TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Shumpeter

Seminário: Empreendedorismo Shumpeter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Seminário  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 4

Empreendedorismo tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar e é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população.

Shumpeter associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao aproveitamento de oportunidades em negócios. É a pessoa que faz novas combinações de elementos, introduzindo novos produtos ou processos, identificando novos mercados de exportação ou fontes de suprimentos, criando novos tipos de organização. Segundo o autor (1984, p. 35):

O empreendedor é o responsável pelo processo de destruição criativa, sendo o impulso fundamental que aciona e mantêm em marcha o motor capitalista, constantemente, criando novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados e, implacavelmente, sobrepondo-se aos antigos métodos eficientes e mais caros.

De forma genérica, empreendedorismo costuma ser definido como o processo pelo qual, indivíduos, iniciam e desenvolvem novos negócios.

A geração de negócios, ou seja, o empreendedorismo está diretamente ligado à prosperidade das nações, e a atividade empreendedora é o processo pelo qual se podem gerar mais riquezas.

Para Dornelas (2005) é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades, e a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso.

A palavra empreendedor é originária da francesa entrepeneur, que significa a pessoa que organiza, lidera, opera e assume riscos de uma atividade ou projeto.

Muitos estudos realizados sobre empreendedorismo, ainda não chegaram a um consenso a respeito da exata definição de empreendedor, a seguir alguns conceitos de empreendedor:

Para Filion (2000) “o empreendedor é alguém que imagina, desenvolve e realiza suas visões”.

“Empreendedores são pessoas que fazem diferença, realiza, que fazem acontecer, que desenvolvem sua capacidade de superar limites”. (TACHIZAWA e FARIA, 2004, p.26).

“São pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado”. (DORNELAS, 2005, p.19).

De acordo com a definição do SEBRAE (2010), empreendedor é o indivíduo que possui ou busca desenvolver uma atitude de inquietação, ousadia e pro atividade na relação com o mundo, condicionado por características pessoais, pela cultura e pelo ambiente, que favorece a interferência criativa e realizadora, no meio, em busca de ganhos econômicos e sociais.

Portanto, o empreendedor é dotado da sensibilidade em detectar tendências e nichos de mercado a serem explorados no ambiente econômico, são agentes que concebem inovações e organizam a atividade produtiva, impulsionando a economia.

O conceito de empreendedor não serve apenas para pessoas que quebram paradigmas, inovam ou revolucionam. Também se aplica a qualquer pessoa que assume riscos e tenta adicionar valor a um negócio, mesmo que já existente e conhecido.

Muitos estudos e pesquisas já foram feitos na tentativa de identificar as características de personalidade típicas dos empreendedores de sucesso. Tais estudos desenvolveram métodos de treinamento para que essas características sejam adquiridas e estimuladas. Entretanto, uma pessoa dificilmente reunirá todas as características detectadas. Todavia, a possibilidade de adquirir ou moldar um comportamento está aberto a todas as pessoas que desejam um melhor desempenho pessoal à frente de seu negócio.

Para Degen (1989) o empreendedor de sucesso é aquele que não se cansa de observar negócios, na constante procura de oportunidades, ou no caminho de casa, ou no trabalho, ou nas compras.

Bolson

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com