TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Artigos Científicos: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  1.399 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDOS DISCIPLINARES

Questão 1 : Analise o seguinte trecho publicado na revista exame, pelo jornalista David Cohen: “(...) o espírito empreendedor é um dos fatores essenciais para aumentar a riqueza do país e melhorar as condições de vida de seus cidadãos. Essa afirmação leva imediatamente a duas questões.

A primeira: o que é espírito empreendedor? E a segunda: é possível ensinar uma pessoa a se tornar empreendedora? Quem de forma mais clara definiu a figura do empreendedor e sua importância para a economia capitalista foi o economista austríaco Joseph Schumpeter.”

Identifique a alternativa que melhor descreve a questão de porquê ensinar empreendedorismo:

a) é necessário um ensino com o uso de metodologia de práticas administrativas e ética, já que o empreendedor é uma pessoa que assume riscos calculados.

b) é necessário um estudo de oportunidades regionais para poder atuar com empreendedorismo já que pessoas que arriscam empreender devem começar sempre com pequenas empresas.

c) o aprendizado em empreendedorismo é parte irrelevante, pois o verdadeiro empreendedor nasce com essa característica e usa o aprendizado apenas para recursos tecnológicos que o ajudem a crescer em seus negócios.

d) é necessário um ensino qualificado em técnicas de marketing, garantindo um sucesso profissional de pessoas que precisam atuar de forma diferenciada no mercado.

e) é necessário um ensino que aborde questões administrativas, voltadas principalmente a administração financeira pois isso auxilia no fator de aumentar a riqueza no país.

JUSTIFICATIVA:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 02 - Você é responsável pelo novo desenho organizacional de sua empresa e, com base nos seus conhecimentos de empowerment, você busca um número ideal de subordinados que se reportam diretamente a um supervisor, isto é, uma amplitude de controle ótima para a sua estrutura. Para tal, você considera que a amplitude deve ser maior quando

a) o homem se autoproduz; desenvolve habilidades e imaginação; aprende a conhecer as forças da natureza e a desafiá-las;

b) o administrador não é altamente capacitado.

c) os cargos são diferentes e as medidas de desempenho, comparáveis.

d) os subordinados não são altamente treinados.

e) os subordinados preferem ter autonomia a um controle cerrado da supervisão.

JUSTIFICATIVA:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3 - O empreendedorismo é um dos grandes fenômenos do século XXI, ao ponto de “pesquisadores o estudarem, escolas quererem ensiná-lo, governos quererem subsidiá-lo, organizações quererem apoiá-lo e todos quererem ser empreendedores, independentemente do que fazem” (HASHIMOTO, Marcos, Espírito empreendedor nas organizações, 2006). Isto significa que o empreendedorismo é:

a) uma característica de determinadas pessoas para o sucesso nos negócios.

b) uma forma de ensino e aprendizado que determinadas pessoas receberam e as fazem ter sucesso nos negócios.

c) uma maneira de ter um negócio próprio e desenvolvê-lo com sucesso.

d) uma espécie de iniciativa que organiza e administra os negócios com sucesso.

e) característica de pessoas realizadoras, que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar organizações de negócios.

JUSTIFICATIVA:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4 - “O empreendedorismo corporativo possui ampla gama de aplicações. É difícil afirmar categoricamente que uma empresa é ou não intraempreendedora. Qualquer funcionário que por iniciativa própria promove alguma mudança dentro ou fora do seu espaço de trabalho, para o qual ele não é originalmente pago, pode, a rigor, ser considerado um empreendedor corporativo”(HASHIMOTO-2006). Espírito empreendedor nas organizações, 2006). Por isso podemos classificar algumas iniciativas como intra-empreendedoras como:

I. As novas contratações para as funções abandonadas.

II. As modificações de horários para os turnos da empresa.

III. A criação e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

IV. Permitir que as pessoas tenham a liberdade de conduzir

iniciativas pessoais

V. Criar mecanismos/processos para a revisão de paradigmas e pressupostos que levam a um processo de ruptura

Assinale a alternativa correta.

a) I, II e III estão corretas.

b) II, III e IV estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com