TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embraer

Casos: Embraer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta como objetivo analisar a situação econômico-financeira da Embraer. Para que o objetivo seja alcançado é apresentada inicialmente uma contextualização, a qual visa apresentar um breve histórico, a estrutura e a situação do mercado que a empresa se encontra. Após, são apresentadas as análises horizontal e vertical do balanço patrimonial e da DRE dos anos 2011, 2012 e 2013. São apresentados também índices de liquidez, de eficiência operacional, de endividamento e de rentabilidade.

Por fim, com a compilação e análise das informações encontradas são feitas considerações a respeito da situação da empresa, bem como recomendações para que essa seja mantida ou melhorada.

A escolha da empresa foi feita primeiramente por se tratar de uma organização mundialmente conhecida e com grande abrangência, além de se tratar de um mercado pautado em desenvolvimento de alta tecnologia. Por ter capital aberto, suas informações e balanços são de fácil acesso ao público, favorecendo a pesquisa.

2 EMPRESA

Criada em 1969, a Embraer S.A. tinha como objetivo inicial a construção de um hangar capaz de produzir duas aeronaves Bandeirantes por mês e contava com pouco mais de 500 empregados. Afetada pela crise de 1980, a empresa quase chegou à beira da falência, em 1994 foi privatizada; e hoje 20 anos depois é a terceira maior fabricante de jatos do mundo. Com clientes em todo o mundo e importantes parceiros de renome internacional, a Embraer é hoje uma das maiores exportadoras brasileiras, contando com mais de 19000 funcionários e com 86 companhias aéreas em 57 países. Tornando-se assim uma das empresas mais valiosas a serem negociadas pela Bovespa, distribuindo seus dividendos não apenas entre os acionistas, mas também entre seus funcionários.

A sede da Embraer se localiza no Brasil, na cidade de São José dos Campos, São Paulo. Ainda no Brasil, a Empresa conta com unidades nas cidades de São José dos Campos, Gavião Peixoto, Botucatu e Sorocaba, além de centros logísticos nas cidades de Taubaté e Campinas; um Centro de Engenharia e Tecnologia, na cidade de Belo Horizonte, e escritórios nas cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A Embraer conta ainda com escritórios e unidades nos EUA, Reino Unido, Irlanda, Holanda, China, Singapura, Portugal e França. No ano de 2013, a receita líquida da Embraer foi de R$ 13.635,8 milhões, sendo 53% oriundos da Aviação Comercial. A carteira de pedidos firmes a entregar alcançou US$ 18,2 bilhões.

Entre os produtos oferecidos pela empresa estão aviões comerciais, com destaque para os modelos Embraer 195 e Embraer 190, executivos, como os modelos Legacy 650, Legacy 600 e Lineage 1000, modelos utilizados para defesa e segurança, podendo citar os modelos KC-390, Embraer 145 AEW&C, Supertucano, entre outros, assim como o avião desenvolvido destinado ao uso agrícola, o modelo Ipanema o qual compõe mais de 50% da frota de aeronaves agrícolas brasileira.

A Embraer também mostra preocupação com as questões ambientais, investindo ativamente em seu Sistema Integrado de Gestão do Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho e Qualidade, denominado SIG-MASSQ, o qual consiste em atividades e procedimentos em âmbito coorporativo que buscam atender aos requisitos de seus clientes e da sociedade como um todo, isso se comprova pela entidade externa e reconhecida mundialmente a ABS Quality Evaluations. Além disso, é a primeira empresa aeronáutica no mundo a possuir a certificação ISO 14001, tendo essa sido conquistada no ano de 2002.

Mesmo o mercado de aviação sendo um mercado que conta com um número de empresas não tão expressivo, ao ser comparado com um mercado mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com