TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucos Fazenda são Pedro

Monografias: Sucos Fazenda são Pedro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Tendo em vista a difícil tomada de decisão no caso referente à tradicional empresa familiar "Sucos Fazenda São Pedro" que se encontra em uma encruzilhada de ideias: crescer ou não crescer, expandir as fronteiras comerciais para além dos seus limites de atuação como propõe João ou apenas aplicar algumas melhorias, reduzir custos, diminuir o numero de empregados e continuar em “berço esplêndido” como defende José. O Senhor Oswaldo é o proprietário da fazenda e deve tomar uma decisão que tem como pontos divergentes seus dois filhos. Os dois são profissionais qualificados, mas tem opiniões opostas quanto ao futuro empresarial da fazenda. João não vê problema em assumir riscos nos negócios, mas José está retraído por não ter certeza de que investir em crescimento será a melhor saída para a empresa.

Apresenta-se, portanto, uma análise sobre as propostas de João e José em seus aspectos positivos e negativos e fazem-se comentários a fim de influenciar nas decisões a serem tomadas pelo atual proprietário da fazenda. Considerando o caso estudado, é de total relevância o cuidado com as considerações e participações de todos os envolvidos nos caminhos a seguir, e principalmente na tomada de decisão da presidência da organização, logo, este, mostrará com clareza e objetividade as reflexões e/ou passos a serem adotados para um desfecho favorável aos envolvidos não só pela contribuição através de cada plano de ação, mas, pela rentabilidade da instituição e automaticamente das partes envolvidas.

DESENVOLVIMENTO

Considerando as duas possibilidades expostas, deve-se partir do princípio que toda mudança requer um risco, já que tanto para permanecer como pioneira no mercado da região, como para expandir e integrar-se em novas áreas, terá que haver melhorias e mudanças. Na situação onde é necessário decidir qual caminho seguir, é preciso analisar detalhadamente todas as chances de retorno, para assim tentar minimizar o problema o máximo possível, verificando os pontos positivos e negativos para o futuro da empresa, fazendo um diagnóstico organizacional, para também verificar o ambiente interno, como as fraquezas e forças da fazenda e externo, como oportunidades e ameaças, avaliando que as empresas que mais podem sobreviver ao mercado são as que melhores respondem às mudanças. Levando em consideração a visibilidade de melhoria comercial do produto e maior rentabilidade para a empresa.

A Fazenda São Pedro é uma tradicional empresa familiar e se caracteriza como tal por ser constituída há mais de duas gerações por membros de uma mesma família e por esse fato apresenta aspectos positivos e negativos. Dentre os positivos podemos citar: funcionários interessados e comprometidos com o desenvolvimento da empresa, a boa imagem que a marca SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO tem na região de Ribeirão Preto, sistema de decisões rápidas e quanto aos pontos negativos destaca-se a falta de planejamento a médio e longo prazo e a falta de preparação profissional.

Felizmente, dos pontos negativos apontados, a empresa Fazenda São Pedro tenta buscar alternativas que visam o crescimento da empresa já que os dois filhos do Senhor Oswaldo (atual administrador) tiveram ótima formação em Administração de Empresas e que ocupam respectivamente cargos na área financeira e comercial. Quanto à falta de planejamento a médio e longo prazo, parece-nos que também não faltam intenções de mudanças. Muito tem se falado sobre as novas tendências da economia mundial e da necessidade de uma nova postura por parte das organizações diante de um mundo globalizado e em constante mudança, onde as organizações são influenciadas por diversos fatores e é necessário que se monitore e se adapte as exigências impostas pelo mercado para garantir sua sobrevivência no longo prazo.

Os dois filhos do Senhor Oswaldo têm características diferentes, pois ao mesmo tempo em que José prefere manter-se longe de mudanças significativas sendo bastante cauteloso, João é aventureiro e gosta de arriscar-se em novos mercados visando à expansão da empresa ate mesmo porque já conhece o ambiente comercial de outras regiões como a grande São Paulo.

Observando as ideias dos dois irmãos João tem melhor visão estratégica já que apresenta um plano de crescimento audacioso para a empresa mesmo que isso custe à perda de identidade de empresa familiar: deseja expandir a área de abrangência do produto, contatar distribuidores locais para fazer entregas nas residências, desenvolver o marketing comercial em diversos meios de comunicação, abrir um escritório em São Paulo com a contratação de novos funcionários gerenciais, aumento de máquinas e de funcionários, terceirização da produção em um local mais próximo de onde será comercializado e mudanças na embalagem e na composição do suco. Há de se concordar com João, pois o mercado atualiza-se constantemente e se manter nos limites que a empresa esta atuando pode se correr o risco de ser engolido por grandes empresas que estão investindo pesado nesse mercado.

Por outro lado, José sugere que não se invista em mudanças que são incertas e propõe que haja somente compra de máquinas novas em substituição às antigas, o que traria melhor aproveitamento de matéria-prima, menos desperdício e necessidade de menos funcionários. Acredita também que para reduzir custos deveriam ser demitidos os gerentes de vendas com salários muito altos e contratação de novos, com salários inferiores.

A função do senhor Oswaldo é, mais uma vez, de intermediar a relação entre os dois filhos e o de analisar as duas propostas verificando seus pontos positivos e negativos para o futuro da empresa. Considerando as duas propostas acima e a história de sucesso da Fazenda São Pedro além da afirmação de que o canal de venda dos sucos é o varejo (ou seja, depende da demanda do local) e que pra aumentar a demanda é preciso expandir o produto para outras áreas, convém destacar que a única maneira da mesma crescer ou até mesmo de manter-se como pioneira em vendas na região de Ribeirão Preto é investindo em novos mercados, porém há diversos pontos nas duas propostas que precisam ser discutidos. Além disso, convém elucidar que antes de tomar qualquer decisão quanto ao futuro da empresa o Senhor Oswaldo deverá fazer um diagnóstico organizacional, por meio do qual ele poderá avaliar o ambiente externo e interno, a estratégia empresarial, a estrutura organizacional, a cultura e os possíveis resultados da empresa, ou seja, suas condições financeiras atuais para a expansão. Já se sabe que a empresa dispõe de recursos financeiros para tal expansão.

Quanto à cultura, segundo o filho João, através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com