TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo. Empresário

Tese: Empreendedorismo. Empresário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Tese  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 5

Empreendedorismo

1 – O empreendedor nasce pronto (apenas os predestinados podem ser empreendedores ou será que qualquer pessoa pode se tornar um)?Justifique analisando experiências dos colegas, informações contidas até agora e registre um exemplo.

Empreender não é para todos? Esta é pergunta que escutamos na maioria das vezes, realmente não será, caso exista falta de interesse, descompromisso, medo e também certa falta de liderança. Da mesma forma que não existe líder pronto, também não existe empreendedor pronto. Pois para empreender é necessário, estudar, se aprofundar, conhecer o mercado, gostar de desafios e muitas vezes contar com a necessidade como forma de impulsionar esse instinto. Mas a chave mestre para empreender é atitude, pois sem ela não vamos a lugar nenhum, existem pessoas que já nascem com o esse suposto dom e outras buscam exercitar e desenvolver, de forma que deve ser trabalhada, e bem treinada, algo que vem desde a criação e até mesmo como a pessoa conduz seus pensamentos.

Ninguém nasce sabendo nada, devemos aprender para crescer. Um empreendedor precisa ter algumas características que facilitem suas ações, que tanto podem fazer parte de sua personalidade, quanto serem desenvolvidas, ou seja, enxergar além do óbvio. Todos nós somos empreendedores natos. No entanto, certos indivíduos desenvolvem melhor esta capacidade e conseguem resultados expressivos. Na matriz da nossa personalidade destacam-se virtudes, talentos e outros recursos que determinarão nossas escolhas, comportamentos e experiência de percurso. Enfim, esse assunto é muito complexo.

Temos como exemplo o colega Leandro Bergmann ele não é um empreendedor nato (pronto) mas com suas experiências ao longo de sua vida os erros que cometeu foi obtendo mais discernimento e sabedoria para que suas devidas experiências e através de exemplos bem e mal sucedidos e através do conhecimento secular ele possa se tornar ou esta se tornando um bom empreendedor

(FALTA EXEMPLO, PESSOAL AJUDA AI?!...ACHO QUE PODERIA SER A DO LEANDRO BERGMANN, O QUE ACHAM?)

2 – Conclua o que é empreendedorismo, descreva a importância dele para as empresas, considerando o mercado dinâmico em que vivemos nos dias atuais.

Empreendedorismo é o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a criação de projetos técnicos, científicos e empresariais. E a perfeita implementação destas oportunidades leva a criação de negócios de sucesso. O termo empreender significa realizar, fazer ou executar. O empreendedorismo é essencial para a geração de recursos financeiros dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e criando melhorando as condições de vida da população. É também um fator de grande importância na geração de novos empregos levando cada vez mais os jovens a ingressar na carreira profissional, induzindo a competitividade no mercado e elevação da renda.

(QUEM TIVER MAIS ALGUMA IDÉIA COLOCA AI?!)

3 – Existe certa confusão entre os termos (empreendedor/empresário).Diz-se que um empresário pode ser empreendedor, mas que um empreendedor nem sempre é um empresário. Você concorda ou discorda dessa afirmativa? Argumente dando suporte a sua resposta.

Existe uma diferença conceitual e prática entre os dois termos.

O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

Nem todo empreendedor é empresário, enquanto nem todo o empresário é empreendedor. Não faltam teóricos que tentam explicar os fatores psicológicos e, até mesmo genéticos, que formam uma personalidade empreendedora ou não.

Empreendedor

O empreendedor costuma ter boas ideias, não somente quando cria uma empresa, mas durante toda a existência dela, desfruta de uma motivação pouco comum, tem isso como ideal, como um sonho, tendo iniciativa de renovação, criando sempre maneiras de aprimorar sua ideia, sua organização e sua vida. Uma definição que talvez melhor reflita o espírito empreendedor seja a de Joseph Schumpeter (1949): “ O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviço, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais Tem a capacidade de enxergar objetivos com clareza, além do obvio, e traçar planos para atingi-los em prazos pré-estabelecidos. O que o diferencia de outras pessoas é saber identificar oportunidades nos locais mais improváveis. Tende a se mostrar um ótimo negociador, sabendo montar um projeto e ainda colocá-lo em prática, mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com