TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorimos

Seminário: Empreendedorimos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Seminário  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

1- Faça um resumo ou liste em sua opinião, as reais qualidades que uma pessoa deva ter para ser considerada empreendedora.

Iniciativa: a busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar;

Perseverança: as dificuldades vão acontecer, até porque os empresários de micro e pequena empresa muitas vezes são solitários. "Não se pode desistir"

Coragem para correr riscos: arriscar-se faz parte do ato de empreender. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Se tiver as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado;

Capacidade de planejamento: ter a visão de onde está aonde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio. Monitorar, corrigir e rever. "Isso pressupõe que se avaliem as melhores alternativas para alcançar seus objetivos estabelecidos durante o planejamento"

Eficiência e qualidade: as pequenas empresas dispõem de menos recursos, então precisam garantir que eles sejam bem aproveitados. É preciso conquistar o cliente, o público alvo e direcionar os esforços;

Rede de contatos: é importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos. "A gente começa a desenvolver nossa rede de contatos com a família, amigos, vizinhos e antigas experiências”. Deve-se trazer isto para a sua realidade de negócio.

Liderança: "O empreendedor deve ser o líder na sua empresa". Ele deve ser um bom ouvinte e deve saber estimular permanentemente a equipe, motivá-la e deixá-la comprometida. "Ele deve também ser um gestor de pessoas", completa o consultor.

2- Avalie um negócio (comércio) de sua região, e aponte as características empreendedoras que esse local tem que são positivas na sua visão como cliente.

Vou citar uma mercearia aberta no meu bairro: a meu ver um dos principais fatores que levaram essa mercearia a ser um bom negócio, foi o fato de defasagem com foco nesta área, havendo moradores com dificuldades e necessitando de um comercio do tipo, por isso, vejo esse comerciante como um bom empreendedor, analisando a necessidade dos moradores e conseguindo satisfazê-lo com bom atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com