TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo. GESTÃO

Artigo: Empreendedorismo. GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Artigo  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

EMPREENDEDORISMO

Para compreender melhor antes de apresentar seu conceito e suas características principais é preciso saber a origem da palavra empreendedorismo. Seu vocábulo vem da palavra imprehendere do latim, tendo como seu representante o empreender que surgiu na língua portuguesa durante o século XV. De acordo com o dicionário etimológico Nova Fronteira surgiu na língua portuguesa não mais no século XV, mas sim no século seguinte. Entretanto, a expressão empreendedorismo assemelha-se de origem francesa entrepreneur e do sufixo inglês ship.

Para tanto, empreendedorismo significa “a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma idéia por meio da aplicação de criatividade, capacidade de transformar e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria” (DINIZ, 2010, p.1)

O empreendedor possui a habilidade de criar e constituir algo a partir de muito pouco ou do quase nada. Essencialmente, o empreender significa o ato criativo. É a concentração de energia no iniciar e continuar um empreendedorismo. É o desenvolver de uma organização em oposição a observá-la, analisá-la ou descrevê-la. Mas, é também a sensibilidade individual para perceber uma oportunidade quando outros enxergam caos, contradições e confusão. É o possuir de competências para descobrir e controlar recursos aplicando-os da forma produtiva.

Diante a classe dos administradores o empreendedorismo não é visto como uma característica de personalidade, ainda que seja algo distinto, tanto nos indivíduos como nas instituições empreendedoras. O empreendedorismo é visto atualmente como um comportamento ou um processo para dar inicio e desenvolver um negócio ou um conjunto de atividades como resultados positivos, por conseguinte, é a criação de valor através do desenvolvimento de uma organização.

Todavia, o empreendedor é visto como elemento de criatividade, com capacidade para lidar melhor com o desconhecido, investigando minuciosamente o futuro, tornando diferentes as possibilidades probabilidades e caos em harmonia. Mas, muitos dizem que todas as personalidades fortemente empreendedoras apresentam máxima necessidade de exercer controle.

Para as pessoas que estão ligadas ao empreendedor, suas transformações podem gerar desconforto e confusão na realização das atividades, devido estes acontecimentos muitas vezes o empreendedor adianta-se aos outros. Quanto maior a dianteira dele, mais esforço será necessário para arrastar os outros com ele.

Em razão as transformações tecnológicas e sócio-economicas investigadas em escala mundial aumentou substancialmente, durante os últimos anos, dando assim, importância aos pequenos empreendimentos como gerador do desenvolvimento econômico em face de sua habilidade para inovar, diversificar e criar novos empregos. A conseqüência dos fatos comentados gera perante aos agentes de desenvolvimento, órgãos governamentais, universidades e institutos de treinamento, o desafio de promover o desenvolvimento de novos empreendimentos através da formação de uma cultura empreendedora.

ADMINISTRAÇÃO

A administração representa uma atividade que envolve as pessoas e os recursos disponíveis nas empresas com a intenção de se alcançar objetivos previamente traçados. Essa atividade demonstrará a sua eficiência e eficácia quando os objetivos e metas forem alcançados e os recursos desprendidos reduzidos.

A administração engloba fatores como planejamento, organização, liderança e controle, fatores fundamentais para que as empresas consigam se manter no mercado competitivo e globalizado. De acordo com Bateman e Snell essas atividades podem ser definidas assim:

Planejar é especificar os objetivos a serem atingidos antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. As atividades de planejamento incluem a análise da situação atual, a antecipação do futuro, a determinação de objetivos, a decisão sobre em que tipos de atividades a organização deverá se engajar, a escolha de estratégias corporativas e de negócios, e a determinação dos recursos necessários para atingir as metas da organização. [...] Organizar é reunir e coordenar os recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atingimento dos objetivos. As atividades incluem atrair pessoas para a organização, especificar responsabilidades por tarefas, agrupar tarefas em unidades de trabalho, ordem e alocar recursos e criar condições tais que as pessoas e as coisas trabalhem juntas para alcançar o máximo sucesso. [...] Se liderar é estimular as pessoas a serem grandes executores. É dirigir, motivar e comunicar-se com funcionários, individualmente e em direção ao atingimento dos objetivos de equipe e organizacionais. Liderar ocorre em equipes, departamentos, divisões e no topo da totalidade das organizações. [...] Quando os administradores implementam seus planos, sempre descobrem que as coisas não estão funcionando como foram planejadas. A função controlar assegura que os objetivos sejam atingidos. Ela pergunta e responde a questão: Nossos resultados estão consistentes com nossos objetivos? E faz ajustes quando necessários (BATEMAN; SNELL, 1998, p.28).

A partir desse entendimento, faz-se necessário que a administração seja desempenhada utilizando simultaneamente todas as funções que fundamentam sua estrutura e propiciam os resultados positivos esperados. Segundo Montana e Charnov (2003, p.110) os resultados podem ser obtidos a partir da “definição de metas; atribuição de responsabilidades; desenvolvimento de padrões de desempenho e avaliação de desempenho”.

É salutar observar que sempre existiram excelentes administradores, entretanto, a administração começou a ser estudada enquanto fonte imprescindível de conhecimento para uma vida saudável para a empresa, a partir do século XX. A força dessa nova visão foi impulsionada pela ascensão da industrialização, que transformou e delineou novas características ao mundo moderno.

A história da maneira correta de administrar com eficiência remonta o início do século XX, apresentando inusitadas áreas diferentes, para atender as diversificações, com prudência, do mercado moderno, que se apresente a cada novo dia, mais exigente e complexo, buscando assim, maior aprofundamento na ciência da administração, para aumentar o índice de eficiência e eficácia das estruturas organizacionais produtivas.

Os administradores desta nova ordem administrativa, não são apenas “donos de empresas ou de dinheiro”, são antes pessoas qualificadas humana e profissionalmente, que sabem coordenar todos os elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com