TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedor e empresário

Tese: Empreendedor e empresário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Tese  •  2.591 Palavras (11 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 11

Empresário e Empreendedor

Paletta(2001) Hoje para ser um " Cara de Sucesso" temos que conciliar o empreendedor e o empresário, um completa o outro, e a soma destas competencias é o resultado de um " Empresário de Sucesso".

O empreendedor é aquele que inicializa o projeto a ação, já o empresário é o responsavel pelo bom funcionamento e das responsabilidades administrativas e burocraticas. Não existe uma regra de que o empreendedor e o empresário precisa ser pessoas distintas, o empreendedor pode sim ser um empresário de sucesso, assim, é o mesmo do empresário ser um bom empreendedor.

A importância de abrir seu próprio negocio vem da realização pessoal e da independência financeira e do poder hierarquico que o próprio negocio pode proporcionar ao nosso empreendedor de sucesso.

Para conseguir tais sucessos existem adjetivos indispensaveis que caracteriza um empreendedor (Palleta (2001) P18 á p21).

Características do Empreendedor

• Disposição para assumir riscos

• Liderança

• Persistência

• Flexibilidade

• Organização

• Conhecimento da área

• Criatividade

• Atualização

• Espirito Inovador

• Instinto Empresarial

• Necessidade de realizar

• Auto-avaliação

Palleta (2011) ,P14 e P15 define ( " O cidadão, muitas vezes, é levado a abertura de novos negócios, porém muitas vezes não esta preparado para tal. Para encarar esta nova etapa, o empreendedor precisa conhecer as varias fases de um negocio tais como: mercado, legislação,padrões de qualidade, necessidades de capital, formas de gerenciamento, burocracia, entre outros detalhes necessários para a abertura de uma nova empresa).

Identificar oportunidades envolvendo informações que permitam identificar a influência de alguns fatores sobre os resoltados dos negócios entre eles:

Sazonalidade

Sazonalidade é um fenômeno que e caracterizado pela instabilidade entre oferta e demanda nos determinados períodos do ano. Ou seja, faz referência as estações ou época determinadas no ano, caracterizando uma estação, estacional, em que a empresa tem menos lucros, é a época que os negócios infelizmente não da muito certo.

Exemplo de alguns negócios com sazonalidade bem definidas são as sorveteria, fabricas de gelo, choperias. A melhor maneira de se lidar com a sazonalidade e ter uma mente aberta e ser ousado. Isso geralmente requer uma grande quantidade de energia.

Situação Econômica

O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se atualmente em bom momento de expansão. Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking das maiores economias do mundo (dados de 2013).

O Brasil possui uma economia aberta e inserida no processo de globalização.

Hoje seria uma situação muito interessante para começar a empreender pois o mercado esta aquecido e com todos os dados apontados, esta é a hora de empreender.

As organizações vem evoluindo ampliando sua visão de forma a mudar sua relação com o meio em que esta inserida, dando uma maior ênfase nas relações com o meio ambiente e com a sociedade. Gradualmente mais empresas vem procurando atender as ambições da sociedade implantando programas de qualidade para seus produtos e serviços adquirindo equipamentos que protegem o meio ambiente e investindo em programas sociais para atender aos funcionários e a comunidade onde a empresa esta instalada.

As empresas que aderirem este novo perfil necessitam mostrar a quantia dos benefícios gerados alem dos lucros, que incorporam seu patrimônio. Desde sua origem a contabilidade vem avançando de forma a demonstrar sempre a situação patrimonial da empresa evoluindo da simples função de controle do patrimônio e da riqueza gerada pela entidade, através de controles simples para uma posição de destaque passando a ter uma importância cada vez maior para os usuários no processo de tomada de decisão.

Segundo LUDICIBUS (2000, p44) a estrutura conceitual básica da contabilidade responde a estímulos informativo dos vários setores da economia, através de mecanismos próprios, mostrando se essencialmente util.

A contabilidade gera adversos usuários informações, as quais devem ser relevantes, precisas, uteis e fornecidas em tempo hábil para a tomada de decisão, a partir dessas informações são feitos relatórios os quais vem ajudar na preparação das demonstrações contábeis, sendo estas publicadas com intuito de tornar publica a situação econômica e financeira das empresas.Porem grande parte dos usuário externos tem dificuldade de compreender as informações presentes nessas demonstrações já que são altamente técnicas.

No Brasil existe uma grande falta de profissionalização da administração nas micro e pequenas empresas o que vem causar a escassez de dados e informações financeiras contribuindo para a alta taxa de mortalidade dessas empresas, com isso ha uma necessidade de obtenção de demonstrativos financeiros para que se possa realizar uma melhor analise da situação econômico-financeira de sua gestão interna assim o balanço perguntado, sendo uma ferramenta para levantamento de informações por meio de uma pesquisa antecipada, permite observar a situação econômica e financeiras das micro e pequena empresas servindo como meio de planejamento e gestão empresarial.

De acordo com o SEBRAE (2006), um dos motivos pelos quais grande parte das pequenas empresas morrem antes de completarem 5 anos é a Falta de Planejamento. Muitas vezes, o futuro empreendedor arrisca-se na abertura de um negócio sem realizar um planejamento adequado do mesmo.

Para que as chances de sucesso dos pequenos negócios venham a aumentar, segundo SEBRAE (2006), é preciso melhorar o preparo dos empreendedores em termos de atitude empreendedora, planejamento e gestão empresarial; além de melhorar o ambiente econômico, a partir de políticas públicas.

Segundo SEBRAE (2008), existem 5 milhões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com