TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa familiar Sucos Fazenda São Pedro

Projeto de pesquisa: Empresa familiar Sucos Fazenda São Pedro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O objetivo deste trabalho é analisar o caso referente à empresa familiar “Sucos Fazenda São Pedro”, que passa por um momento de importante decisão: Crescer ou não Crescer, levada pelo sucesso de seu principal produto, o suco de laranja. O Senhor Oswaldo é o proprietário da fazenda e deve ser tomada uma decisão, tendo como divergências seus dois filhos, João e José. Os dois são profissionais qualificados, mas possuem opiniões diferentes quanto ao futuro empresarial da fazenda. Será apresentado neste trabalho uma analise do modelo organizacional da empresa e das propostas dos filhos do Sr. Oswaldo.

Desenvolvimento

A empresa familiar Sucos Fazenda São Pedro se caracteriza como tal por ser constituída a mais de duas gerações por membros de uma mesma família e por esse fato apresenta aspectos positivos e negativos. A empresa está sólida em sua região, mas tem a difícil missão de decidir se continua como está ou se busca novos horizontes, já que a concorrência é forte e pode em um curto prazo acabar entrando na região e com isso afetando os negócios da empresa.

No case estudado, o Sr. Oswaldo deve considerar que o projeto de cada filho pode trazer de beneficio para a empresa, de maneira que haja o menor número possível de riscos, ou minimizando-os ao máximo.

Percebendo as necessidades de cada estilo administrativo, os irmãos começaram a apresentar os planos de ação que julgavam importantes para que houvesse uma melhora tanto na imagem, como um avanço no reconhecimento de mercado, tendo alguns aspectos éticos implícitos em suas estratégias e argumentos, e com essas possibilidades expostas devem-se relacionar os benefícios e também os riscos, por tanto, considerando a possibilidade de assertividade das posições estratégicas de cada filho, está claro que:

 Na visão de João, filho mais novo do Sr. Oswaldo, formado em administração de empresas, a instituição teria um aumento na produção, melhorias técnicas no produto (suco de laranja), aumento no mercado de atuação, ampliação no atendimento aos clientes com novas instalações físicas, consequentemente maior retorno financeiro, aumento desnecessário no orçamento mensal com a contratação de novos funcionários e perdas no capital da empresa com a construção ou aquisição de novas instalações físicas.

 Com a estratégia de José, filho mais velho, com conhecimentos práticos na administração de uma fazenda, o projeto é não expandir o mercado, uma vez que no atual há garantia de venda, propõe melhoria no controle de produção, melhor utilização da matéria prima e diminuição no orçamento mensal com a demissão dos gerentes de vendas com salários muito altos e contratação de novos, com salários menores.

Portanto numa situação destas, estarem apostos para a mudança é crucial para melhor desempenhar as tarefas necessárias para o aprimoramento organizacional.

Numa situação onde é preciso decidir qual o caminho a seguir é necessário considerar o resultado em que a decisão irá lhe fornecer, sendo preciso analisar as situações com todas as possibilidades de retorno. No Texto em estudo, o Sr. Oswaldo deve considerar o que o projeto de cada filho pode trazer de benefício para a empresa, de maneira que haja o menor número possível de riscos. Ao analisar o modelo organizacional, aplicado na gestão da empresa, e comparando com as Teorias da Administração, vê-se que ela tem demonstrado dificuldades em fazer mudanças no estilo gerencial. Assim, busca-se entender as principais teorias administrativas que floresceram no século XX, a saber:

 A proposta de Taylor era diminuir qualquer perda de tempo na produção, passos cuidadosamente cronometrados, eliminar processos longos e inúteis.

 Ford aperfeiçoou a integração das etapas do processo de trabalho (através do deslocamento, por meio de esteiras, das partes dos trabalhos individuais) e a fixação de trabalhadores em seus designados postos de trabalho.

 Weber julgava a burocracia como o modo mais lógico, eficiente e racional de estruturar o trabalho.

 Fayol definiu que administrar é planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar e,

estabeleceu a importância da capacidade administrativa e propôs que o trabalho deveria ser rigidamente controlado, o poder centralizado; e a organização ideal seguiria o modelo militar: ordem, disciplina e hierarquia.

 O movimento das relações humanas, iniciado por Mayo, teve como objetivo correlacionar a luminosidade no ambiente de trabalho com a produção dos operários. No decorrer do estudo, muitas outras variáveis começaram a emergir como: fadiga, acidentes de trabalho, rotação do pessoal, porém o efeito das condições físicas de trabalho não impactou como o trabalho era organizado.

 Maslow propôs a primeira teoria motivacional, o ser humano como um organismo psicológico que busca satisfazer suas necessidades. Essa teoria sugeriu que as necessidades humanas precisavam ser preenchidas hierarquicamente: necessidades fisiológicas, sociais e psicológicas.

 Victor Vroom formulou a teoria das expectativas afirmando que as pessoas fazem aquilo que acreditam que devem e podem fazer, para atingir uma expectativa pessoal.

 Frederick Herzberg identificou dois fatores na motivação, chamados fatores motivadores e os fatores que evitam a insatisfação.

 McClelland classificou os fatores motivacionais em três categorias: realização, poder e afiliação.

 Drucker criou um processo de estabelecimento de objetivos e metas entre supervisor e subordinado.

 Peter Senge publicou sua visão de uma “organização de aprendizagem”. Na organização que aprende pressupõem um achatamento nas estruturas hierárquicas e alta flexibilidade.

 E Robbins defende que a organização orgânica é aberta, adaptável, flexível, achatada e utiliza equipes inter-funcionais. (BERJANO, et. al.,2005)

Os dois filhos do Sr. Oswaldo tem características da forma de administrar diferentes, pois ao mesmo tempo em que José prefere manter-se longe de mudanças significativas, João é aventureiro e gosta de arriscar-se em novos mercados visando a expansão da empresa.

O filho João, tem melhor visão estratégica e apresenta um plano de crescimento audacioso para a empresa: tem o desejo de expandir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com