TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia corporativa

Resenha: Estratégia corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Resenha  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

Estratégia Empresarial

O noção de estratégia surgiu a 2,500 atrás, pelo estrategista chinês Sun Tzu, que afirmava que “todos os homens podem ver as tácticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”.

As organizações vêm enfrentando ambientes muito competitivos, em função das constantes transformações no mercado interno e externo. Assim, adotar uma estratégia que venha ao encontro dos objetivos pré-estabelecidos, faz-se quesito imprescindível para o seu cumprimento.

A estratégia empresarial é o conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de conduzir e orientar o comportamento global da empreza no longo prazo,em relação ao seu ambiente externo.

O pensamento estratégico tem evoluído com as tendências do meio envolvente e com a própria natureza das organizações. Ao longo dos tempos este acompanhamento das tendências do meio envolvente permitiu o aparecimento de novos negócios, novas oportunidades comerciais e novas formas de competição.

Estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial e encontra-se abundantemente presente quer na literatura da especialidade, quer nos textos mais comuns. Os gestores tem apenas por função definir ou redefinir estratégias e implantá-las nas organizações.

As principais características da estratégias empresarial são: ser baseada nos resultados da análise do meio envolvente e da análise da empresa; criar vantagem competitiva; ser viável e compatível com os recursos da empresa; promover o envolvimento e compromisso das pessoas envolvidas; obedecer aos princípios/valores da empresa; ser criativa e inovadora.

A partir da década de 70, Mintzberg,Anlstrand e Lampel, desenvolveram-se dez escolas do pensamento estratégico.Cada escola tende a visualizar a estratégia de um prisma diferente.

Elas foram divididas assim:

A Escola de Planejamento: a estratégia como um processo formal.

A Escola do design: a estratégia como um processo de concepção.

A Escola de Posicionamento: a estratégia como um processo analítico.

A Escola Empreendedora: a estratégia como um processo visionário.

A Escola Cognitiva: a estratégia como um processo mental.

A Escola do Aprendizado: a estratégia como um processo emergente.

A Escola do Poder: a estratégia como um processo de negociação.

A Escola Cultural: a estratégia como um processo coletivo.

A Escola Ambiental: a estratégia como um processo reativo.

A Escola da Configuração: a estratégia como um processo de transformação.

A estratégia empresarial é composta por três componentes básicos:Ambiente(oportunidades vizualizadas no ambiente de tarefa),Empresa(organização,sua missão e visão de futuro)e Adequadação entre ambos(postura que a empresa deverá adotar para compatibilizar seus recursos,competências,potencialidade e limitações).

É importante a definição de uma estratégia bem fundamentada, já que, o aumento da concorrência exige das organizações o estabelecimento de caminhos claros a serem seguidos.Ter uma estratégia é uma necessidade e não um luxo, principalmente por conta da queda das barreiras ao comércio internacional.

As empresas líderes de mercado utilizam o gerenciamento do tempo como

uma poderosa fonte de vantagem competitiva.

“As empresas conseguem vantagem competitiva ao conceber novas maneiras de realizar atividades, empregando novos procedimentos, novas tecnologias ou diferentes insumos” (PORTER).

Existem dez paradigmas utilizados pelas empresas,para considerar um conjunto de tendências que estão mudando o seu entorno.São elas:globalização,complexidade,dinamismo,turbulência,aceleraçã,racionalização,conectividade,convergência,efemerização,consolidação.

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.

O planejamento pode ser dividido em três níveis: Planejamento estratégico; Planejamento táctico; Planejamento operacional.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com