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Dentre os principais objetivos da política monetária deve-se manter o controle da inflação e promover o crescimento econômico.

II. O câmbio é uma variável muito importante na economia. Logo o Banco Central manipula o câmbio como Instrumento de Política monetária no Brasil.

III. São exemplos de instrumentos de politica monetária as emissões e controle da quantidade de moeda da economia,o controle da capacidade dos bancos emprestarem recursos à sociedade e como sub item a política de gastos públicos (o governo efetua despesas como pagamento de funcionários, construção e manutenção de escolas, hospitais, pagamento de juros da dívida interna, etc).

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Apenas as questões II e III estão INCORRETAS.

Resposta Correta: d.

Apenas as questões II e III estão INCORRETAS.

Feedback da resposta:

Apenas as questões II e III estão INCORRETAS.

As afirmativas II e III estão incorretas, sendo que a afirmativa I está correta. A afirmativa II está incorreta, pois o governo não tem como instrumento de política monetária no Brasil a manipulação do câmbio. A afirmativa III está incorreta, pois a política de gasto público é uma das politicas dentro da política fiscal. No Brasil adota-se o regime de flutuação cambial, onde as cotações alteram seus preços conforme a demanda e oferta de moeda e os acontecimentos nos mercados financeiros internacionais e nacionais.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta

No dia 20/04/11 o Banco central emitiu o seguinte comunicado:

“Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu elevar a taxa Selic para 12,0% a.a., sem viés, por cinco votos a favor e dois votos contra. Considerando o balanço de riscos para a inflação, o ritmo ainda incerto de moderação da atividade doméstica, bem como a complexidade que ora envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que, neste momento, a implementação de ajustes das condições monetárias por um período suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta em 2012." Podemos afirmar que:

I. Quando o Bacen decide pelo aumento de juros, podemos afirmar que ele esta aplicando um politica Contracionista ou Restritiva. Seu principal objetivo é conseguir controlar a Inflação.

II. O Bacen espera com o aumento dos juros, aumentar a disponibilidade de credito para as pessoas físicas e jurídicas, uma vez que os bancos irão ganhar mais com as taxas mais altas.

III. O regime de metas de inflação, adotado pelo Brasil e vários outros países, busca através de um anuncio prévio da taxa de inflação para os próximos dois anos, estabelecer um parâmetro para os mercados e gerar estabilidade de preços. O Bacen se compromete a “perseguir” está meta através da adoção de politicas monetárias, como o aumento da taxa de juros e empréstimos compulsórias.

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Apenas as questões I e III estão CORRETAS.

Resposta Correta: c.

Apenas as questões I e III estão CORRETAS.

Feedback da resposta:

As questões I e III estão corretas. Na questão II é incorreta, pois quando há aumento da Taxa de Juros, o credito para as pessoas físicas e jurídicas fica mais caro, tendendo a diminuir. Assim, com mesmo credito, há menos consumo. Com menos vendas, os comerciantes tendem a terem dificuldades de aumentar preços. É desta forma que o Bacen busca controlar a inflação, diminuindo o consumo.

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Correta

A inflação representa a elevação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com