TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Unidade 6

Pesquisas Acadêmicas: Economia Unidade 6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 5

RGUNTA 1

Para obter recursos, o governo vende títulos públicos, o que é uma espécie de empréstimo. O título é um papel e funciona como garantia de que o investidor receberá o dinheiro de volta depois de um período estabelecido em contrato. O dinheiro investido rende juros. Se não for pago, fica configurado o calote. (UOL, 2011).

Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos conceitos pertinentes a títulos públicos.

a.

A política expansionista tem como característica a venda de títulos públicos no mercado o que permitirá ao governo conceder novos créditos aos bancos.

b.

. O Brasil tem cerca de US$ 211,4 bilhões (quase dois terços das reservas internacionais) aplicados em papéis do governo americano, portanto se os Estados Unidos, hipoteticamente, resolvesse dar o calote (não pagar), o Brasil poderia ficar com um prejuízo.

c.

Se a movimentação de compra de títulos públicos resultar em uma redução da taxa de juros, poderia ter como consequência um aumento do investimento.

d.

O governo ao entrar no mercando comprando títulos públicos eleva a quantidade de moeda em circulação o que pode provocar uma queda na taxa de juros.

e.

O governo lança títulos públicos no mercado, por exemplo, para usar o dinheiro em obras, políticas sociais e até mesmo no pagamento de títulos de investidores.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Durante a crise de 2008 o Brasil adotou uma serie de medidas para não permitir que a crise atingisse o país com muita intensidade. Se o Banco Central deseja baratear os empréstimos e possibilitar maior desenvolvimento empresarial, ele irá adotar uma Política Monetária Expansiva, valendo-se de medidas como a:

a.

Elevação da taxa de juros e compra de títulos públicos.

b.

Venda de títulos públicos e diminuição da taxa de juros.

c.

Redução das linhas de crédito e aumento das taxas de juros.

d.

Redução das taxas de juros, compra de títulos públicos e diminuição do compulsório.

e.

Elevação do recolhimento compulsório e aumento das linhas de crédito.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

O governo tenta minimizar ou mesmo resolver os problemas econômicos e propiciar uma melhor qualidade de vida à população por meio das políticas econômicas, dentre elas, a política monetária. Deste modo é solicitado que seja assinalada a alternativa que contenha uma afirmativa correta quanto a este assunto.

I Um dos mecanismos empregados pelo governo mediante uma política monetária está centrado no controle de moeda em circulação.

II Um dos mecanismos empregados pelo governo mediante uma política monetária consiste no controle das alíquotas dos tributos.

III Um dos mecanismos empregados pelo governo mediante uma política monetária está centrado no controle do cambio.

IV Um dos mecanismos empregados pelo governo mediante uma política monetária está centrado no controle da taxa de juros.

V Um dos mecanismos empregados pelo governo mediante uma política monetária pode ser a taxa de redesconto aplicada pelo Bacen junto aos bancos.

a.

Somente as alternativas I, IV e V estão corretas.

b.

Somente as alternativas I e III estão corretas.

c.

Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.

d.

Somente as alternativas II, III e V estão corretas.

e.

Somente as alternativas II e IV estão corretas.

0,2 pontos

PERGUNTA 4

No dia 20/04/11 o Banco central emitiu o seguinte comunicado:

“Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu elevar a taxa Selic para 12,0% a.a., sem viés, por cinco votos a favor e dois votos contra. Considerando o balanço de riscos para a inflação, o ritmo ainda incerto de moderação da atividade doméstica, bem como a complexidade que ora envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que, neste momento, a implementação de ajustes das condições monetárias por um período suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com