TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Artigo: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  155 Visualizações

Roteiro para Analise de Oportunidades

Há um roteiro conhecido como 3 M´s que auxilia o empreendedor a avaliar o potencial da oportunidade, pode ser aplicado antes ou depois dos critérios listados na mesma. É aconselhável que ambos sejam utilizados para qualquer ideia para saber se, primeiro, haverá oportunidade, e segundo, quais serão mais interessantes.

Os 3 M´s são definidos como “ Demanda de Mercado, Tamanho e Estrutura do Mercado, e “Analise de Margem”.

• Demanda de Mercado: O empreendedor deverá estudar qual publico deseja atingir. Qual será a durabilidade do serviço no mercado, acessibilidade dos clientes, como os clientes veem a empresa referente a valores de serviços, estipular um potencial de crescimento, se 10, 15,20% anual.

• Tamanho e Estrutura do Mercado: analisar possíveis possibilidades de entrada, saturação de mercado, quantidade de concorrentes, trabalhar de forma diferenciada, analise do poder dos compradores, competidores, fornecedores e substitutos.

• Analise de Margem: utilizar percentagem ou valor acrescentado ao custo de produção de um bem ou serviço para determinar o seu preço de venda.

Os 3 M´s são uma forma do empreendedor avaliar melhores oportunidades para serem desenvolvidas e capitalizadas. É recomendável sempre fazer um check list logo no inicio da avaliação, quando se esta colocando a ideia no papel.

Concluído todo o processo de estudos, o empreendedor deve começar o planejamento da implementação de negócios.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com