TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e plano de negócios

Projeto de pesquisa: Empreendedorismo e plano de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.450 Palavras (18 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução:

Empreendedorismo esta presente em toda a história econômica contemporânea. É hoje um fenômeno global, dadas as profundas mudanças nas relações internacionais entre países e empresas, no modo de produção, nos mercados de trabalho e na formação profissional.

O Brasil é apontado como um dos países mais empreendedores do mundo, mas há muito a melhorar no que se relaciona às condições de consolidação dos milhares de iniciativas de novas empresas. O empreendedor corporativo é um perfil cada vez mais procurado pelas empresas, nas quais um dos principais objetivos é a busca da eficiência. Investir na disseminação organizada do empreendedorismo será fator fundamental de progresso econômico e social e também fonte de geração de novos empregos.

Empreendedorismo e Plano de negocio

Raiz da palavra empreendedora remete-nos há 800 anos, com o verbo francês entreprendre, que significa “fazer algo”. Uma das primeiras definições da palavra “empreendedor” foi elaborada no início do século XIX pelo economista francês J.B. Say, como aquele que “transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento”. O termo “entrepreneur” foi incorporado à língua inglesa no início do século XIX.

Entre os economistas modernos, quem mais se debruçou sobre o tema foi Joseph Schumpeter, que teve grande influência sobre o desenvolvimento da teoria e prática do empreendedorismo. Em seus estudos, ele o descreve como a “máquina propulsora do desenvolvimento da economia. A inovação trazida pelo empreendedorismo permite ao sistema econômico renovar-se e progredir constantemente.” De acordo com Schumpeter, “sem inovação, não há empreendedores, sem investimentos empreendedores, não há retorno de capital e o capitalismo não se propulsiona.”

O que diferencia o empreendedor das outras pessoas é a maneira de como percebe a mudança e lida com as oportunidades tendo iniciativa para gerar um novo negócio, assumindo riscos calculados, criando sempre valor para a sociedade. Na verdade ninguém nasce empreendedor, a participação da família, a vivência com os amigos de escola, de trabalho, o relacionamento com a sociedade vai favorecendo o desenvolvimento de algumas características. Traços da personalidade, atitudes e comportamentos contribuem para alcançar o sucesso nos negócios. Mas a grande questão que se fazem é: quais as características dos empreendedores de sucesso? Existem algumas características divididas em 3 conjuntos, Conjunto de realização: busca de oportunidades; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; persistência e comprometimento. Conjunto de planejamento: busca de informações; estabelecimentos de metas; planejamento e monitoramento.Conjunto de poder: persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.

A preocupação em identificar as características e o perfil dos empreendedores de sucesso é para que possamos aprender e agir, adotando comportamentos e atitudes adequadas. Entretanto, vale dizer que ainda não se pode afirmar que uma pessoa dotada de tais características irá necessariamente alcançar o sucesso como empreendedor. O que se pode dizer é que as pessoas que apresentam essas características e aptidões mais comumente encontradas nos empreendedores, mais chance terá de ser bem sucedida.

Vamos detalhar as características do empreendedor:

Busca oportunidades e toma a iniciativa

- O empreendedor faz o que deve ser feito antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias.

- Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços.

- Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência.

Corre riscos calculados

- O empreendedor avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente.

- Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados.

- Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.

Exige qualidade e eficiência

- O empreendedor encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido, ou mais barato.

- Age de maneira a realizar ações, serviços e produtos que satisfaçam ou excedam padrões de excelência.

- Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo e que atenda a padrões de qualidade previamente combinados.

É persistente

- O empreendedor age diante de um obstáculo significativo.

- Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo.

- Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário para atingir metas e objetivos.

É comprometido

- O empreendedor faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa.

- Colabora com os empregados ou se coloca no lugar deles, se necessário, para terminar um trabalho.

- Se esmera em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo.

Características relativas ao planejamento:

Busca de informações

- O empreendedor dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes.

- Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço.

- Consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.

Estabelecimento de metas

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com