TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Corporativa

Artigos Científicos: Estrategia Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2014  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  4.288 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

1. Explique a diferença entre estratégia corporativa, estratégia do negócio e estratégia funcional. Ilustre, usando a Disney Corporation.

A estratégia corporativa visa orientar e conduzir a corporação em seu ambiente global, econômico, político e social, ou seja, constitui-se da definição do mercado em que a empresa irá atuar. A estratégia de negócio estabelece a missão e objetivos individuais, bem como definir como pretende competir em seus mercados, pode-se dizer que é focada basicamente em como competir no mercado escolhido. Cada unidade de negócio na corporação precisará elaborar sua própria estratégia de negócio, pois orienta o negócio em um ambiente em que consiste em seus consumidores, mercados e concorrentes. Já a estratégia funcional é composta pelo conjunto de programas de ação adotados em diversas áreas para a obtenção dos resultados esperados pela empresa, ou seja, conduz suas ações no âmbito de negócio.

2. Descreva o que você acha que é a estratégia de negócio para sua universidade (você pode querer checar essa resposta). Descreva o que você pensa serem as estratégias de algumas microoperações, como biblioteca, restaurante, diretório estudantil e manutenção dos campi. Você pode querer comparar seus pontos de vista com os dos gerentes de algumas dessas operações.

Na universidade nota-se que a estratégia de negócio é oferecer um ensino de qualidade, em que a melhor formação dos seus alunos será motivo de criação de respaldo da organização dentro do mercado onde ela atua, e um atrativo a mais para outros estudantes que caso serão clientes, essa parte tem bastante importância, pois destaca o modo como as pessoas vêm a instituição. A universidade procura oferecer estrutura e condições da melhor forma possível para seus alunos, para que eles possam desenvolver-se no decorrer do curso.

3. Ilustre como as quatro perspectivas poderiam operar em uma organização “não lucrativa”, como uma instituição de caridade que fornece acomodação em albergues e outros serviços de bem-estar a indigentes.

Isso ocorre por causa da conscientização e parceiras que a instituição possui, onde as quatro perspectivas estão incluídas na estratégia de operações. Na perspectiva top-down é o reflexo do que o grupo ou negócio todo deseja fazer, é o serviço que a instituição busca oferecer aos indigentes. A perspectiva bottom-up visa o que a experiência diária sugere que as operações deveriam fazer, então será a forma que os serviços prestados a esses indigentes. A perspectiva dos recursos de operações é o que os de operações podem fazer, no caso, o que a instituição pode oferecer aos indigentes. E por fim, a perspectiva das exigências do mercado, ou seja, o que o posicionamento de mercado requer que as operações façam, seria o que a instituição pode proporcionar as pessoas que frequentam seus albergues.

4. Explique como uma filial de uma grande cadeia de supermercado pode:

a. contribuir diretamente com os objetivos estratégicos de toda a empresa;

b. ajudar outras partes da empresa a contribuir.

Como a filial é parte de um grupo, consequentemente ela tem conhecimento da filosofia de trabalho dessa grande cadeia de supermercado e da atuação para contribuir com os objetivos estratégicos de toda a empresa. Suponha que a empresa tem como objetivos de negócio, oferecer produtos de qualidade, com preços acessíveis à população, variedade e novidade, então a filial deverá atuar dentro desses mesmos padrões. A filial poderá contribuir com outra parte da empresa ao divulgar as estratégias funcionais adotadas que obtiveram mais êxito para atingir os objetivos finais.

5. Considere o exemplo de uma prisão e descreva as necessidades especificas dos diferentes grupos de clientes (prisioneiros, sociedade e vítimas). Para cada cliente, identifique o que você pensa que serão os objetivos de desempenho das operações-chaves e discuta os conflitos entre eles.

Como esse tipo de organização tem clientes distintos, deve oferecer satisfações e serviços também distintos a cada especificidade de cliente. No caso dos prisioneiros que têm necessidade de exercitar-se, alimentar-se, direitos de atendimento a saúde, apoio psicológico, processo de re-socialização, estrutura de saneamento nas celas, acomodações de descanso, visita de parentes e visita íntima. A sociedade e as vítimas esperam basicamente a garantia que os prisioneiros permanecerão trancados (segurança). Ao falar de estrutura, os prisioneiros esperam condições de acomodação, já a sociedade e as vítimas esperam que a estrutura ofereça segurança, já que os prisioneiros oferecem perigo as suas vidas. Em outros seguimentos de direito e necessidade do prisioneiro, geram conflitos e indignação por parte da sociedade e vítimas, já que, grande parte da população não tem condições básicas de atendimento no serviço público. Por exemplo, um preso pode ter melhores condições de assistência médica do que grande parte da população, fazendo assim com que gere uma grande revolta. Logicamente esses fatores têm essa característica devido a inúmeros precedentes de descaso e contradições da política e sistema judiciário.

6. Identifique o que você pensa que podem ser objetivos ganhadores de pedidos, qualificadores e menos importantes para uma loja de música que vende discos, fitas e CD’s. Discuta como a organização pode mudar sua operação, focalizando os objetivos menos importantes para ter uma vantagem no mercado.

O mercado tem vários seguimentos, e que na atualidade os CD’s estão sendo mais utilizados, deverá então ser o produto com estratégia mais complexa, já que deverá haver uma maior diversidade de títulos disponíveis. Como existem muitos colecionadores e de vinil, torna-se imprescindível à oferta desse tipo de produto, como também aparelhos que executam esse tipo de mídia. Os discos mais antigos se tornam verdadeiras relíquias a cada dia, haverá então a necessidade de um foco nos títulos e ritmos mais procurados, a montagem de um sistema de gravação do vinil em CD para que o original seja preservado.

7. Leia o boxe sobre a Kwik-Fit na primeira parte deste capítulo:

a. Quais são as principais áreas de decisão estruturais e infraestruturas que podiam constituir uma estratégia de produção para a Kwik- Fit?

A decisão estrutural seria: a estratégia de tecnologia, pois os consumidores querem confiar no diagnostico oferecido pela oficina e a maior rapidez quando for solucionado o problema, a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com