TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estacionamento

Projeto de pesquisa: Estacionamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.032 Palavras (13 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 13

1. Resumo

O Estacionamento Bittencourt será implantado na Rua Dr. Lucio Malta (ao lado do Promovale), onde se concentra um maior fluxo de automóveis da cidade.

O projeto tem como objetivo facilitar o cotidiano das pessoas, que contarão com um ótimo espaço interno no qual será aplicado em dois andares, sendo eles:

• Térreo: Com prioridade às pessoas idosas, com limitações físicas, gestantes, motociclistas e ciclistas.

• 1º Andar: Será destinado ao público rotativo e os mensalistas.

Nossos clientes poderão contar com iluminação, asfalto, cancelas, placas sinalizadoras, e seguro. Pensando na segurança de nossos clientes, implantaremos saídas de emergenciais pelo prédio de fácil acesso para o lado externo, monitoramento por câmeras de segurança.

Em relação com área administrativa, contaremos com:

• Relógio-datador (onde registra os horários de entrada/sida dos veículos);

• Caixa registradora, computadores, telefone;

• Móveis e materiais de escritório;

2. O Serviço

2.1. Estacionamento Convencional:

Simples e fácil, o serviço conta com o horário comercial de atendimento e disponibiliza vagas para mensalistas e avulsos de segunda a sábado.

2.2. Convênio com Empresas:

O convênio é um serviço que visa atender as empresas da região, disponibilizando o local (com limitações contratuais) para prática de estacionamento.

Pensando nisso, contamos com a parceria de lojas próximas ao nosso estabelecimento, como Magazine Luiza, Banco Itaú, Ponto Frio, entre outros lojistas.

2.3. Características:

Está cada vez mais difícil encontrar vagas disponíveis para estacionar os veículos que seja no centro e até mesmo com segurança. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, houve um aumento de frota de veículos entre 2011 e 2012, como podemos ver a seguir:

Descrição 2011 2012

Automóveis 68.210 72.285

Motocicletas 16.909 17.770

Outros 1.867 2.043

Tabela 1: Frota Veículos. Fonte: IBGE

Atualmente Jacareí registra frota de 110 mil veículos. Com base nessa informação, a principal característica do Estacionamento Bittencourt, é abranger o fluxo intenso da cidade de Jacareí, onde estão passando atualmente por uma situação drástica de excesso de veículos.

2.4. Diferencial Tecnológico:

Meu bisavô andava a cavalo, mas não chegava nem perto de um trem. Meu avô andava de trem, mas tinha medo de automóveis. Meu pai andava de carro, mas tinha medo de andar de avião. Eu adoro voar, mas tenho medo de andar a cavalo. (OLIVEIRA, 1996.p.97)

A empresa adaptará de acordo com a tecnologia existente no mercado associado com a necessidade da própria empresa. Como diferencial tecnológico, ofereceremos nossos serviços com total segurança, a qual poderá ser identificada pelos nossos clientes por meio do nosso monitoramento por câmeras, cancelas automáticas, além da emissão de tickets com data e horário de entrada de todos os veículos, aumentando assim a confiabilidade de nosso estabelecimento.

3. O Mercado:

A sociedade hoje em dia busca uma forma de deslocamento melhor e mais eficiente para atender suas necessidades. O uso de transportes tornou-se então popular e acessível ao público.

Com base nessa ideia, realizamos uma pesquisa de mercado na cidade de Jacareí para identificar as regiões com maior necessidade de estacionamentos com qualidade. Encontramos na rua Dr. Lúcio Malta essa necessidade, pois os poucos estacionamentos localizados ali, não abrangem a grande quantidade de veículos na região.

A concorrência nesse setor é grande. Entretanto a qualidade e a organização são pontos com maior carência. Pensando em melhorias para nossa cidade, implantaremos o Estacionamento Bittencourt, que tem como missão ser referencia de qualidade em atendimento.

3.1. Clientes:

São clientes de um estacionamento, pessoas, proprietárias de veículos ou bicicletas que necessitam estacioná-los. Há também empresas como restaurantes, escritórios, farmácias, bancos e lojistas, que não possuem estacionamento próprio e alugam um determinado número de vagas para o conforto dos seus clientes. No entanto, para ganhar projeção no mercado nós devemos lançar um olhar crítico sobre o futuro do nosso negócio, analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir a os pontos a melhorar. Começamos identificando segmentos específicos para levantar informações por meio do questionário realizado, para traçar o perfil dos futuros clientes.

Atenderemos todas as classes ABC focando no B.

3.2. Concorrentes:

Realizamos uma pesquisa de mercado na região para identificar nossos concorrentes, e avaliar melhor localização, seus preços e a organização de seus ambientes.

3.2 .1. Concorrentes Diretos:

• My Park

Imagem 1: My Park. Fonte: Próprio Grupo

• Estacionamento Lucio Malta

Imagem 2: Lúcio Malta. Fonte: Próprio Grupo

3.2 .2. Concorrentes Indiretos:

• Estacionamento Maranello

Imagem 3: Estacionamento Maranello. Fonte: Próprio Grupo.

• Estacionamento Rua Frederico Ozanann

Imagem 4: Estacionamento Frederico Ozanann. Fonte: Próprio Grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com