TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia compra do Banco Citicard e Citifinancial

Projeto de pesquisa: Economia compra do Banco Citicard e Citifinancial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.156 Palavras (13 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar a compra do Banco Citicard e Citifinancial realizada pelo Itaú Unibanco e o Citibank, a real intenção dessa grande operação e o valor pago no negócio. Abordaremos a história de cada Banco envolvido e o seu surgimento no Brasil.

Está organizado em 4 partes. Na primeira parte, definiremos como foi realizada a transação e o que estava incluído na operação. Na segunda parte começamos abordando a história do Itaú Unibanco, época de surgimento dos bancos e como aconteceu a fusão de ambos. Na terceira parte introduzimos a história do Citibank, segundo maior banco dos EUA e a marca no Brasil. Por fim, na quarta parte abordamos a história do Banco Credicard.

2ITAÚ UNIBANCO ADQUIRE CREDICARD E AMPLIA ATUAÇÃO NA BANCARIZAÇÃO DO PAÍS

O Itaú Unibanco e o Citibank fizeram a aquisição do Banco Citicard S.A. (“Banco Citicard”) e da Citifinancial, Promotora de Negócios e Cobrança Ltda. Através de um contrato de compra e venda de Ações e de Quotas, a transação foi realizada pelo valor de R$ 2,767 bilhões.O Banco Citicard e a Citifinancial são as entidades responsáveis pela oferta e distribuição de produtos e serviços financeiros da marca “Credicard”, principalmente cartões de crédito e empréstimos pessoais.Esta operação esteve sujeita à aprovação pelos órgãos reguladores e nela estava incluído:

-A marca Credicard;

- Cartões de crédito Credicard, cuja base era de 4,8 milhões em dezembro de 2012;

- Financiamentos e crédito pessoal, incluindo as 96 lojas da Credicard Financiamentos;

- Ativos de R$ 8 bilhões (base 31/12/12).

Esta operação teve data prevista para ser efetuada no dia 31/12/2012 e antes que fosse aprovada pelos órgãos reguladores nada mudou para os funcionários, clientes e pontos de venda da Credicard. Roberto Setubal, presidente executivo do Itaú Unibanco, afirma:

Estamos muito felizes em anunciar mais uma operação que reflete nosso compromisso com o desenvolvimento do Brasil, através de maior oferta de crédito. É uma aquisição que também confirma e reforça nosso crescimento em mercados estratégicos. Estamos novamente fortalecendo nossa liderança neste mercado de cartões de crédito e crédito ao consumidor, no qual temos amplo portfólio de produtos e serviços e plataformas especializadas. As oportunidades de crescimento no País também passam pelo desafio de bancarização do brasileiro e o cartão de crédito é um dos principais instrumentos para este fim.

Este negócio não incluiu os cartões American Airlines, Credicard Platinum e os cartões com as marcas Citi e Diners, Os cartões Corporate também não foram incluídos na operação e os antigos clientes da Credicard continuaram a ter o mesmo atendimento de qualidade e nenhum dos contratos teve alteração prevista.

3HISTÓRIA DO ITAÚ UNIBANCO

O Itaú Unibanco surgiu da fusão de duas grandes instituições financeiras do país, o Unibanco, fundado em 1924 e o Banco Itaú Holding Financeira, fundado em 1945 na capital paulista. Esses dois bancos possuíam características essenciais em comum, uma das mais destacadas era a capacidade de estar próximo de seus clientes, entendendo suas necessidades e oferecendo adequado suporte financeiro à expansão dos negócios.

O Unibanco surgiu em 1924 através do comerciante João Moreira Salles que, na época possuía um magazine em Poços de Caldas (MG) onde, alémde comercializar mercadorias variadas, operava uma seção bancária. O negócio teve grande retorno e João Moreira Salles na virada da década de 20,já atuava como correspondente de mais de uma dezena de grandes bancos e contava com mais de duas centenas de clientes.

A história da origem do Itaú é bem parecida, duas décadas depois da origem do Unibanco (1945), o industrial do ramo têxtil Alfredo Egydio de Souza Aranha constituiu o Banco Central de Crédito S.A. em São Paulo, cidade que se encontrava em franca expansão. Assim como o Unibanco, a instituição nasceu pelas mãos de um empreendedor de outro setor, numa época de crescimento na economia. A primeira agência foi inaugurada em 2 de janeiro de 1945, no centro de São Paulo.

Com o fim da II Guerra Mundial, o crescimento da atividade industrial e a ampla rede de relacionamentos de Souza Aranha possibilitou ocorrer o primeiro ciclo de expansão no Central de Crédito. Em pouco tempo incorporou novas agências, aumentou seu capital para construir uma nova sede no centro de São Paulo e expandir suas agências para o interior paulista.

O Banco Itaú e o Unibanco foram representantes de movimentos no setor da economia, passaram por grandes mudanças, algumas crises e conseguiram expandir seus bancos com a criação de novas agências ao redor do país. A Casa Bancária Moreira Salles passou por grandes incorporações e fusões com outras instituições que, na década de 60 já somava mais de 300 agências e cerca de 1 milhão de correntistas. Já o Banco Central de Crédito ficou restrito ao Estado de São Paulo até o final da década de 50, quando já possuía mais de 31 agências. A partir dos anos 60, o banco passou por uma forte expansão, graças ao impulso doengenheiro Olavo Egydio Setubal, que, assumiu a diretoria do banco e Eudoro Villela, médico e genro de Alfredo Egydio.

Em 1964 ocorreu a importante fusão com o Banco Itaú S.A., então um dos 50 maiores bancos brasileiros. Em 1966, é a vez do Banco Sul Americano do Brasil S.A., da família Moraes Barros, dando origem ao Banco Federal Itaú Sul Americano. Em 1969, foi a vez do Banco da América, inovador na prestação de serviços à clientela de maior renda. Ainda viriam o Banco Aliança S.A., em 1970, o Banco Português do Brasil S.A., em 1973, e o Banco União Comercial S.A., numa complexa, mas bem-sucedida operação, em 1974. Após 30 anos da sua criação, o banco já ocupava o segundo lugar em volumes de depósitos de todo sistema bancário nacional e possuía mais de 500 agências espalhadas pelo país. Seu nome, a partir desse momento seria simplesmente, Banco Itaú S.A.

O Banco Moreira Salles, em 1967 mudou sua denominação para União de Bancos Brasileiros. Em 1970, assume o Banco Predial e em 1974 inaugura em París, sua primeira agência no exterior.

Em 1970 até 1990, a economia brasileira é marcada por baixo crescimento, alta na inflação e aumento da dívida externa. Novas fusões e incorporaçõesaconteceram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com