TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo: Identificando Oportunidade

Artigo: Empreendedorismo: Identificando Oportunidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Artigo  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 4

CAPÍTULO 3

Identificando Oportunidades – Parte 1

Na verdade o mais importante de um ideia é como o Empreendedor vai utilizá-la, de modo à transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer. Assim, concluímos que as Oportunidades são únicas, podendo o empreendedor ficar muito tempo sem observar ou aproveitar um oportunidade de desenvolver um produto novo, ganhar novos mercados ou estabelecer parcerias.

Logo, empreendedores são apaixonados, pois acreditam piamente que suas ideias são únicas, que seus produtos são únicos e que não terão concorrentes, na verdade, todas essas premissas são relativas.

Uma ideia considerada revolucionária pelo Empreendedor não representa sucesso nos negócios, na verdade, há extrema necessidade de um planejamento prévio, relacionado à análise do mercado, consumidores potenciais, analisar o momento, ou seja, se é oportuno ou não para àquele negócio, e principalmente, verificar se haverá ou não concorrência.

Uma ideia certa no momento errado, pode acarretar problemas sérios a salubridade do Empreendimento, vez que dependendo do seguimento, as coisas podem ou não evoluir com determinada velocidade, ou por exemplo, estar a ideia ultrapassada ou além da realidade, sendo a experiência um fator crucial, vez que pouca ou nenhuma experiência, podem acarretar resultados indesejados.

Assim sendo, quando não se possui muita experiência naquilo que se deseja empreender, é aconselhável agir com cautela, não arriscando tudo que tem.

Os Empreendedores estão sempre atrás de novas ideias de negócio e de verdadeiras oportunidades de mercado, estando atentos à tudo que ocorre à sua volta, são curiosos, questionadores, procuram sempre saber a causa / efeito das coisas através de experiências, ou seja, as novas ideias dos Empreendedores surgem porque sempre estão com suas mentes abertas às novas experiências, novos desafios ou coisas novas, neste sentido, qualquer fonte de informação para o Empreendedor é sempre um ponto de partida, um exemplo dito seria o brainstorming (tempestade/chuva de ideias), onde buscando conversar ou se agrupar com pessoas de vários níveis intelectuais, os Empreendedores captam as mais diversas ideias e as agrupam num objetivo comum, descobrindo oportunidades.

Outras fontes de ideia dos Empreendedores seriam os acontecimentos e/ou necessidades de sua região, a mídia (escrita, televisionada e virtual), pesquisas de campo, conferências e etc.

Neste contexto, a partir de uma ideia, deve-se verificar se existe ali uma oportunidade, o que não é tarefa fácil, pois implica a análise criteriosa de vários fatores já mencionados, tais como, mercado, consumidores potenciais, concorrência e etc. Em resumo, o Empreendedor não deve colocar a “carroça na frente dos bois”, deve dar um passo de cada vez até atingir todo conhecimento necessário para iniciar seu Empreendimento, devendo agir com flexibilidade diante de desafios, tentando na medida do possível tomar as decisões mais corretas e seguras, sem arriscar muito, devendo concomitantemente aprender com seus erros.

Assim, o Empreendedor deve critoriosamente avaliar antes de agir:

a) Mercado: as vezes, quanto maior o mercado, maiores são as possibilidade de crescimento rápido do Empreendimento, no entanto, devem ser observados outros fatores relacionados à concorrência, possíveis consumidores, aceitabilidade do produto ou serviço, logística (comercialização, distribuição e entrega), preços praticáveis e etc.

b) Análise Econômica: envolve criteriosa análise do possível retorno financeiro do negócio, pois não adianta empreender se o retorno financeiro não compensar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com