TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de entrevista com o candidato ao cargo

Artigo: Roteiro de entrevista com o candidato ao cargo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  Artigo  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  940 Visualizações

Página 1 de 3

Roteiro de entrevista com o candidato ao cargo

Quando o candidato chegar deixe-o confortável, apresentando uma atitude amigável e profissional. Deixe o candidato saber que você está contente por ele ter vindo e que você reservou um tempo ininterrupto suficiente para realizar a entrevista. Você pode começar a entrevista com uma conversa sobre passatempos, interesses, etc., caso se sinta à vontade para fazer isso e esteja confiante de que pode evitar perguntas pessoais que possam ser consideradas discriminatórias. Ou, então, faça simplesmente uma das seguintes perguntas:

– Como você se interessou por nossa organização?

– Como você ficou sabendo da vaga?

Dependendo da resposta, apresente uma síntese do que planejou.

– Antes de começarmos, vou apresentar o que iremos abordar hoje. Quero verificar suas qualificações e experiências para que eu possa decidir se o cargo é adequado aos seus talentos e interesses. Então, gostaria de ouvir sobre seu trabalho, formação, interesses, atividades extras e tudo mais que você queira me contar. Depois disso, darei informações sobre a nossa organização e o cargo e responderei quaisquer perguntas que você possa ter.

Experiência profissional

Uma discussão sobre a experiência profissional deve variar bastante com base, em parte, em quanto tempo o candidato esteve empregado. Perguntas apropriadas a um recémformado não faria o menor sentido ao entrevistar um profissional com 15 anos de experiência. Para um candidato com experiência considerável, um ponto de partida razoável seria uma discussão sobre o cargo mais recente. Além de se concentrar nos cargos, talvez seja útil também discutir porque o candidato trocou de empregos no passado, a duração de cada emprego anterior, lacunas cronológicas nos empregos, etc. O seguinte roteiro pode ser apropriado para entrevistar alguém que não tenha trabalhado por muito tempo.

– Um bom ponto de partida seria sua experiência profissional.

– Estou interessado em saber quais foram seus cargos, seus deveres e responsabilidades, do que você gostava ou não e a experiência que obteve de tais cargos.

– Vamos começar com uma breve descrição de suas experiências profissionais, aquelas que você teve como estágios de meio-período durante a faculdade ou durante o verão e, em seguida, nos concentraremos mais detalhadamente em seus cargos mais recentes.

– Do que você se lembra sobre seu primeiro emprego?

Selecione perguntas de acompanhamento para cada emprego e avance cronologicamente. É sugerido que você avance cronologicamente porque assim o fluxo de conversa é mais natural e você pode ver o surgimento de padrões comportamentais. Suas perguntas de acompanhamento devem despertar exemplos específicos de comportamento, não respostas gerais ou hipotéticas. Não pergunte “você é confiável?” porque provavelmente tudo o que terá como resposta será um “sim”.

Em vez disso, diga: “conte-me sobre um dia que você chegou ao trabalho no horário, apenas por causa de um esforço extra".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com