TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo SUJEITOS

Tese: Empreendedorismo SUJEITOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Tese  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DO EGRESSO DOS ALUNOS DAS DISCIPLINAS QUE ENVOLVAM EMPREENDEDORISMO

Apresentar um Short Paper - de no mínimo 1(uma) pagina completa e no máximo 2 (duas) páginas completas, o que você entendeu sobre este trabalho, abordado pelo Mestre em Administração - Célio L. Valcanaia, apresentado neste trabalho:

1) Como ele Caracterizou o perfil dos alunos egressos de 2004 a 2008, nas questões acadêmica, pessoal e profissional;

2) Quais foram as habilidades adquiridas nos cursos de graduação que fizeram a

disciplina empreendedorismo e tiveram influência na atuação profissional;

3) Apresentar quais foram a adoção deste conhecimento que motivou a geração de novos empreendimentos;

4) Na sua percepção como foi apresentado o modelo de avaliação de potencial para ser aplicado nos alunos durante a graduação, buscando identificar desde cedo as pessoas com características de empreendedor.

Dos 398 respondentes 96% exercem alguma atividade profissional, somente 4% estão desempregados metade da média nacional. Atuam como empreendedores cerca de 23,12% dos formados, praticamente o dobro quando comparado a media nacional. Cerca de 73% dos egressos de cursos de empreendedorismo têm algum emprego formar seja em pequenas, medias ou grandes empresa. O gênero masculino representa 63% dos egressos, completado por 37% do gênero feminino. Quando analisa-se quantos dos egressos que tornam-se empreendedores observa-se que os homens somam 70% dos empreendimentos, e as mulheres respondem pelos 30% restantes. Entre os cursos que proporcionalmente mais formam empreendedores estão: engenharia florestal (40%), engenharia de telecomunicações (30%), de administração (25,41%), turismo e laser (18,75%), ciências da computação (18,42%), sistemas de informação (14,86%).

Na disciplina de empreendedorismo são estudadas as atividades que compõem o plano de negócios que tem por objetivo reduzir os riscos e facilitar as tomadas de decisão quando se criam novos negócios. A pesquisa constatou que 65% dos entrevistados participaram ativamente dos processos de montagem do negócio onde atualmente atuam como empreendedores, destes 65% pelo menos 47% afirmaram que utilizaram-se da ferramenta Plano de negócios, habilidade esta adquirida através do estudo da disciplina no curso de graduação, a disciplina de empreendedorismo tem impacto nas atividades diárias dos empreendedores conforme mostrado na pesquisa a disciplina mostra um maior direcionamento para as atividades de criação de novos negócios do que para o intraempreendedorismo. . A pesquisa ainda possibilitou constatar que 35% dos egressos que se tornaram empreendedores tem 50% ou mais de capital social nos empreendimentos em que atuam, ou seja, tem uma participação considerável e importante nas organizações que dirigem ou que estão inseridos.

Quando perguntados aos empreendedores os motivos que os levaram a tornarem-se empreendedores apenas 2% afirmaram que o motivo foi necessidade, 38% aproveitaram uma oportunidade, 8% convites para tornarem-se sócios, 30% para atuarem em empreendimentos familiares e 22% por motivos diversos. A pesquisa revelou uma grande oportunidade de empreender nas organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com