TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Trabalho Escolar: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

- Joseph Schumpeter “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais.”

- Dornelas (2005, p.39), empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidade.

- Dolabela (1999, p.43) define empreendedorismo como sendo uma ciência onde são estudados os aspectos referentes ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.

- Segundo Chiavenato: “o empreendedorismo é iniciar ou operar um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente”.

- segundo kizner, “Empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente.

Características de um empreendedor:

- Técnicas: Envolve saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe.

- Gerenciais: Incluem as áreas envolvidas na criação e gerenciamento da empresa (marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, planejamento e controle).

- Características pessoais: Ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ter ousadia, persistente, visionário, ter iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter paixão pelo que faz.

Por que estudar empreendedorismo?

Estudar empreendedorismo para se preparar e ter conhecimento necessário para empreendeder com um novo negócio ou um novo produto ou um novo setor dentro de uma empresa e minimizar os riscos de fracasso com analises fundamentadas e planejamento

Qual a motivação que leva as pessoas a discutirem o assunto?

A motivação das pessoas ocorre devido a fatores externos, ambientais e sociais, a aptidões pessoais somatório ou a um somatório de todos estes fatores, que são críticos para o surgimento e o crescimento de uma nova empresa.

Há pelo menos 8 tipos de empreendedores citados como possíveis (maneiras de classificar um empreendedor). Cite pelo menos um exemplo para cada um dos 8 tipos. O que os diferencia? O que eles têm em comum?

O empreendedor é um super-homem ou apenas um administrador?

Designa-se por Mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da

oferta e da procura.

A Análise de Mercado é algo distinto porque consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a vontade de utilizar os produtos e serviços que a sua empresa pretende oferecer e satisfazê-lo na etapa final da ação.

O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize.

- Identificar e avaliar os recursos disponíveis no mercado,

especialmente no mercado local, e as possibilidades de

ampliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com