TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Dissertações: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2013  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

A logística surgiu desde os primórdios interpretados inicialmente nas primeiras guerras onde se fazia necessário uma estratégia militar, relacionando a movimentação e coordenação de tropa, armamentos e munições para locais necessários.

Já nos dias de hoje, em tempos de globalização e de alta competitividade empresarial, a

logística, torna-se o grande diferencial no que diz respeito á gestão administrativa.

Segundo Ballou (1998), a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.

Para Pires (1998), a logística engloba o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, custos efetivos de fluxos e estoque de matéria-prima, estoque circulante, mercadorias acabadas e informações relacionadas do ponto de origem ao ponto de consumo com a finalidade de atender aos requisitos do cliente.

Já á Logística empresarial nasceu da importância da redução de custos nas empresas e na maior importância que se dá hoje em atendimento das necessidades dos clientes. Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, se antecipando a prováveis problemas que possa vir a enfrentar.

Novaes (2003) comenta que a Logística moderna procura coligar todos os elementos do processo – prazos, integração de setores da empresa e formação de parcerias com fornecedores e clientes – para satisfazer as necessidades e preferências dos consumidores finais.

Tendo em vista o mundo de hoje cada vez mais competitivo em um mercado global, exige das empresas que estejam preparadas a novos desafios que são trazidos por toda essa tecnologia.

Este estudo de caso foi realizado em uma empresa em Blumenau –SC, no ramo de utensílios doméstico.A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa através do site da própria empresa tendo como objetivo analisar o processo logístico da empresa, para ressaltar de como este processo funciona e como ocorre este planejamento.

2 PLANEJAMENTO LOGÍSTICO

Temos Bowersox (2001), que faz referência da importância de conhecer as principais atividades para controlar e planejar de forma adequada. É de competência da Logística a coordenação de áreas funcionais da empresa desde a avaliação de um projeto de rede, englobando localização das instalações, sistema de informação, transporte,suprimentos,armazenagem até se atingir um processo de criação de valor para o cliente,é de grande importância no planejamento logístico.

Pode-se dizer que o planejamento estratégico de logística é um processo que requer uma compreensão de como diferentes elementos e atividades de logística interagem em termos de troca e o custo total para a organização. Somente por entender a estratégia corporativa pode a empresa melhor formular sua própria estratégia.

Day (1999) apontou que a determinação de estratégias tem por objetivo buscar vantagens competitivas sobre os concorrentes e também manter as vantagens já existentes. Para Porter (1999), o gestor, no esforço de melhor posicionar a empresa no ambiente, ou buscando influenciá-lo a favor da empresa, deve conhecer e compreender os fatores ambientais predominantes no contexto. É importante salientar que o mercado não é algo fixo, mas sim, um ambiente onde as mudanças ocorrem de forma rápida, exigindo das empresas estratégias flexíveis para aumentar a possibilidade de alcançar o desempenho esperado.

Este novo cenário vem obrigando as empresas a redefinirem suas formas de gestão para manterem a viabilidade de seus negócios. Com todas estas mudanças, os clientes passaram a desfrutar de serviços alternativos e diferenciados o que, cada vez mais, incitou o aumento de suas exigências em relação ao nível de serviço oferecido. Atualmente, os clientes, acabam negociando e fechando contratos comerciais apenas com empresas que possam realmente atender aos seus desejos, com um custo razoavelmente aceitável.

Segundo Ballou (2001) a logística envolve todas as operações relacionadas com planejamento e controle de produção, movimentação de materiais, embalagem, armazenagem e expedição, distribuição física, transporte e sistemas de comunicação que, realizadas de modo sincronizado, podem fazer com que as empresas agreguem valor aos serviços oferecidos aos clientes e também oportunizando um diferencial competitivo perante a concorrência.

No processo de elaboração de um planejamento logístico deve-se ficar claro que nem tudo que foi planejado funcionará perfeitamente o tempo todo. Wright et al. (2000) afirmam que, quando implementada a estratégia, no desenvolver das atividades, serão necessárias modificações à medida que as condições ambientais ou organizacionais sofrerem alterações, sendo que estas alterações são, muitas vezes, difíceis de serem previstas.

2.1 LOGÍSTICA INTERNA E EXTERNA

A logística pode ser classificada em interna e externa. Enquanto a interna refere-se ao processo de recebimento, armazenagem, controle e distribuição dos materiais utilizados dentro de uma organização, a externa está relacionada a toda movimentação de mercadoria de uma empresa à outra.

Para Moura (1998), a logística interna trata do gerenciamento dos processos internos de abastecimento, armazenamento, transporte e distribuição das mercadorias dentro da organização, atendendo suas demandas internas.

Na visão de Porter (1989), a logística interna é importante para as organizações, pois oferece condições materiais necessárias a um custo justo para que elas possam desenvolver suas atividades com eficiência e eficácia.

Nesse sentido, as entidades que desprezarem esta atividade, poderão comprometer o desenvolvimento de suas estratégias. Desse modo, o estudo e o desenvolvimento da logística interna oportunizam à organização a obtenção de vantagens competitivas perante seus concorrentes.

No que tange à logística externa, pode-se afirmar que compreende as entregas realizadas dentro do prazo pelo fornecedor ao comprador, o recebimento de produto de acordo com especificações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com