TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo E Identificacao De Oportunidades

Casos: Empreendedorismo E Identificacao De Oportunidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.649 Palavras (11 Páginas)  •  1.756 Visualizações

Página 1 de 11

Empreendedorismo e identificação de oportunidades

Por sebraemgcomvoce em 14 de janeiro de 2011 | Categoria: Sem categoria

Afinal, o que é uma oportunidade de negócio e como identificá-la? Questões sempre presentes entre os empreendedores e muito importantes para as empresas, a identificação e o aproveitamento de oportunidades são condições para entrada, sobrevivência e permanência no mercado. É no campo do pensamento que surgem muitas idéias e oportunidades, que também podem ser descobertas no mercado.

Há diferenças entre ideia e oportunidade de negócio. Uma ideia, mesmo sendo criativa, nem sempre representa uma oportunidade, por não poder ser realizada ou por não atender a uma necessidade humana. Já a oportunidade é caracterizada por um conjunto de eventos, situações ou circunstâncias que permitem a geração de mudanças positivas na empresa, entre os clientes ou até na vida.

Para que isso ocorra, é fundamental levantar informações atualizadas e conhecer o mercado, tendências, necessidades e o que realmente faz diferença para o cliente. O domínio desse conhecimento terá como resposta a aceitação e valorização da nova empresa, de uma atividade, de um produto ou serviço. Não basta, portanto, sair por aí tendo idéias, para ter sucesso num novo empreendimento.

A oportunidade deve ser viável e, para aproveitá-la, o empreendedor precisa dispor ou ser capaz de se organizar de forma a gerar os recursos necessários – técnicos, humanos, estruturais ou financeiros -, desenvolvendo esforços sem comprometer o que já realiza ou tornando a empresa pouco competitiva, por não ter a habilidade necessária para se implantar a nova iniciativa no setor em que já atua.

As oportunidades estão espalhadas por todos os cantos, camufladas nas imperfeições do mercado, no alto custo operacional, no mau atendimento, na baixa qualidade de produtos ou serviços, nos desejos e necessidades mal ou não satisfeitas, nos estados de humor e espírito dos consumidores, nas mudanças relativas à saúde, alimentação e lazer, nas tendências.

Uma idéia, uma opinião e uma experiência podem não ser, necessariamente, uma oportunidade, mas uma oportunidade depende sempre de uma boa idéia. Quem pretende empreender não pode cair de paraquedas num novo negócio, numa nova atividade ou serviço. Deve estar sempre atento às necessidades de seus clientes e, consequentemente, às verdadeiras oportunidades de empreendimento.

Fábio Petruceli Carayon Bastos – Sebrae-MG

http://sebraemgcomvoce.com.br/2011/01/14/empreendedorismo-e-identificacao-de-oportunidades/

Empreendedorismo

By favc | Studymode.com

ETAPA 2 – Passo 1 – Empreendedorismo.

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

O bom empreendedorismo nada mais é do que uma forma de estar na vida. É algo que está dentro de cada ser humando como um desejo que controlamos a nossa própria vida, o nosso próprio destino.

Para ser um otimo empreendedor deve-se saber administrar pessoas e recursos, aonde o empreendedor acaba não sendo só aquele que tem como responsabilidade atividades relacionada ao lado empresárial, mas, sobretudo todo aquele que por força do crescimento interno ou externo, tem por obrigação ser produtivo tanto como pessoa como empreendedor.

Segundo Schumpeter o empreendedor nada mais é do que aquele que destroi a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, para a criação de novas formas de organizações ou pela exploração de novos recursos e materiais.

Em um momento aonde a globalização e o capital intelectual emergem como base para os modernos conceitos de produtividade e competitividade, somente com a constante adaptabilidade do profissional aos novos paradigmas de gestão é que acaba por permitir o seu sucesso na Sociedade com um bom conhecimento.

Para o empreendedor iniciar um novo projeto ou negócio deve-se primeiramente fazer estudos de mercado e dos fatores que acabam por envolver, procurando assim conhecer profundamente qual o mercado existente, concorrentes para oseu produto ou serviço.

Quando se tem uma condição de desequilibrio no interior do empreendedor causada por carencia de algo da-se o nome de necessidade. É o que o dinamiza e predispõe para determinados tipos de comportamentos. Essa necessidade pode acabar sendo satisfeita e frustada, ou até mesmo compensada quando transferida para outro objetivo.O que leva o empreendedor a agir, tomar atitudes é quando surge o rompimento do estado de equilibrio interno do organismo, causando um estado de tensão e insastisfação.

Um empreendedor de sucesso é aquele que não se cansa de observar negócios, com uma constante procura por novas oportunidades, seja no caminho de casa, do trabalho, nas compras, nas férias, lendo uma revista ou jornal e até assistindo um programa de televisão.

Tendo que ter a curiosidade e estar sempre atento a qualquer oportunidades de conhecer melhor um emprendimento.

O verdadeiro empreendedor vai muito mais longe do que simplesmente identificar e avaliar os negócios que encontra pelo caminho. Ele analisa e faz previsões sobre o seu sucesso e periodicamente volta para ver se o seu objetivo foi correto.

O ponto mais importante para um empreendedor é como ele utiliza sua idéia, sendo inédita ou não, com uma forma de transforma-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer.

As vezes o empreendedor não consegue ter uma visão de futuro e ficaranos sem aproveitar a oportunidade de desnvolver um novo produto, ganhar um novo mercado ou até mesmo estabelecer uma parceria que o diferencie dos seus concorrentes.

Para que um empreendimento obtenha êxito é de suma impotância traçar um caminho a ser seguido baseando em um objetivo, pois o mercado atinge todos os consumidores em potencial que compartilham de uma necessidade ou desejo especifico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que irá satisfazer a necessidade ou desejo.

Para isso acontecer o planejamento deve ser um negócio aonde envolva uma série de informações sobre o ambiente em que este será desenvolvido. Com isso torna-se necessário ordenar e planejar as ações a serem executadas, visando aperfeiçoar as potencialidades de sucesso.

Ter um planejamento nada mais é do que os administradores pensarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com