TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista de cenário com um candidato para o cargo

Tese: Entrevista de cenário com um candidato para o cargo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

Roteiro de entrevista com o candidato ao cargo

Quando o candidato chegar deixe-o confortável, apresentando uma atitude amigável e profissional.

Deixe o candidato saber que você está contente por ele ter vindo e que você reservou um tempo ininterrupto suficiente para realizar a entrevista.

Você pode começar a entrevista com uma conversa sobre passatempos, interesses, etc., caso se sinta à vontade para fazer isso e esteja confiante de que pode evitar perguntas pessoais que possam ser consideradas discriminatórias. Ou, então, faça simplesmente uma das seguintes perguntas:

– Como você se interessou por nossa organização?

– Como você ficou sabendo da vaga?

Dependendo da resposta, apresente uma síntese do que planejou.

– Antes de começarmos, vou apresentar o que iremos abordar hoje.

Quero verificar suas qualificações e experiências para que eu possa decidir se o cargo é adequado aos seus talentos e interesses.

Então, gostaria de ouvir sobre seu trabalho, formação, interesses,atividades extras e tudo mais que você queira me contar.

Depois disso, darei informações sobre a nossa organização e o cargo e responderei quaisquer perguntas que você possa ter.

Experiência profissional

Uma discussão sobre a experiência profissional deve variar bastante com base, em parte,em quanto tempo o candidato esteve empregado.

Perguntas apropriadas a um recém-formado não faria o menor sentido ao entrevistar um profissional com 15 anos de experiência.

Para um candidato com experiência considerável, um ponto de partida razoável seria uma discussão sobre o cargo mais recente.

Além de se concentrar nos cargos, talvez seja útil também discutir porque o candidato trocou de empregos no passado, a duração de cada emprego anterior, lacunas cronológicas nos empregos, etc.

O seguinte roteiro pode ser apropriado para entrevistar alguém que não tenha trabalhado por muito tempo.

– Um bom ponto de partida seria sua experiência profissional.

– Estou interessado em saber quais foram seus cargos, seus deveres e

responsabilidades, do que você gostava ou não e a experiência que obteve de tais cargos.

– Vamos começar com uma breve descrição de suas experiências profissionais, aquelas que você teve como estágios de meio-período durante a faculdade ou durante o verão e,em seguida, nos concentraremos mais detalhadamente em seus cargos mais recentes.

– Do que você se lembra sobre seu primeiro emprego?

Selecione perguntas de acompanhamento para cada emprego e avance cronologicamente.

É sugerido que você avance cronologicamente porque assim o fluxo de conversa é mais natural e você pode ver o surgimento de padrões comportamentais

Suas perguntas de acompanhamento devem despertar exemplos específicos de comportamento, não respostas gerais ou hipotéticas.

Não pergunte “você é confiável?”porque provavelmente tudo o que terá como resposta será um “sim”.

Em vez disso, diga: “conte-me sobre um dia que você chegou ao trabalho no horário,apenas por causa de um esforço extra".

A pergunta está focada em exemplos específicos de comportamento. Similarmente, em vez de perguntar,

“você é organizado?”, diga:“conte-me sobre uma ocasião em que suas habilidades de organização ajudaram a concretizar um projeto com êxito” ou “como você organizava seu serviço no seu último cargo?

Como você lida com imprevistos?”.

Faça perguntas claras e específicas, uma por vez, e deixe o candidato respondê-las sem ser interrompido. Evite falar em cada trégua durante a conversa; espere para ver se o candidato o fará.

Evite dar dicas verbais ou físicas ao candidato sobre como você considera suas respostas; permaneça neutro.

Para orientar o candidato sem revelar o que você está pensando, tente usar as próprias palavras dele. Se o candidato disser, "gosto de trabalhar de forma independente", você poderá responder: "de forma independente?" É claro que você também pode aproveitar a oportunidade para solicitar ao candidato um exemplo de como ele trabalhou de maneira independente.

Após concluir a discussão sobre a experiência profissional do candidato, avance para o assunto educacional.

Formação

Assim como no caso do trecho da entrevista sobre a experiência profissional, a discussão sobre a formação deve ser adaptada ao nível de formação do candidato. O modelo de entrevista a seguir pode ser apropriado para um candidato mais jovem que sempre esteve estudando. Ao realizar uma entrevista para uma vaga de profissional, o foco deverá mudar para a educação voltada à profissão.

"Você me deu uma boa análise da sua experiência profissional; agora vamos conversar sobre sua formação. Por que não começamos com um breve resumo da sua formação escolar e depois veremos sua graduação mais recente e outros cursos de treinamento ou especialização que você teve. Estou interessado nos assuntos de sua preferência, em suas notas, atividades extracurriculares e qualquer outra coisa importante."

– Como era o ensino médio para você?

"Selecione questões de acompanhamento específicas à experiência de ensino e avance cronologicamente. Não aceite necessariamente respostas sem maior análise. A cronologia revela padrões. Junte as informações e os padrões comportamentais do que lhe for dito e analise-os em termos das habilidades de desempenho que você determinou como necessárias antes do início da entrevista.

Atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com